Há anos eu venho reclamando da arbitragem condicionada contra o Grêmio. Muitos falaram que era paranoia, mas agora está tudo claro para o Brasil e até para a América Latina e o mundo. Não apenas a CBF, mas FGF e até Conmebol têm posto um alvo na testa do Clube de Todos, maior torcida fora do Eixo Rio-SP. Só agora a mídia nacional nos joga na cara a realidade factual: o Grêmio é, em 2025 (mas há vários anos, se você for verificar) o clube brasileiro de longe mais prejudicado pelo apito/VAR. Coincidentemente ou não, seu maior rival, 11a torcida do país, Inter ou Sci, vem sendo o mais beneficiado pelo apito/VAR em 2025 e muito ajudado nos anos recentes.O que acontece que o Grêmio é tão perseguido, porque não encontro outra palavra, e Internacional é tão ajudado?
Sci tem inacreditáveis 23 pênaltis em 2025, a maior quantidade de penais em um clube no mundo em 2025, e, acredito, na história do futebol em uma temporada. Um time mediano, no máximo. O segundo colocado é o bom Al-Hilal, com 17. Conforme o que vi, não como gremista mas comparativamente a outros lances, julgo que 80% das penalidades foram penalidades do Sci em 2025, desde o Gauchão, em que teve 9 ou 11, são duvidosas. Marlon, lateral-esquerdo do Imortal, mencionou 60% em seu desabafo. "Estão roubando o Grêmio", disse, e quem lhe tirará a razão?
O Grêmio já foi várias vezes à CBF reclamar, nada muda. Os mesmos "patifes" são escalados no VAR e em campo, que já tanto prejudicaram o Clube de Todos, o verdadeiro clube do povo do Rio Grande do Sul e do Brasil e do mundo, maior torcida fora do Eixo Rio-SP.
Agora, por quem, por que e como o Grêmio é tão assaltado, não sabemos, mas queremos saber. E por que o Sci, que hoje não tem protagonismo no futebol nacional, tem tantas decisões absurdas a seu favor? Absurdas, muitas delas. Não apenas pênaltis inexistentes, cuja simulação parece até treinada, mas expulsões não dadas a seus jogadores e expulsões ridículas de seus adversários, como no jogo contra o Cruzeiro e como, a meu ver, Arthur no Grenal mais recente. Isso se considerarmos lances parecidos. Contra o Juventude, recentemente, deixaram de marcar pênalti claro para o Jaconero contra o Sci e de expulsar um atleta colorado - o VAR ficou em silêncio. Mas grita para marcar pênaltis inexistentes para eles, como contra o Corinthians, até o Corinthians! E validar gols ilegais, e não validar gols de adversários, etc.
Divulgaram um ranking: Internacional é o clube com mais decisões a seu favor no VAR em 2025, Grêmio é o 150. Apenas bets? Então deveríamos esperar que os clubes lá em cima fossem sempre mais favorecidos, e os lá de baixo, os mais desfavorecidos. Parece-me que há mais. Parece até uma "grenalização" na CBF e na FGF, e talvez na Conmebol.
Em 2024 no Brasileirão, por exemplo, o Grêmio teve 17 pênaltis contra e 2 a favor - se não forem exatamente esses dados, que apurei, é próximo disso. Mais que escandaloso, suspeito. No Gauchão 2o25, 2 ou 3 a favor, uns 4 que eu vi não marcados. Sci, 9 ou 11, a maioria bem duvidosos. E os erros absurdos contra o Imortal na Copa do Brasil, não apenas em 2025? E Conmebol?
Que falta poder político ao Clube de Todos, 6a ou 7a torcida do país conforme pesquisas, é fato. Roubado/prejudicado até contra times de pouca expressão e na sua Arena lotada, que hoje é toda sua, em breve oficialmente doada ao clube, graças a Marcelo Marques, que ainda do seu bolso está reformando o gramado, os holofotes, as telas e até o Wi-Fi. E reavendo nossos 60000 lugares na planta, que a BM de Porto Alegre restringiu. Enquanto aumentou a capacidade lá no Beira-Rio reformado de 147000 lugares na planta, ali onde sempre há violência e quebradeira e a estrutura é arcaica de 1950s, padrão FIFA e não UEFA como a Arena do Grêmio.
