Pai de Gre-Nal da Paz alerta para organizados em política dos clubes

Alexandre Limeira, que teve a ideia de misturar colorados e gremistas, lembrou que muitos torcedores contra ações de paz já se infiltram em diretorias e conselhos

Fonte: Globo Esporte

Pai de Gre-Nal da Paz alerta para organizados em política dos clubes
Gremistas e colorados se misturaram no clássico (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

A celebração pelo “Gre-Nal da Paz” deste último domingo foi grande, quando pela primeira vez na história gremistas e colorados torceram misturados nas arquibancadas. Mas o “pai” da ideia de unir rivais num mesmo setor, lado a lado no Beira-Rio, se mostra ainda preocupado com ações de torcedores que prometem dificultar ações desse tipo. Alexandre Limeira, vice de administração do Inter, ressaltou em participação no “Redação SporTV” que torcedores organizados já procuram se infiltrar na vida política dos clubes do país para frear as medidas de paz nos estádios e pediu uma resposta à altura da maioria pacífica.

- Nos preocupam algumas movimentações, a gente vê torcedores (organizados) buscando força política e entrando nos conselhos deliberativos dos clubes, isso nos preocupa porque estão vendo que os dirigentes estão combatendo (a violência) e aí entram junto à diretoria nos conselhos. Mas a maioria, a sociedade, a imprensa, nós que somos a maioria, temos que deixar de ser silenciosos e nos impor. Aumentamos em quase 90% o número de gremistas nesse jogo, mas foi com essa torcida mista, e não foi com esse público brigão. Eles foram contra essa torcida mista porque viram um aumento de torcedores do Grêmio com outro tipo de perfil, outra qualidade. Nós temos que fazer ações que tragam mais pessoas, mas pessoas de qualidade, que venham a contribuir no futebol brasileiro - afirmou o dirigente.

Alexandre Limeira ainda contou que a partir da ação feita no Beira-Rio, onde Internacional e Grêmio empataram sem gols em rodada do Campeonato Gaúcho, muitos torcedores já têm sugerido novas ideias para aperfeiçoar a medida.

- Uma das maneiras de acabar com a violência é o combate ao anonimato, essas pessoas de forma anônima conseguem ter comportamento hostil nos estádios. O que um torcedor me disse: “Limeira, mantenha os 1.300, 1.500 lugares para os torcedores adversários, mas eles são pessoas convidadas por um colorado.

O sócio colorado vai se responsabilizar pelo amigo do serviço, pelo irmão...”. Essas ideias vão surgindo, e que bom que elas vêm de uma forma positiva para colocar pessoas de qualidade no estádio, sem perder a essência do jogo e a rivalidade.

O dirigente colorado destacou também que a o “Gre-Nal da Paz” atingiu outras locais da sociedade e promoveu um importante debate a respeito da cordialidade, como aconteceu em escolas.
- Nós vimos escolas no Rio Grande do Sul que essa semana debateram o tema "rivalidade" com as crianças, sobre convivência, e incentivaram as crianças a irem durante a semana de vermelho e azul. Essa ação ultrapassou o estádio, ultrapassou o jogo, e isso nos orgulhou muito - concluiu Limeira.

Em campo, o Grêmio terá agora uma semana livre e só joga no sábado, quando recebe o Caxias pela nona rodada. Já o Inter dá um tempo no Estadual e enfrenta o Emelec na quarta-feira, também no Beira-Rio, em confronto direto pela liderança de seu grupo na Libertadores. No domingo, visita o Juventude, no Alfredo Jaconi.