Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador


Fonte: Leila Krüger

Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador
Há anos eu venho reclamando da arbitragem condicionada contra o Grêmio. Muitos falaram que era paranoia, mas agora está tudo claro para o Brasil e até para a América Latina e o mundo. Não apenas a CBF, mas FGF e até Conmebol têm posto um alvo na testa do Clube de Todos, maior torcida fora do Eixo Rio-SP. Só agora a mídia nacional nos joga na cara a realidade factual: o Grêmio é, em 2025 (mas há vários anos, se você for verificar) o clube brasileiro de longe mais prejudicado pelo apito/VAR. Coincidentemente ou não, seu maior rival, 11a torcida do país, Inter ou Sci, vem sendo o mais beneficiado pelo apito/VAR em 2025 e muito ajudado nos anos recentes.O que acontece que o Grêmio é tão perseguido, porque não encontro outra palavra, e Internacional é tão ajudado?

Sci tem inacreditáveis 23 pênaltis em 2025, a maior quantidade de penais em um clube no mundo em 2025, e, acredito, na história do futebol em uma temporada. Um time mediano, no máximo. O segundo colocado é o bom Al-Hilal, com 17. Conforme o que vi, não como gremista mas comparativamente a outros lances, julgo que 80% das penalidades foram penalidades do Sci em 2025, desde o Gauchão, em que teve 9 ou 11, são duvidosas. Marlon, lateral-esquerdo do Imortal, mencionou 60% em seu desabafo. "Estão roubando o Grêmio", disse, e quem lhe tirará a razão?

O Grêmio já foi várias vezes à CBF reclamar, nada muda. Os mesmos "patifes" são escalados no VAR e em campo, que já tanto prejudicaram o Clube de Todos, o verdadeiro clube do povo do Rio Grande do Sul e do Brasil e do mundo, maior torcida fora do Eixo Rio-SP.

Agora, por quem, por que e como o Grêmio é tão assaltado, não sabemos, mas queremos saber. E por que o Sci, que hoje não tem protagonismo no futebol nacional, tem tantas decisões absurdas a seu favor? Absurdas, muitas delas. Não apenas pênaltis inexistentes, cuja simulação parece até treinada, mas expulsões não dadas a seus jogadores e expulsões ridículas de seus adversários, como no jogo contra o Cruzeiro e como, a meu ver, Arthur no Grenal mais recente. Isso se considerarmos lances parecidos. Contra o Juventude, recentemente, deixaram de marcar pênalti claro para o Jaconero contra o Sci e de expulsar um atleta colorado - o VAR ficou em silêncio. Mas grita para marcar pênaltis inexistentes para eles, como contra o Corinthians, até o Corinthians! E validar gols ilegais, e não validar gols de adversários, etc.

Divulgaram um ranking: Internacional é o clube com mais decisões a seu favor no VAR em 2025, Grêmio é o 150. Apenas bets? Então deveríamos esperar que os clubes lá em cima fossem sempre mais favorecidos, e os lá de baixo, os mais desfavorecidos. Parece-me que há mais. Parece até uma "grenalização" na CBF e na FGF, e talvez na Conmebol.

Em 2024 no Brasileirão, por exemplo, o Grêmio teve 17 pênaltis contra e 2 a favor - se não forem exatamente esses dados, que apurei, é próximo disso. Mais que escandaloso, suspeito. No Gauchão 2o25, 2 ou 3 a favor, uns 4 que eu vi não marcados. Sci, 9 ou 11, a maioria bem duvidosos. E os erros absurdos contra o Imortal na Copa do Brasil, não apenas em 2025? E Conmebol?

Que falta poder político ao Clube de Todos, 6a ou 7a torcida do país conforme pesquisas, é fato. Roubado/prejudicado até contra times de pouca expressão e na sua Arena lotada, que hoje é toda sua, em breve oficialmente doada ao clube, graças a Marcelo Marques, que ainda do seu bolso está reformando o gramado, os holofotes, as telas e até o Wi-Fi. E reavendo nossos 60000 lugares na planta, que a BM de Porto Alegre restringiu. Enquanto aumentou a capacidade lá no Beira-Rio reformado de 147000 lugares na planta, ali onde sempre há violência e quebradeira e a estrutura é arcaica de 1950s, padrão FIFA e não UEFA como a Arena do Grêmio.