É A HORA DE COMEÇAR A "LIMPEZA" DA CBF
Enfim, eu não sei vocês, mas faz tempo que deixei de acreditar em coincidências. Porém, para além de Grêmio e Inter, reconheço que a crise na arbitragem brasileira se tornou insustentável. Graças a Deus temos a data FIFA. É hora de a CBF, sob o comando de Samir Xaud, após as saídas dos corruptos - condenados juridicamente - Ednaldo e do vice, conselheiro do Sci, Francisco Novelletto, profissionalizar a arbitragem. No máximo são afastados por um tempo, voltam e cometem "erros" tão ou mais grosseiros que antes. Sentem-se impunes? Muitas vezes, o árbitro apita certo e o VAR chama para "forçar" a marcação ou não-marcação de algo.
VAR, pare de interferir tanto! Se o árbitro é experiente e está perto do lance, ele não tem obrigação de ir ao VAR se for chamado, e muito menos de fazer a vontade do VAR. O árbitro de vídeo tem muito mais se equivocado que acertado.
O VAR se tornou o imperador do futebol brasileiro, assumindo um protagonismo que jamais deveria ser seu. Os árbitros parecem reféns desse mecanismo, que no Brasil ainda é arcaico em tecnologia e em capacidade humana dos operadores. Falta tecnologia no VAR, falta parar de escalar gente que vem de punições ou erros gritantes. Vão fazer cursinho de reciclagem, mas o problema parece mais que técnico.
Concordo neste ponto com o diretor de futebol do Grêmio, Guto Peixoto: árbitros, de campo e de vídeo, devem ser rebaixados todo ano, assim como, merecidamente, promovidos. Não podem fazer o que querem e receber só uma "suspensãozinha". Não tem ajudado. Quatro caem, quatro sobem. Aí pensarão duas vezes antes de serem caseiros, se condicionarem ou até aceitarem propina. Aliás, a CPMI DO VAR (que nome poderíamos dar a ela?) já está gritando.
Afastados árbitro de campo e VAR de Bragantino x Grêmio e de São Paulo x Palmeiras. Os apitadores sabem que logo estarão de volta, que suas contas não serão checadas, e tenho para mim que conhecem muito bem as regras com seus escudos CBF ou até FIFA. O problema é, muitas vezes - e quem me provará o contrário? - a má-fé. Bets, favorecimentos pecuniários, por que não? Precisamos de explicações e investigações.
A verdade é que esperar um futebol sem corrupção no país da corrupção seria muita ingenuidade. O que precisamos é começar a punir, e, para isso, antes investigar. A Operação Penalidade Máxima não serviu de muita coisa, foi rasa, vaga e tendenciosa, não importa que Romário discorde.
Sobre os "erros" contra o Grêmio: o clube enviou um compilado à CBF com 15 erros capitais em 2025 no Brasileirão. Imagina onde poderia estar na tabela! A pergunta ainda paira no ar: por que o Grêmio é tão prejudicado pelo VAR e pelos árbitros de campo, ao mesmo tempo em que seu rival vem sendo tão beneficiado? Não só seu rival, é claro, mas outros times. Obs.: foi pênalti para o Botafogo contra o Sci, VAR nem chamou. Na mesma rodada em que o remendo de apitador Casagrande, que já havia validado gol impedido do Mirassol em plena Arena do Grêmio em 2025, expulsou Kannemann sem razão alguma, sem aceitar ver o VAR, e deu um pênalti dos mais inacreditáveis que já se viu; tinha marcado escanteio, mas eis que o operador de VAR - que igualmente já havia "roubado" o Grêmio - o chamou e o convenceu de que a bola no peito foi pênalti.
