Treinos fechados e divulgação controlada: "novo normal" amplia mistérios para o Gre-Nal

Com acesso restrito e protocolos, Inter e Grêmio fazem duelo envolto em segredos na próxima semana


Fonte: Globo Esporte

Treinos fechados e divulgação controlada: novo normal amplia mistérios para o Gre-Nal
Os dias que precedem clássicos costumam ser envoltos em mistério. Os clubes escondem como for possível toda e qualquer informação do maior rival. Para o Gre-Nal da próxima quarta-feira, às 21h30, no Beira-Rio, na retomada do Gauchão, ainda mais. Afinal, a nova rotina limita acessos e torna o principal duelo do Rio Grande do Sul quase inacessível.



Os dois rivais chegam ao clássico 425 após um hiato de quatro meses sem jogos. E são mais de 70 dias de trabalhos na reclusão de seus respectivos centros de treinamentos, conduzidos sob um rígido protocolo médico e com restrições de circulação que impediam - e ainda impedem - a presença dos jornalistas.

Neste período, tanto Grêmio quanto Inter foram os únicos responsáveis por disponibilizar imagens e informações dos treinamentos. Ou seja: até uma hora antes das 21h30 da próxima quarta-feira é improvável ter pistas ou indícios de escalações para o Gre-Nal.

Após 30 dias de férias no mês de abril, o elenco do Inter se reapresentou ao clube para realizar os exames de Covid-19 em 4 de maio. Um dia antes da largada para os trabalhos no gramado do CT do Parque Gigante.

O técnico Eduardo Coudet comanda treinos sem acesso da imprensa desde os primeiros trabalhos táticos, ainda durante a pré-temporada. Com o início das competições, ele restringiu ainda mais as atividades, com poucos minutos de aquecimento liberados. Havia uma escala com entrevistas coletivas diárias.

— A gente já conhece a equipe do Grêmio. Mudou pouca coisa. Não temos como saber com que equipe vamos jogar, a gente não sabe a nossa. Está todo mundo se preparando bem — destacou Edenílson em entrevista coletiva por videoconferência na quarta-feira.

O Grêmio retomou os treinos no CT Luiz Carvalho no dia 5 de maio também com exames para detectar a Covid-19. Alguns dias depois, partiu para os trabalhos individualizados e informou o teste positivo de Diego Souza, primeiro atleta da dupla Gre-Nal a ter a doença.

A imprensa tinha acesso constante ao centro de treinamentos, mas neste ano a rotina passou por algumas alterações. Em alguns casos, apenas 15 minutos das atividades estiveram abertos. Os trabalhos táticos, que indicam escalações, são sempre com portões fechados.

— Acho bom que todo mundo tente voltar a trabalhar e ao normal, o futebol vai tentar fazer isso. Tomara que dê tudo certo. E portanto, vou curtir o Campeonato Gaúcho e trataremos de dar o melhor para deixar o Grêmio o mais alto possível — destacou Kannemann, também na quarta-feira.

Restrições ainda maiores

Os protocolos médicos para os trabalhos em meio à pandemia do coronavírus ampliaram as restrições. O mistério sobre as escalações também tem a ver com isso.

Os atletas realizaram quase dois meses de trabalhos físicos e de finalização. Os treinos coletivos foram liberados apenas na última segunda-feira.

As entrevistas coletivas também minguaram. Grêmio e Inter inicialmente divulgaram algumas falas de jogadores.

Depois, o Colorado abriu espaço para que jornalistas enviassem perguntas em vídeo a atletas e ao técnico Eduardo Coudet. Na quarta, ocorreu conferência ao vivo - mas à distância. Em uma live, Edenílson respondeu às perguntas da imprensa.

Já o Grêmio produz material com sua equipe de comunicação, que conduz os papos com jogadores, caso de Kannemann, na quarta. O argentino foi o primeiro atleta a se manifestar em julho.

Com a confirmação de dois casos de Covid-19 na semana, o Grêmio também limitou o número de atletas evidenciados em fotos e vídeos. Minimiza, assim, qualquer possibilidade de identificação. Os dois jogadores seguem sem participar dos treinamentos.



O Gre-Nal da reabertura do Gauchão está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h30, no Beira-Rio, pela 4ª rodada do segundo turno. Grêmio e Inter lideram seus grupos.

Grêmio, treinos

VEJA TAMBÉM
- Peñarol quer comprar Arezo! Grêmio define valor e negociação promete agitar o mercado!
- Definido! Grêmio anuncia datas das eleições e confirma candidatos à presidência!
- Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

12/10/2025




11/10/2025