É A HORA DE COMEÇAR A "LIMPEZA" DA CBF

Enfim, eu não sei vocês, mas faz tempo que deixei de acreditar em coincidências. Porém, para além de Grêmio e Inter, reconheço que a crise na arbitragem brasileira se tornou insustentável. Graças a Deus temos a data FIFA. É hora de a CBF, sob o comando de Samir Xaud, após as saídas dos corruptos - condenados juridicamente - Ednaldo e do vice, conselheiro do Sci, Francisco Novelletto, profissionalizar a arbitragem. No máximo são afastados por um tempo, voltam e cometem "erros" tão ou mais grosseiros que antes. Sentem-se impunes? Muitas vezes, o árbitro apita certo e o VAR chama para "forçar" a marcação ou não-marcação de algo.

VAR, pare de interferir tanto! Se o árbitro é experiente e está perto do lance, ele não tem obrigação de ir ao VAR se for chamado, e muito menos de fazer a vontade do VAR. O árbitro de vídeo tem muito mais se equivocado que acertado.

O VAR se tornou o imperador do futebol brasileiro, assumindo um protagonismo que jamais deveria ser seu. Os árbitros parecem reféns desse mecanismo, que no Brasil ainda é arcaico em tecnologia e em capacidade humana dos operadores. Falta tecnologia no VAR, falta parar de escalar gente que vem de punições ou erros gritantes. Vão fazer cursinho de reciclagem, mas o problema parece mais que técnico.

Concordo neste ponto com o diretor de futebol do Grêmio, Guto Peixoto: árbitros, de campo e de vídeo, devem ser rebaixados todo ano, assim como, merecidamente, promovidos. Não podem fazer o que querem e receber só uma "suspensãozinha". Não tem ajudado. Quatro caem, quatro sobem. Aí pensarão duas vezes antes de serem caseiros, se condicionarem ou até aceitarem propina. Aliás, a CPMI DO VAR (que nome poderíamos dar a ela?) já está gritando.

Afastados árbitro de campo e VAR de Bragantino x Grêmio e de São Paulo x Palmeiras. Os apitadores sabem que logo estarão de volta, que suas contas não serão checadas, e tenho para mim que conhecem muito bem as regras com seus escudos CBF ou até FIFA. O problema é, muitas vezes - e quem me provará o contrário? - a má-fé. Bets, favorecimentos pecuniários, por que não? Precisamos de explicações e investigações.

A verdade é que esperar um futebol sem corrupção no país da corrupção seria muita ingenuidade. O que precisamos é começar a punir, e, para isso, antes investigar. A Operação Penalidade Máxima não serviu de muita coisa, foi rasa, vaga e tendenciosa, não importa que Romário discorde.

Sobre os "erros" contra o Grêmio: o clube enviou um compilado à CBF com 15 erros capitais em 2025 no Brasileirão. Imagina onde poderia estar na tabela! A pergunta ainda paira no ar: por que o Grêmio é tão prejudicado pelo VAR e pelos árbitros de campo, ao mesmo tempo em que seu rival vem sendo tão beneficiado? Não só seu rival, é claro, mas outros times. Obs.: foi pênalti para o Botafogo contra o Sci, VAR nem chamou. Na mesma rodada em que o remendo de apitador Casagrande, que já havia validado gol impedido do Mirassol em plena Arena do Grêmio em 2025, expulsou Kannemann sem razão alguma, sem aceitar ver o VAR, e deu um pênalti dos mais inacreditáveis que já se viu; tinha marcado escanteio, mas eis que o operador de VAR - que igualmente já havia "roubado" o Grêmio - o chamou e o convenceu de que a bola no peito foi pênalti.

O VAR escolhe cuidadosamente os ângulos para justificar suas decisões equivocadas, é o que parece. Omite alguns, destaca outros, muitas vezes de forma que parece condicionada. Aliás, devemos ter mais câmeras em campo. E todas elas devem ser mostradas, não apenas as que o VAR decidir.

