Moreno vai de peso a xodó no Grêmio e recebe mimos para "voltar a ser feliz"

Centroavante não queria ficar no clube, que também gostaria de negociá-lo; com falta de ofertas oficiais, direção, Felipão e jogadores tentam recriar ambiente favorável


Fonte: Ge

Moreno vai de peso a xodó no Grêmio e recebe mimos para voltar a ser feliz
Moreno começa a se soltar nos treinamentos do Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Marcelo Moreno não queria voltar ao Grêmio, nem o Grêmio queria Marcelo Moreno. O tom grave de seu semblante na reapresentação em Porto Alegre, na quinta-feira, indicava pouca empolgação.

Bastaram, no entanto, menos de dois dias na serra gaúcha para o boliviano voltar a sorrir e sinalizar uma reviravolta. De permanência indesejada, aos poucos, o centroavante começa a ser abraçado por elenco e torcida. A ponto de se tornar quase um xodó. Se nenhuma oferta efetiva chegar, o futuro de Moreno ficará cada vez mais azul.

O esforço por um ambiente favorável a Moreno começou ainda naquela quinta-feira de poucos sorrisos. Foi quando o diretor executivo de futebol Rui Costa conversou com o jogador, queria vê-lo com o mesmo espírito com o qual ajudara o Cruzeiro no bicampeonato brasileiro, marcando 15 gols. Na segunda, ao GloboEsporte.com, o dirigente confirmou a evolução:

- É um processo natural. Ele saiu de uma forma meio ruim, pelo ambiente que se criou. Ele está novamente se sentindo no clube, tendo um sentimento de pertencimento. Eu também percebo isso, a cada dia ele está mais integrado com o grupo.

Moreno agitado: R$ 10 milhões, gols e atritos

Para se entender a “forma meio ruim”, é preciso retornar ao começo de tudo. Moreno foi a contratação mais cara da gestão de Odone, oriundo do futebol ucraniano por R$ 10 milhões no fim de 2011. O centroavante foi apresentado numa festa com moldes europeus no Olímpico e chegou a ter uma camiseta personalizada. Terminou o ano sem o brilho esperado, mas com importantes 22 gols.

Vanderlei Luxemburgo, que havia substituído Caio Júnior em fevereiro de 2012, nunca foi fã do futebol do boliviano. Assim que a temporada seguinte se avizinhou, recebeu Barcos como reforço. Moreno se sentiu desvalorizado, passou a treinar separado e foi aos microfones, desafiando, em entrevista à Rádio Gaúcha na ocasião, os seus colegas de ataque a encerrar 2013 com os seus 22 gols da temporada anterior. A declaração caiu mal no grupo e gerou resposta azeda de Kleber Gladiador, dizendo que o companheiro havia desrespeitado o Grêmio.

A partir daí, Moreno foi emprestado para o Flamengo naquele ano. Em 2014, vestiu a camiseta do Cruzeiro. No meio da indefinição de sua permanência na Raposa, mais uma polêmica. O antigo assessor de futebol do Grêmio, Duda Kroeff, disse que seria melhor o boliviano ficar em Minas Gerais. A resposta veio em nota oficial, na qual Moreno externou sua disposição em não retornar ao Tricolor. O restante da direção tratou, aos poucos, a reabrir as portas ao jogador, embora ainda ache difícil equacionar financeiramente o seu alto salário.


Felipão conversa com Moreno em treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A tática de Felipão

O problema é que não surgiram propostas oficias. Moreno tem contrato até o fim de 2015. É exatamente esse ponto que Felipão pretende explorar. O treinador tem um amigo em comum com Marcelo Moreno, que lhe garantiu que o jogador está motivado. Scolari argumenta também que, embora o boliviano possa fazer um pré-contrato na metade da temporada, só conseguirá interessados se atuar bem de azul.

Felipão, inclusive, conversou com Moreno no treino da manhã de segunda-feira, no campo da Vila Olímpica, em atividade com direito a duas canetas do centroavante sobre seus companheiros. Ele vê grandes chances de montar uma parceria com Barcos.

- (Barcos e Moreno) Podem jogar juntos. São dois jogadores de excelente qualidade técnica principalmente no setor de área. O Moreno foi vice artilheiro do Brasileiro, o Barcos deve ter sido terceiro, tenho que procurar um entrosamento e, na medida em que puder fazer isso, podem jogar juntos. Sistemas existem para colocá-los. Com menos velocidade, menos explosão, mais jogada aérea. Tudo trabalharemos na pré-temporada e no início dos campeonatos - projeta o treinador. - E o Marcelo se propõe a trabalhar conosco e com alegria. Pelo que tenho visto.

O capitão entra em campo

Barcos conversou longamente com Moreno ainda em Porto Alegre, no treino de domingo. Rui Costa elogia a postura do capitão do time, que, em 2014, venceu “tardiamente” o desafio do boliviano de 2013, chegando a 29 gols na temporada.

O Barcos mostra uma postura muito correta. De jogadores que ocupam a mesma posição. Isso mostra um perfil desse grupo. A concorrência nesse grupo é leal - exaltou o dirigente.

A torcida também parece estar em sintonia com Barcos e abraçou Moreno. Na chegada em Gramado, na noite de domingo. o boliviano foi um dos mais festejados ao descer do ônibus e ingressar no saguão do hotel. Um gremista lhe agradeceu por ter ficado. Assim, tornou-se impossível para Moreno segurar o sorriso. Nos treinamentos, mais carinho dos fãs e boa dose de incentivo dos jogadores nas divididas.

- Eu já tive a oportunidade de conversar. Senti ele muito feliz, muito motivado. Ele vem de um título brasileiro, com a confiança alta, isso é bom para a gente também. Ele quer mostrar serviço. Estamos contentes. Sabemos das qualidades, que se trata de um grande jogador, vai nos ajudar bastante - referenda Marcelo Grohe.


Marcelo Moreno é recebido com carinho em Gramado (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)



VEJA TAMBÉM
- RENATO PORTALUPPI DEIXA O FUTURO EM ABERTO! Técnico do Grêmio promete revelar nomes antes de possível saída!
- CONTOU TUDO! Braithwaite revela detalhes de conversa com presidente sobre futebol.
- UNIÃO PELO GRÊMIO! Marchesín deixa recado sobre erros, futuro e a despedida de Geromel!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/11/2024









































27/11/2024