Confira 5 livros sobre o Grêmio que o torcedor precisa conhecer


Fonte: Portal do Gremista

Confira 5 livros sobre o Grêmio que o torcedor precisa conhecer
A pandemia do novo Covid-19 fez com que o calendário futebolístico fosse suspenso por tempo indeterminado. Com a grande maioria das pessoas em quarentena, que tal se aprofundar um pouco mais sobre a história do Grêmio? Abaixo, você vai poder conferir 5 livros sobre o Grêmio que você não pode deixar de ler.



LEIA TAMBÉM: Caxias analisa situação de renovação do empréstimo de Da Silva do Grêmio


1. Os Dez Mais do Grêmio (Marcelo Ferla, 2010)



Os Dez mais do Grêmio tem o objetivo de celebrar dez jogadores considerados por alguns como ícones do tricolor do Rio Grande do Sul. O torcedor gremista poderá ter acesso a histórias de jogadores como Eurico Lara, Alcindo, Everaldo, Hugo De León, R enato Gaúcho, entre outros.


2. Grêmio Hoje E Sempre: A História Tricolor Em Cada Dia Do Ano (Fernando Leite e Vicente Fonseca, 1969)



"Para cada dia do ano, os principais acontecimentos que marcaram a história do Grêmio naquela data. Para cada mês, uma narrativa baseada no depoimento de um grande personagem tricolor. Para cada uma destas histórias, a recriação, ilustrada, de um momento marcante, eterno, imortal. Assim é o Grêmio hoje e sempre – a história tricolor em cada dia do ano, uma das maiores pesquisas já realizadas sobre o Grêmio, contada de uma maneira diferente de qualquer outra. O livro conta com depoimentos exclusivos de grandes personagens da história gremista: Hugo de León, Baltazar, Roger, Valdir Espinosa, Dinho, Hélio Dourado, Jorge Veras, Galatto, Cacalo, Milton Kuelle, Cardoso e Paulo Paixão.


3. Somos Azuis, Pretos e Brancos (Léo Gerchmann, 2015)



”O Grêmio foi fundado quinze anos depois da abolição da escravatura no Brasil. Não havia sede, não havia lugar de reunião, não havia nada. O único patrimônio do clube era uma bola de futebol, a primeira surgida em Porto Alegre, trazida pelo paulista Cândido Dias. Os fundadores não eram empresários, nem nababos, não tinham posses. Eram jovens que se encontravam no restaurante Dona Maria, no Centro, e que tinham ficado entusiasmados com um evento ocorrido no feriado de Independência de 1903."


4. Memórias e Confidências. O que Faltou Esclarecer (Fábio André Koff, 2015)



Aos 84 anos, o presidente mais vitorioso da história do Grêmio, ex-presidente do Clube dos 13 e chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo da França, lança o livro “Fábio André Koff: Memórias e Confidências – O que faltou esclarecer”, publicado p ela Editora AGE, de Porto Alegre. Com depoimentos dados ao professor Paulo Flávio Ledur e ao seu filho, o jornalista Paulo Silvestre Ledur, a obra de mais de 240 páginas tem textos em primeira e terceira pessoas, e promete sacudir o mundo do futebol com algumas revelações."


5. Reconquista. A Trajetória do Tricampeonato da América (Léo Gerchmann – autor; Lucas Uebel – fotógrafo, 2018)





Este é o registro definitivo da campanha que conduziu o Grêmio ao Tri da Libertadores da América. A história de cada jogo, com textos emocionantes e mais de duzentas imagens coloridas – a maioria inéditas – captadas pelo fotógrafo oficial da delegação. Um documento precioso, em uma edição capa dura, com páginas coloridas e papel especial, em que você vai se sentir ao lado de Renato, o mito tricolor, e seus comandados, como convidado de honra desta memorável aventura.”


Grêmio, Livros, Quarentena, Coronavírus, Torcedor, Hobbie, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador
- VAR MANDA NO BRASILEIRÃO? Impacto nas decisões surpreende
- RETORNO IMINENTE? Lesões do Grêmio podem mudar o jogo






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/10/2025

10/10/2025