Mas: quem devolverá os pontos ao Maior do Sul e a outros prejudicados? E tirará dos beneficiados? Inter, por exemplo, estaria no Z4. No primeiro GREnal de 2025, pênalti claríssimo em Aravena, árbitro ignorou, 2 pontos perdidos. No segundo clássico, dois pênaltis inexistentes e uma expulsão duvidosa de Arthur - chamada pelo VAR. Sempre o VAR. Volte ao seu lugar de coadjuvante, VAR! E pare de traçar linhas tortas e escolher ângulos específicos!

Quanto ao Grêmio, o buraco é ainda mais embaixo...

DM DO GRÊMIO CONTINUA AMADOR: 13 LESIONADOS E 4 JOGADORES FORA DA TEMPORADA

Há anos venho, ainda, falando do absurdo que é o Departamento Médico do Grêmio (DM), talvez a preparação física. O time muitas vezes caminha em campo e se cansa fácil. Todo jogo desconfortos musculares, mas sem lesão; depois se descobrem lesões, e nunca voltam. Depois voltam, e logo se machucam. E ainda caminham em campo e se lesionam fácil demais.

São cerca de 13 jogadores no DM, quatro fora da temporada em 2025: Ely, Balbuena, Braithwaite, Villasanti, João Pedro, esqueci alguém? Balbuena foi vítima de agressão de Aylon, ex-Inter, que foi direto no seu pé. Villasanti foi agredido no joelho em jogo contra o Atlético-MG, e sabe-se lá se isso foi determinante para sua lesão gravíssima nesse local dias após.

O Grêmio apanha muito em campo, mas não punem quem lhe bate. Ao passo que, para dar amarelo ou até vermelho para o Grêmio, quanta facilidade!

A REVOLTA DOS GREMISTAS E DE OUTROS PREJUDICADOS

O sangue ferve: eu que acompanho o futebol desde os anos 1990 nunca vi um time ser tão prejudicado, e um tão favorecido como em 2025. Está deflagrado um escândalo sem precedentes na CBF. E na FGF, e em algumas outras entidades estaduais. E até na Conmebol, que desde 2017, e especialmente em 2018 e 2025 igualmente vem punindo irregularmente o Grêmio. Assim caímos da Sula, da repescagem da Sula, como da Copa do Brasil pela CBF, em 2025, 2024 e 2023 - o que não isenta a incapacidade do time.

Não, não são só as bets. Queremos averiguação, queremos nomes, queremos mudanças de regras e que o VAR não tenha seja um rei de araque. Queremos impedimento automático, mais resolução nas imagens do VAR, menos forçação de barra para decidir pelo árbitro. O VAR quantas vezes parece implorar que sua decisão seja aceita. E como demoram as conversas entre árbitros e VAR, e as revisões de gols! O que falam? Alguém liga, entra em contato para interferir? Os áudios liberados pela CBF são mesmo integrais?

O cartão vermelho de Walter Kannemann, sem nenhuma justificativa, deve ser revertido. Assim como o amarelo de Marlon. Já vi cartão amarelo e até vermelho revertido por menos. Começa aí, acertando pequenos detalhes.

Respeitem o Grêmio. Respeitem todos os clubes igualmente, não uns mais, outros menos. Respeitem os treinadores e jogadores dos clubes, que são vítimas do VAR e do apito opróbrios. No entanto, às vezes tentam condicionar o VAR e os árbitros, cavando faltas e pênaltis que não chegam a ser infrações. Não pode haver dois pesos e duas medidas entre os times, sejam grandes ou mais modestos.

Para terminar: CPMI seria muito bem-vinda para os árbitros. A Penalidade Máxima foi para jogadores. Falta aquela que vai colocar muitos atletas e clubes na mira da polícia.

Chegamos ao limite. Não dá mais. O Brasil é o país da corrupção, mas sempre é tempo de amenizá-la. Basta querer, apenas isso.



VEJA TAMBÉM
- Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador
- VAR MANDA NO BRASILEIRÃO? Impacto nas decisões surpreende
- RETORNO IMINENTE? Lesões do Grêmio podem mudar o jogo






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/10/2025























6/10/2025