O fumante Fossati e Maidana briga com juiz: as curiosidades das pré-temporadas da dupla Gre-Nal

Relembre de fatos inusitados e pitorescos dos períodos de preparação de Inter e Grêmio nas cidades da serra gaúcha


Fonte: Diário Gaucho

O fumante Fossati e Maidana briga com juiz: as curiosidades das pré-temporadas da dupla Gre-Nal
Treinador uruguaio e zagueiro argentino viveram situações curiosas pela Dupla Foto: Montagem sobre fotos de Almir Dupont e Valdir Friolin / Agência RBS

O Inter subiu a serra no sábado, e neste domingo é a vez do Grêmio. Fazer a pré-temporada no interior do Estado é tradicional para a dupla Gre-Nal. E histórias curiosas e engraçadas costumam surgir, seja em Gramado, seja em Bento Gonçalves. Por isso, lembre de alguns fatos dos últimos anos na preparação de colorados e tricolores.

No Inter:

Festa dos campeões
Bento Gonçalves fez uma recepção apoteótica para os campeões mundiais. A delegação desfilou no carro dos Bombeiros, exibindo a taça da Fifa. Foram mais de duas horas passeando no centro da cidade até conseguir chegar ao hotel. Pelo menos 20 mil torcedores, de vários municípios da Serra, acompanharam o cortejo. Gabiru, o herói de Yokohama, foi o mais incensado entre os jogadores.

O cigarro do treinador
O Inter apostou no uruguaio Jorge Fossati para a Libertadores. Em Bento, Fossati apresentou um estilo um tanto distinto dos treinadores brasileiros. Em meio aos treinos físicos, era fácil vê-lo sentado à beira do gramado com um cigarro entre os dedos. A imagem parecia saída dos anos 80.

Tudo rápido
Classificado para a primeira fase da Libertadores, a preparação do time de Dorival Júnior (com Fernandão como gerente de futebol) em Gramado foi mais curta do que o normal, devido à necessidade de encarar o mata-mata com o Once Caldas. O Inter se classificou, mas parou nas oitavas do torneio.

Com Dunga
Dunga foi a grande estrela da pré-temporada. Com a moral de capitão do Tetra e de ex-treinador da Seleção ainda em alta, o técnico foi o mais disputado pelos torcedores. A preparação em Gramado ainda foi marcada pela venda de Dagoberto ao Cruzeiro e pela chegada de Willians, contratado à Udinese.

No açude
Com Abel Braga de volta ao clube, o Inter partiu para Gramado. A pré-temporada marcou a saída de Diego Forlán para o futebol japonês. A descontração do grupo provocou momentos engraçados, como o mergulho de Índio e de Rafael Moura em um açude, no Gramado Golf Club, enquanto um tentava empurrar o outro para a água.

No Grêmio:

Bronca Mercosul
As relações Brasil-Argentina sofreram um pequeno abalo na pré-temporada de 2006, em Bento Gonçalves. Por conta de um episódio que envolveu o zagueiro Maidana e o árbitro amador Antônio Carlos Anhaia, durante um jogo-treino.

— Quando fui reclamar que não havia cometido uma falta, ele disse: vai jogar lá na Argentina — contou o jogador, orientado por Mano Menezes a reclamar menos da arbitragem brasileira.

Paranaense, Antônio Carlos Anhaia virou celebridade na cidade pelo amarelo aplicado ao zagueiro.

Carlos Eduardo
"Canhoto abusado" foi a manchete usada por Zero Hora para anunciar Carlos Eduardo, a estrela da pré-temporada de 2007. Melhor em campo no amistoso de encerramento, ele encheu os olhos da torcida com seus dribles. Seu talento foi confirmado no Gauchão e na Libertadores. Na metade do ano, estava vendido ao Hoffenhein, da Alemanha.

— Daqui a alguns anos, esta foto vai valer milhões — empolgou-se um torcedor, que, antes do jogo, esperava na fila para posar ao lado do jogador.

Pico, gordinho
Encostados na tela do campo do São Paulo, clube amador de Bento Gonçalves, os torcedores riam de um gordinho que corria no gramado, em 2008. Era Anderson Pico, então com 19 anos, que chamava a atenção pelo excesso de peso com que havia se apresentado no início do ano. Hoje no Flamengo, o lateral havia voltado das férias redondo nos seus 80 quilos. E tomara uma dura de Mano Menezes, o primeiro técnico a aproveitá-lo entre os profissionais.

— Reconheço que estou gordo, sim. Mas estava em férias. Nessas horas, a gente esquece tudo — explicou.

O drama de Sorondo
Recém-contratado pelo Grêmio, pouco depois de deixar o Inter, o zagueiro Sorondo protagonizou um drama em 8 de janeiro, primeiro dia da pré-temporada de 2012. Ao tentar um giro, o uruguaio sentiu a perna direita trancar no campo e teve rompido o ligamento cruzado do joelho direito. Seu choro, sentado dentro do campo, comoveu a todos. Como seu contrato previa rescisão de caso de nova lesão, algo frequente na passagem pelo rival, Sorondo foi embora sem sequer ter conseguido vestir a camisa do Grêmio.

O tombo de Fernandão
Uma multidão cercou o ônibus com a delegação gremista na chegada a Bento Gonçalves, em 6 de janeiro de 2012, uma sexta-feira escaldante. Para providenciar uma entrada segura dos jogadores no hotel, o segurança Fernandão, foi o primeiro a descer. Na corrida, não enxergou o cordão de isolamento esticado pelos brigadianos, trancou nele e desabou no chão, com seus 118 quilos, levando ao delírio quem viu a cena. Passista da Imperadores, Fernandão vangloriou-se por não ter deixado cair no piso seus dois celulares.



VEJA TAMBÉM
- RENATO PORTALUPPI DEIXA O FUTURO EM ABERTO! Técnico do Grêmio promete revelar nomes antes de possível saída!
- CONTOU TUDO! Braithwaite revela detalhes de conversa com presidente sobre futebol.
- UNIÃO PELO GRÊMIO! Marchesín deixa recado sobre erros, futuro e a despedida de Geromel!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/11/2024









































27/11/2024