Máscaras e testes: FGF detalha protocolo para retorno do Campeonato Gaúcho

Diretor Ivan Pacheco se reunirá com médicos de clubes para ajustar diretrizes para retomada do futebol no RS


Fonte: Globoesporte.com

Máscaras e testes: FGF detalha protocolo para retorno do Campeonato Gaúcho
Foto: Lucas Bubols
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, debaterá com o governador Eduardo Leite a retomada do Campeonato Gaúcho, que se encontra paralisado desde 16 de março. Do outro lado, o departamento médico da entidade ajusta o protocolo para a volta do futebol no estado.



LEIA TAMBÉM: Celso Roth se manifesta sobre declaração de Souza


De acordo com o diretor médico da FGF, Ivan Pacheco, o planejamento prevê que os atletas usem máscaras no vestiário e só as tirem do rosto minutos antes de a bola rolar. O controle com a higiene será mais rígido, com orientações aos jogadores para não levar as mãos ao rosto.

Mas o tema mais sensível do protocolo são os testes para Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Pacheco afirma que não há recursos financeiros para arcar com as despesas de kits para testar todos os jogadores antes de cada jogo do estadual. Por isso, a testagem deverá ser feita por amostragem, com algo próximo a 25% dos atletas.

- A CBF quer que a gente teste todos jogadores antes dos jogos. Não temos recurso. Vamos usar um artifício epidemiológico. Pegamos uma amostra e com ela, podemos ter uma ideia. É como se fosse pegar todos jogadores e fazer testes em um parcela deles, algo entre 20% a 25%. No dia de jogo, os jogadores se fardam no vestiário. Vão em grupos de cinco, usam a máscara no vestiário e tiram para ir para o campo. Todos que entrarem no vestiário usarão máscara - diz Pacheco ao GloboEsporte.com.

Neste domingo, a FGF se reunirá com médicos de todos os 12 clubes do Gauchão para discutir o protocolo médico. Clubes como Grêmio e Inter já têm um planejamento definido e já adquiriram 300 testes cada para Covid-19.

- Espero resposta de todos os médicos para uma reunião no domingo. A Federação prepara um documento para apresentar ao governador, com as medidas seguras e tudo mais. Ainda temos que ajustar algumas coisas técnicas e burocráticas para fazer reunião com clubes. Queremos unificar alguns pontos - afirma.



A FGF remarcou a reunião com os clubes para a próxima quarta-feira, 6 de maio, um dia após a conversa entre Luciano Hocsman e o governador Eduardo Leite. No encontro, serão debatidas a volta do Gauchão e questões de regulamento. O Campeonato Gaúcho está suspenso desde 16 de março.


Grêmio, FPF, Retorno, Procedimento, Cuidados, Coronavírus, Imortal, Gauchão

VEJA TAMBÉM
- Peñarol quer comprar Arezo! Grêmio define valor e negociação promete agitar o mercado!
- Definido! Grêmio anuncia datas das eleições e confirma candidatos à presidência!
- Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/10/2025








10/10/2025