Do incômodo com o frio ao Cebolinha do gibi: relembre 11 momentos de Everton no Grêmio

Redação do ge recupera caminhada do agora atacante do Benfica desde sua chegada a Porto Alegre


Fonte: Globoesporte.com

Do incômodo com o frio ao Cebolinha do gibi: relembre 11 momentos de Everton no Grêmio
Foto: Beto Azambuja
O Grêmio anunciou oficialmente a venda e Everton para o Benfica na sexta-feira. Mas ainda é pouco tempo para o torcedor digerir a saída de um dos principais ídolos após tanto tempo. Para reviver a história do atacante antes de entrar em campo definitivamente como "encarnado", o ge reconta a história do Cebolinha em Porto Alegre.



LEIA TAMBÉM: Grêmio vê Robinho como "coringa" e não define posição para aproveitamento


"A ficha demora a cair um pouco por tudo que vivi no Grêmio, nesta cidade. Foi em Porto Alegre que meu filho nasceu. Deixo raízes. Fico feliz por realizar um sonho que sempre almejei na carreira, mas triste por deixar um clube como esse, que me acolheu muito bem" (Everton)



Chegada ao Grêmio

Everton foi indicado ao Grêmio pelo ex-atleta Jorge Veras, que foi técnico do sub-17 do Fortaleza. Observado na Copa São Paulo e na Copa Carpina, o atacante chegou inicialmente por empréstimo em 2013 e foi comprado pelo Tricolor por R$ 300 mil. Não gostava, na época, do frio gaúcho.

- No início, era muito tímido, tinha algumas dificuldades de se adaptar ao clima frio da cidade. Mas todos os profissionais do clube e da base depositavam muita esperança na capacidade dele e tiveram um trabalho árduo para conversar e fazer o atleta entender toda a situação. Hoje, tenho muito orgulho de ver o jogador que o Everton se tornou - lembra o ex-executivo Rui Costa.

Estreia

Everton subiu rapidamente no Grêmio. Durante 2013, seu nome já era falado pelo responsável pela base, Júnior Chávare. No ano seguinte, o atacante estava no grupo.

A estreia ocorreu em 2014 com o time B do Grêmio, enquanto a equipe de Enderson Moreira se preparava para a Libertadores daquela temporada. A derrota para o São José foi o primeiro jogo. No seguinte, Everton balançou as redes na vitória sobre o Lajeadense no Estadual. Logo virou presença permanente no grupo principal.

Em 2014, o Everton começa a ter as primeiras chances na equipe profissional, se firmando na equipe principal logo no ano seguinte - completa Rui Costa.

Apelido

Foi a partir daí que Everton recebeu o apelido hoje tão reconhecido mundo afora - tem até versão em inglês. O lateral-direito Pará, atualmente no Santos, foi quem identificou a semelhança do corte de cabelo com o personagem da Turma da Mônica. O atacante lembrou a história durante a Copa América.

Óbvio que eu não gostava, mas é assim que apelido pega. Mas já me acostumei, até os adversários estão me chamando assim. O professor Renato chama às vezes, dá uma confundida na cabeça dele, não sabe se chama Everton ou Cebolinha (risos) — explicou Everton ao ge em 2018.

Aceita que dói menos
Entre 2015 e 2016, Everton vivia um revezamento com Pedro Rocha no time titular. Ambos tiveram sequência e recebiam atenção do então técnico Roger Machado em suas evoluções. Era julho quando o treinador revelou uma conversa que ficou marcada para o Cebolinha por conta de uma frase de efeito.

No tempo que o Everton errou muito, chamei para uma conversa e disse: "Aceita que dói menos. Tu és titular do meu time. Tu estás querendo se sabotar. Precisa deixar de ser expectativa e que volte a ser realidade". Espero que isso tenha tirado o peso dele, sem as amarras que acabam atrapalhando - confessou Roger Machado

Gols decisivos

O ano de 2016 foi também de uma importância maior para o jogador dentro do elenco. Everton fez o gol da classificação em um mata-mata pesado contra o Palmeiras.

Depois de vencer por 2 a 1 na Arena, o Tricolor estava sendo eliminado na Arena do Verdão. Cebolinha, então, recebeu na área, cortou para sua potente perna direita e deu a classificação para o Tricolor.

Alguns jogos depois, Everton ainda faria o terceiro gol no 3 a 1 sobre o Atlético-MG, em pleno Mineirão, na decisão da Copa do Brasil. O Grêmio confirmou o título em Porto Alegre e acabou com o jejum de 15 anos.