O VAR escolhe cuidadosamente os ângulos para justificar suas decisões equivocadas, é o que parece. Omite alguns, destaca outros, muitas vezes de forma que parece condicionada. Aliás, devemos ter mais câmeras em campo. E todas elas devem ser mostradas, não apenas as que o VAR decidir.
Mas: quem devolverá os pontos ao Maior do Sul e a outros prejudicados? E tirará dos beneficiados? Inter, por exemplo, estaria no Z4. No primeiro GREnal de 2025, pênalti claríssimo em Aravena, árbitro ignorou, 2 pontos perdidos. No segundo clássico, dois pênaltis inexistentes e uma expulsão duvidosa de Arthur - chamada pelo VAR. Sempre o VAR. Volte ao seu lugar de coadjuvante, VAR! E pare de traçar linhas tortas e escolher ângulos específicos!
Quanto ao Grêmio, o buraco é ainda mais embaixo...
DM DO GRÊMIO CONTINUA AMADOR: 13 LESIONADOS E 4 JOGADORES FORA DA TEMPORADA
Há anos venho, ainda, falando do absurdo que é o Departamento Médico do Grêmio (DM), talvez a preparação física. O time muitas vezes caminha em campo e se cansa fácil. Todo jogo desconfortos musculares, mas sem lesão; depois se descobrem lesões, e nunca voltam. Depois voltam, e logo se machucam. E ainda caminham em campo e se lesionam fácil demais.
São cerca de 13 jogadores no DM, quatro fora da temporada em 2025: Ely, Balbuena, Braithwaite, Villasanti, João Pedro, esqueci alguém? Balbuena foi vítima de agressão de Aylon, ex-Inter, que foi direto no seu pé. Villasanti foi agredido no joelho em jogo contra o Atlético-MG, e sabe-se lá se isso foi determinante para sua lesão gravíssima nesse local dias após.
O Grêmio apanha muito em campo, mas não punem quem lhe bate. Ao passo que, para dar amarelo ou até vermelho para o Grêmio, quanta facilidade!
A REVOLTA DOS GREMISTAS E DE OUTROS PREJUDICADOS
O sangue ferve: eu que acompanho o futebol desde os anos 1990 nunca vi um time ser tão prejudicado, e um tão favorecido como em 2025. Está deflagrado um escândalo sem precedentes na CBF. E na FGF, e em algumas outras entidades estaduais. E até na Conmebol, que desde 2017, e especialmente em 2018 e 2025 igualmente vem punindo irregularmente o Grêmio. Assim caímos da Sula, da repescagem da Sula, como da Copa do Brasil pela CBF, em 2025, 2024 e 2023 - o que não isenta a incapacidade do time.
Não, não são só as bets. Queremos averiguação, queremos nomes, queremos mudanças de regras e que o VAR não tenha seja um rei de araque. Queremos impedimento automático, mais resolução nas imagens do VAR, menos forçação de barra para decidir pelo árbitro. O VAR quantas vezes parece implorar que sua decisão seja aceita. E como demoram as conversas entre árbitros e VAR, e as revisões de gols! O que falam? Alguém liga, entra em contato para interferir? Os áudios liberados pela CBF são mesmo integrais?
O cartão vermelho de Walter Kannemann, sem nenhuma justificativa, deve ser revertido. Assim como o amarelo de Marlon. Já vi cartão amarelo e até vermelho revertido por menos. Começa aí, acertando pequenos detalhes.
Respeitem o Grêmio. Respeitem todos os clubes igualmente, não uns mais, outros menos. Respeitem os treinadores e jogadores dos clubes, que são vítimas do VAR e do apito opróbrios. No entanto, às vezes tentam condicionar o VAR e os árbitros, cavando faltas e pênaltis que não chegam a ser infrações. Não pode haver dois pesos e duas medidas entre os times, sejam grandes ou mais modestos.
