Grêmio deixa Serra 'abraçado', com jovens testados e ataque sob dúvidas

Em dez dias em Gramado, Tricolor remonta idolatria a Moreno, promove chegadas e partidas, dá chances a joias e mira esquema sem Giuliano e com dois centroavantes


Fonte: Ge

Grêmio deixa Serra abraçado, com jovens testados e ataque sob dúvidas
Marcelo Moreno faz "selfie" com torcedores (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Foram dez dias de muito suor, treinos físicos, jogo-treino e amistoso. De novidades, reviravoltas e muitas dúvidas. E uma certeza. De que há muito mais trabalho pela frente. O Grêmio encerrou o período de pré-temporada na receptiva Gramado nesta quarta-feira com a promessa cumprida de testar jovens, mas ainda em busca de um time e de uma solução para o ataque.

O GloboEsporte.com faz um balanço da passagem tricolor pela serra gaúcha e lista o que já foi feito e o que precisa ser ajustado por Felipão e sua trupe, antes da estreia oficial, diante do União Frederiquense, em 31 de janeiro, na Arena, pelo Gauchão.


Separados desde 2004, Gramado e Grêmio mostraram que a saudade virou motivação para uma pré-temporada de muita afinidade entre cidade e clube, a ponto de se desenhar um novo acordo para 2016. O convite foi formalizado na última segunda-feira em jantar promovido pelo consulado, com direito à tietagem no corpo a corpo entre fãs e ídolos.

Os jogadores haviam sentido o carinho logo na chegada, na noite de domingo de 10 de janeiro, o carinho do torcedor, com festa regada a música e fogos. Um ambiente que, inclusive, ajudou a restaurar a condição de ídolo de Marcelo Moreno.

Em retorno de empréstimo do Cruzeiro, o boliviano estava para ser negociado e sem motivação para atuar no Grêmio. Na Serra, no entanto, se viu cercado de elogios e gritos eufóricos em cada treino. No primeiro trabalho de finalizações, conquistou a torcida com gols de letra e voleio. Aos poucos, Moreno começou a se soltar e sorrir mais. Nem parecia o atleta casmurro que se vira na reapresentação ainda em Porto Alegre.

ataque de luxo em xeque

O trio que "assusta os rivais", de acordo com o auxiliar Ivo Wortmann (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Outro fator para alegar Moreno foi o fato de ter começado o ano como titular. Felipão montou o ataque com dois centroavantes. Ao lado do boliviano, o capitão Barcos. Uma dupla que deixou o torcedor empolgado no primeiro coletivo, de goleada por 6 a 0 dos titulares. O auxiliar Ivo Wortmann chegou a dizer que os gringos e Douglas formam um trio que "assusta os rivais".

Donos de 29 gols juntos no último Brasileirão e com salários mensais somados de R$ 1,2 milhão, os estrangeiros deixaram a desejar no jogo-treino de domingo, contra o Gramadense. Houve melhora diante do Novo Hamburgo, na quarta, e gol do boliviano. Felipão valorizou essa evolução, mas não descarta retomar a ideia tradicional de apenas um atacante fixo na área.

De resto, o esquema de Scolari parece estar encaminhado. O treinador pretende fazer dar certo um 4-4-2 com losango no meio-campo. A grande dúvida está no terceiro homem do setor, localizado à direita, tendo Ramiro (agora lesionado) atrás, Fellipe Bastos à esquerda e Douglas mais à frente e próximo dos atacantes.

meias, jovens e o furacão lincoln


Lincoln foi apagado no jogo-treino após dois ótimos coletivos (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Felipão testou Lincoln, Galhardo e Luan. O espaço, na verdade, tem dono. É Giuliano, que reúne as características de marcação e armação. O jogador, no entanto, passou a pré-temporada sem tocar na bola, em recuperação de cirurgia no púbis. Aos 16 anos, Lincoln começou a pré-temporada como a grande sensação ao lado de Marcelo Moreno. Logo no primeiro coletivo, ganhou o colete de titular de Felipão. Fez bonito ao aplicar chapéu em Everaldo e mostrar habilidade, embora lhe faltasse mais ânimo na marcação.

O presidente Romildo Bolzan chegou a chamá-lo de "exuberante", enquanto Rhodolfo brincou, afirmando que Lincoln iria "pagar os salários" de todos no futuro. Felipão foi na contramão e disse que o garoto tinha que "aprender um monte de coisas". No segundo coletivo, Lincoln entrou no time titular após 19 minutos de marasmo na armação de jogadas. Com a joia, foram três gols em cinco minutos - com um passe e um tento dele. A atuação no jogo-treino de domingo, no 2 a 0 sobre o Gramadense, todavia, ficou aquém das expectativas. Seria reserva contra o Novo Hamburgo.