Três gols na Chape

Everton aumentou seu faro goleador em 2017. Desde então, só aumenta o número a cada temporada. Naquele ano, também fez pela única vez com a camisa do Grêmio três gols em uma partida. E em pouco mais de 20 minutos.

Confesso que estava devendo. Agora espero dar continuidade ao meu trabalho. Eu via que algo não vinha dando certo. Posso ter deixado a peteca cair, ter relaxado um pouco. Mas procurei focar e trabalhar firme, sabia que tinha potencial e qualidade para fazer aquilo acontecer — disse em entrevista ao ge.

Gol no Mundial

O ano seguinte veio com a conquista da Libertadores, embora Everton não tenha marcado nenhum gol na campanha do título. Mas 2017 acabou com uma emoção especial para o Cebolinha. Na disputa do Mundial, o Grêmio passava apuros na semifinal contra o Pachuca.

Everton, então, apareceu na prorrogação. Cortez cobrou lateral rapidamente para o camisa 11, que fintou dentro da área e acertou o ângulo dos mexicanos. Tornou-se, assim, o outro jogador gremista a balançar as redes no Mundial, ao lado de Renato Gaúcho.

Seleção Brasileira

O gol no Mundial parece ter desabrochado Everton. Os gols passaram a sair com mais facilidade e também com uma plasticidade chamativa. A ponto de, em 2018, o técnico Tite prestar atenção. Foi convocado para os amistosos com Estados Unidos e El Salvador. Agradou ao treinador da Seleção e esteve na lista a Copa Amérca de 2019.

Nesse momento, Everton deixou de ser um fenômeno gremista e passou a ser nacional. O Cebolinha entrou na vaga aberta pela lesão de Neymar e ocupou o espaço com qualidade. Fez gols e se tornou xodó do título da Copa América.

Cebolinha do gibi

O sucesso nacional com a Seleção colocou o Cebolinha do futebol na boca do povo. A ponto de, a pedido do ge, o estúdio de Maurício de Sousa transformá-lo em um desenho como homenagem.

Everton entrou em uma lista seleta com Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Maradona e Neymar, todos transformados em desenho pelo estúdio para os gibis. O apelido certamente ajudou a colocá-lo como ídolo de inúmeras crianças Brasil afora.

Esses presentes que ganhei foram todos de crianças, com exceção da minha namorada, que no início do relacionamento me deu um Cebolinha de presente. Fica uma marca, o futebol com os desenhos. Fico feliz — contou Everton em entrevista ao ge em 2018.

Janelas frustradas e o adeus

O sucesso com a seleção brasileira só reforçou uma impressão dos bastidores: o Grêmio faria uma grande venda com o atacante. Mas até o Benfica chegar com os 20 milhões de euros, mais de R$ 120 milhões, houve uma lista extensa de interessados.

Atlético de Madrid, Arsenal, Borussia Dortmund, Everton-ING, Milan e Napoli foram alguns dos clubes europeus que consultaram a situação de alguma forma. O Beijing Guoan, da China, fez uma proposta de empréstimo com opção de compra de 40 milhões de euros, recusada pelo Grêmio.

Vamos dizer que estamos com um atraso de três janelas. Sempre foi importante no Grêmio e na Seleção se consolidou como um grande do futebol brasileiro. Estava chegando a hora. Se não pudemos fazer o melhor negócio para o Grêmio, talvez o jogador não tenha feito o negócio da sua vida. Só temos que agradecer ao Cebola — destacou o presidente Romildo Bolzan.

Se Everton não teve uma despedida junto ao torcedor gremista, pode ao menos receber uma homenagem do elenco e levantar a taça do segundo turno do Gauchão. Participou dos dois gols no Gre-Nal, levou a faixa de capitão de Geromel e levantou o trófeu em um último ato em Porto Alegre.



Se o público estivesse na Arena, certamente iria irromper em gritos de "fica, Everton". O choro que escorreu pelo rosto do atleta ao falar sobre a saída foi inevitável, mesmo as arquibancadas vazias. Já apresentado no Benfica, assinou por cinco anos com o clube português e vestirá a camisa 7.


Grêmio, Cebolinha, Passagem, Estreia, Carreira, Ídolo, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Peñarol quer comprar Arezo! Grêmio define valor e negociação promete agitar o mercado!
- Definido! Grêmio anuncia datas das eleições e confirma candidatos à presidência!
- Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

12/10/2025