Para terminar: CPMI seria muito bem-vinda para os árbitros. A Penalidade Máxima foi para jogadores. Falta aquela que vai colocar muitos atletas e clubes na mira da polícia.
Chegamos ao limite. Não dá mais. O Brasil é o país da corrupção, mas sempre é tempo de amenizá-la. Basta querer, apenas isso.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
Sci tem inacreditáveis 23 pênaltis em 2025, a maior quantidade de penais em um clube no mundo em 2025, e, acredito, na história do futebol em uma temporada. Um time mediano, no máximo. O segundo colocado é o bom Al-Hilal, com 17. Conforme o que vi, não como gremista mas comparativamente a outros lances, julgo que 80% das penalidades foram penalidades do Sci em 2025, desde o Gauchão, em que teve 9 ou 11, são duvidosas. Marlon, lateral-esquerdo do Imortal, mencionou 60% em seu desabafo. "Estão roubando o Grêmio", disse, e quem lhe tirará a razão?
O Grêmio já foi várias vezes à CBF reclamar, nada muda. Os mesmos "patifes" são escalados no VAR e em campo, que já tanto prejudicaram o Clube de Todos, o verdadeiro clube do povo do Rio Grande do Sul e do Brasil e do mundo, maior torcida fora do Eixo Rio-SP.
Agora, por quem, por que e como o Grêmio é tão assaltado, não sabemos, mas queremos saber. E por que o Sci, que hoje não tem protagonismo no futebol nacional, tem tantas decisões absurdas a seu favor? Absurdas, muitas delas. Não apenas pênaltis inexistentes, cuja simulação parece até treinada, mas expulsões não dadas a seus jogadores e expulsões ridículas de seus adversários, como no jogo contra o Cruzeiro e como, a meu ver, Arthur no Grenal mais recente. Isso se considerarmos lances parecidos. Contra o Juventude, recentemente, deixaram de marcar pênalti claro para o Jaconero contra o Sci e de expulsar um atleta colorado - o VAR ficou em silêncio. Mas grita para marcar pênaltis inexistentes para eles, como contra o Corinthians, até o Corinthians! E validar gols ilegais, e não validar gols de adversários, etc.
Divulgaram um ranking: Internacional é o clube com mais decisões a seu favor no VAR em 2025, Grêmio é o 150. Apenas bets? Então deveríamos esperar que os clubes lá em cima fossem sempre mais favorecidos, e os lá de baixo, os mais desfavorecidos. Parece-me que há mais. Parece até uma "grenalização" na CBF e na FGF, e talvez na Conmebol.
Em 2024 no Brasileirão, por exemplo, o Grêmio teve 17 pênaltis contra e 2 a favor - se não forem exatamente esses dados, que apurei, é próximo disso. Mais que escandaloso, suspeito. No Gauchão 2o25, 2 ou 3 a favor, uns 4 que eu vi não marcados. Sci, 9 ou 11, a maioria bem duvidosos. E os erros absurdos contra o Imortal na Copa do Brasil, não apenas em 2025? E Conmebol?
Que falta poder político ao Clube de Todos, 6a ou 7a torcida do país conforme pesquisas, é fato. Roubado/prejudicado até contra times de pouca expressão e na sua Arena lotada, que hoje é toda sua, em breve oficialmente doada ao clube, graças a Marcelo Marques, que ainda do seu bolso está reformando o gramado, os holofotes, as telas e até o Wi-Fi. E reavendo nossos 60000 lugares na planta, que a BM de Porto Alegre restringiu. Enquanto aumentou a capacidade lá no Beira-Rio reformado de 147000 lugares na planta, ali onde sempre há violência e quebradeira e a estrutura é arcaica de 1950s, padrão FIFA e não UEFA como a Arena do Grêmio.