Testar jovens era uma das prioridades da pré-temporada, uma vez que o discurso é de austeridade financeira. Do elenco de 33 atletas que subiu a Serra, sem contar os goleiros e os centroavantes Lucas Coelho e Everaldo, com idades um pouco mais avançadas, são 14 valores da base que ingressaram numa espécie de vestibular com Felipão. A ideia do treinador é reduzir essa parte do elenco para seis ou sete jovens. Segundo ele, as promoções e os cortes já estão definidos, para poder trabalhar com um grupo de até 28 opções para o Gauchão.

Além de Lincoln, os jovens que mais atuaram foram o zagueiro Gabriel Silva, o volante Araújo e o lateral-esquerdo Marcelo Hermes. Gabriel e Hermes tiveram chances muito pelas lesões de Geromel e Marcelo Oliveira, mesmo caso dos goleiros Léo e Tiago, "beneficiados" pelo cansaço muscular de Marcelo Grohe. Araújo, 19 anos, pode ser considerado o valor da base com maior crescimento. Foi o único a ser elogiado nas duas últimas coletivas de Felipão. E faz o Grêmio correr para comprar parte de seus direitos econômicos do Juazeiro-CE antes do fim do contrato de empréstimo, em 31 de janeiro.


Felipão conversa com Araújo em treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O Grêmio enfrentou dois testes na Serra. Primeiro, no domingo, diante do Gramadense, clube amador da cidade. O time titular não foi bem e ficou no 0 a 0. Na volta do intervalo, um ataque repleto de jovens velozes construiu o 2 a 0, com Paulinho e Everton.

O time começou com: Leo; Matias, Gabriel Silva, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Ramiro, Fellipe Bastos, Douglas e Lincoln; Marcelo Moreno e Barcos.

Nesta quarta-feira, o rival foi o Novo Hamburgo, futuro adversário tricolor no Gauchão. O amistoso, aliás, ganhou contornos da disputa estadual, ao ser recheado de lances ríspidos, campo pesado pela chuva e belos gols. O ataque titular funcionou melhor com Luan ao lado de Douglas municiando Moreno e Barcos. Partiram do jovem meia o primeiro gol e a assistência para o tento do boliviano. Mas o Noia buscou o empate duas vezes: 2 a 2.

O time começou com: Tiago; Matías Rodriguez, Gabriel Silva, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Ramiro, Fellipe Bastos, Luan e Douglas; Barcos e Marcelo Moreno.

Felipão ainda não pareceu muito preocupado com resultados. Aproveitou o tempo em Gramado para ajustar velhos defeitos. Como a bola parada. Uma de suas obsessões foi o escanteio, arma usada com sucesso apenas duas vezes no Brasileirão passado.

As atividades de cruzamentos e finalizações na grande área revelaram bom desempenho de Matías Rodríguez. Sem espaço no segundo semestre de 2014, o argentino mostrou pegar bem na bola e ainda foi usado por Felipão como elemento surpresa em cabeçada. O reforço Rafael Galhardo, também lateral-direito, chamou a atenção pela precisão nas cobranças de falta.

chegadas e partidas

Erazo deve ser o último reforço do Grêmio para o Gauchão (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com

Galhardo não subiu a Serra com os demais 33 integrantes iniciais da delegação - contando os lesionados Geromel, Gabriel e Giuliano. Juntou-se ao grupo um dia depois, indicando que as idas e vindas não parariam por aí. O zagueiro Rafael Thyere foi chamado para engordar a lista de homens da defesa na primeira quarta-feira. Contratado no sábado após "recuo estratégico" da direção, mais um defensor, Erazo, compareceu em Gramado na última segunda e treinou fisicamente na terça.

Em termos de saída, o lateral Breno e o zagueiro Werley foram negociados para Portugal e Santos, respectivamente. Fellipe Bastos recebeu oferta volumosa dos Emirados Árabes Unidos. Como seus direitos econômicos são vinculados ao Vasco, cabe ao Grêmio apenas esperar a definição - ao todo, a direção acertou a saída de 11 jogadores desde o final do Brasileirão. O grupo desceu a Serra na noite de quarta com 34 atletas. E um ano inteiro pela frente.

Confira quem desceu a Serra:

Goleiros: Marcelo Grohe, Tiago, Léo e Vitor
Zagueiros: Rhodolfo, Lucas Costa, Gabriel Silva, Rafael Thyere, Erazo, Gabriel (lesionado) e Geromel (lesionado)
Laterais: Matías Rodríguez, Galhardo, Liverson e Marcelo Hermes
Volantes: Fellipe Bastos, Ramiro (lesionado), Araújo, Negueba e Balbino
Meias: Douglas, Lincoln e Luan
Atacantes: Barcos, Marcelo Moreno, Lucas Coelho, Everaldo, Everton, Erik, Paulista, Paulinho e Pedro Rocha



VEJA TAMBÉM
- STJ não gosta do Grêmio: é premente recorrer à injustiça que foi feita
- Renato Gaúcho faz declaração sobre possível ida para o Cruzeiro
- Botafogo x Grêmio será em campo neutro






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/9/2024






















6/9/2024