É A HORA DE COMEÇAR A "LIMPEZA" DA CBF
Enfim, eu não sei vocês, mas faz tempo que deixei de acreditar em coincidências. Porém, para além de Grêmio e Inter, reconheço que a crise na arbitragem brasileira se tornou insustentável. Graças a Deus temos a data FIFA. É hora de a CBF, sob o comando de Samir Xaud, após as saídas dos corruptos - condenados juridicamente - Ednaldo e do vice, conselheiro do Sci, Francisco Novelletto, profissionalizar a arbitragem. No máximo são afastados por um tempo, voltam e cometem "erros" tão ou mais grosseiros que antes. Sentem-se impunes? Muitas vezes, o árbitro apita certo e o VAR chama para "forçar" a marcação ou não-marcação de algo.
VAR, pare de interferir tanto! Se o árbitro é experiente e está perto do lance, ele não tem obrigação de ir ao VAR se for chamado, e muito menos de fazer a vontade do VAR. O árbitro de vídeo tem muito mais se equivocado que acertado.
O VAR se tornou o imperador do futebol brasileiro, assumindo um protagonismo que jamais deveria ser seu. Os árbitros parecem reféns desse mecanismo, que no Brasil ainda é arcaico em tecnologia e em capacidade humana dos operadores. Falta tecnologia no VAR, falta parar de escalar gente que vem de punições ou erros gritantes. Vão fazer cursinho de reciclagem, mas o problema parece mais que técnico.
Concordo neste ponto com o diretor de futebol do Grêmio, Guto Peixoto: árbitros, de campo e de vídeo, devem ser rebaixados todo ano, assim como, merecidamente, promovidos. Não podem fazer o que querem e receber só uma "suspensãozinha". Não tem ajudado. Quatro caem, quatro sobem. Aí pensarão duas vezes antes de serem caseiros, se condicionarem ou até aceitarem propina. Aliás, a CPMI DO VAR (que nome poderíamos dar a ela?) já está gritando.
Afastados árbitro de campo e VAR de Bragantino x Grêmio e de São Paulo x Palmeiras. Os apitadores sabem que logo estarão de volta, que suas contas não serão checadas, e tenho para mim que conhecem muito bem as regras com seus escudos CBF ou até FIFA. O problema é, muitas vezes - e quem me provará o contrário? - a má-fé. Bets, favorecimentos pecuniários, por que não? Precisamos de explicações e investigações.
A verdade é que esperar um futebol sem corrupção no país da corrupção seria muita ingenuidade. O que precisamos é começar a punir, e, para isso, antes investigar. A Operação Penalidade Máxima não serviu de muita coisa, foi rasa, vaga e tendenciosa, não importa que Romário discorde.
Sobre os "erros" contra o Grêmio: o clube enviou um compilado à CBF com 15 erros capitais em 2025 no Brasileirão. Imagina onde poderia estar na tabela! A pergunta ainda paira no ar: por que o Grêmio é tão prejudicado pelo VAR e pelos árbitros de campo, ao mesmo tempo em que seu rival vem sendo tão beneficiado? Não só seu rival, é claro, mas outros times. Obs.: foi pênalti para o Botafogo contra o Sci, VAR nem chamou. Na mesma rodada em que o remendo de apitador Casagrande, que já havia validado gol impedido do Mirassol em plena Arena do Grêmio em 2025, expulsou Kannemann sem razão alguma, sem aceitar ver o VAR, e deu um pênalti dos mais inacreditáveis que já se viu; tinha marcado escanteio, mas eis que o operador de VAR - que igualmente já havia "roubado" o Grêmio - o chamou e o convenceu de que a bola no peito foi pênalti.
O VAR escolhe cuidadosamente os ângulos para justificar suas decisões equivocadas, é o que parece. Omite alguns, destaca outros, muitas vezes de forma que parece condicionada. Aliás, devemos ter mais câmeras em campo. E todas elas devem ser mostradas, não apenas as que o VAR decidir.
Mas: quem devolverá os pontos ao Maior do Sul e a outros prejudicados? E tirará dos beneficiados? Inter, por exemplo, estaria no Z4. No primeiro GREnal de 2025, pênalti claríssimo em Aravena, árbitro ignorou, 2 pontos perdidos. No segundo clássico, dois pênaltis inexistentes e uma expulsão duvidosa de Arthur - chamada pelo VAR. Sempre o VAR. Volte ao seu lugar de coadjuvante, VAR! E pare de traçar linhas tortas e escolher ângulos específicos!
Quanto ao Grêmio, o buraco é ainda mais embaixo...
DM DO GRÊMIO CONTINUA AMADOR: 13 LESIONADOS E 4 JOGADORES FORA DA TEMPORADA
Há anos venho, ainda, falando do absurdo que é o Departamento Médico do Grêmio (DM), talvez a preparação física. O time muitas vezes caminha em campo e se cansa fácil. Todo jogo desconfortos musculares, mas sem lesão; depois se descobrem lesões, e nunca voltam. Depois voltam, e logo se machucam. E ainda caminham em campo e se lesionam fácil demais.
São cerca de 13 jogadores no DM, quatro fora da temporada em 2025: Ely, Balbuena, Braithwaite, Villasanti, João Pedro, esqueci alguém? Balbuena foi vítima de agressão de Aylon, ex-Inter, que foi direto no seu pé. Villasanti foi agredido no joelho em jogo contra o Atlético-MG, e sabe-se lá se isso foi determinante para sua lesão gravíssima nesse local dias após.
O Grêmio apanha muito em campo, mas não punem quem lhe bate. Ao passo que, para dar amarelo ou até vermelho para o Grêmio, quanta facilidade!
A REVOLTA DOS GREMISTAS E DE OUTROS PREJUDICADOS
O sangue ferve: eu que acompanho o futebol desde os anos 1990 nunca vi um time ser tão prejudicado, e um tão favorecido como em 2025. Está deflagrado um escândalo sem precedentes na CBF. E na FGF, e em algumas outras entidades estaduais. E até na Conmebol, que desde 2017, e especialmente em 2018 e 2025 igualmente vem punindo irregularmente o Grêmio. Assim caímos da Sula, da repescagem da Sula, como da Copa do Brasil pela CBF, em 2025, 2024 e 2023 - o que não isenta a incapacidade do time.
Não, não são só as bets. Queremos averiguação, queremos nomes, queremos mudanças de regras e que o VAR não tenha seja um rei de araque. Queremos impedimento automático, mais resolução nas imagens do VAR, menos forçação de barra para decidir pelo árbitro. O VAR quantas vezes parece implorar que sua decisão seja aceita. E como demoram as conversas entre árbitros e VAR, e as revisões de gols! O que falam? Alguém liga, entra em contato para interferir? Os áudios liberados pela CBF são mesmo integrais?
O cartão vermelho de Walter Kannemann, sem nenhuma justificativa, deve ser revertido. Assim como o amarelo de Marlon. Já vi cartão amarelo e até vermelho revertido por menos. Começa aí, acertando pequenos detalhes.
Respeitem o Grêmio. Respeitem todos os clubes igualmente, não uns mais, outros menos. Respeitem os treinadores e jogadores dos clubes, que são vítimas do VAR e do apito opróbrios. No entanto, às vezes tentam condicionar o VAR e os árbitros, cavando faltas e pênaltis que não chegam a ser infrações. Não pode haver dois pesos e duas medidas entre os times, sejam grandes ou mais modestos.
Para terminar: CPMI seria muito bem-vinda para os árbitros. A Penalidade Máxima foi para jogadores. Falta aquela que vai colocar muitos atletas e clubes na mira da polícia.
Chegamos ao limite. Não dá mais. O Brasil é o país da corrupção, mas sempre é tempo de amenizá-la. Basta querer, apenas isso.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mira conquista inédita na final da Copa Feminina.
Grêmio lança campanha de antecipação de mensalidades para sócios do clube
ceo do grêmio alerta para desejo do flamengo de dominar o brasileirão
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa