
Beto Carvalho aposta em produtos no "universo 19903"
(Foto: Diego Guichard)
Hamburgueria, Paleteria, Rádio. Enquanto o Grêmio vive fase de contenção de despesas e reestruturação no futebol, tem no marketing maior relevância, um caminho projetado a médio e longo prazo para auxiliar na saúde financeira e que também gere resultados diretos ao torcedor. Trata-se de um projeto com o lançamento de produtos e ações inovadoras sob o “universo 1903”, em referência ao ano de fundação.
A ideia é de que esse "guarda-chuva 1903" expanda-se para outros braços, seja no ramo alimentício ou em produtos. Sem investimento em franquias, o Grêmio ganha receitas por meio do pagamento de royalties.
Diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho criou um termo específico para o ramo de futebol: o “soccerting”. Nada mais é do que se aproveitar da “paixão” do torcedor para gerar envolvimento, gerando uma “recompensa” para o consumidor.
- Soccerting é um neologismo que criei para isso, com dois alicerces. O primeiro é a paixão que é o significado dessa marca. O segundo é a recompensa. O consumidor precisa ter recompensa por essa paixão. Tudo isso somado gera relevância para a marca – explica o dirigente, que foi escolhido o melhor executivo de marketing em 2013, por premiação promovida pela Brasil Sports Market (BrSM).
Cases de sucesso
Inaugurada em setembro do ano passado, a Hamburgueria 1903 foi marco inicial desse guarda-chuva, com um audacioso processo que mira a instalação de até 100 estabelecimentos em cinco anos. Loja temática, é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.

Paleteria do Grêmio foi inaugurada no Aeroporto Salgado Filho (Foto: SportFood/Divulgação)
Na última semana, foi a vez do lançamento da Paleteria 1903, ao explorar uma das novas “febres”. Os dois primeiros quiosques foram inaugurados neste sábado no Aeroporto Salgado Filho, onde o marketing do clube já havia realizado ações durante a Copa do Mundo. Haverá ainda locais de venda na Arena em dias de jogos e também na hamburgueria, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.
Já na quinta-feira, outra inovação. Os gremistas ganharam o Grêmio Rádio Umbro para acompanhar notícias sobre o Tricolor, além de transmissões de jogos. Na frequência da emissora - 90,3 FM – há outra menção ao ano de fundação do clube.
Aliás, a última semana foi repleta de lançamentos pelo clube. Na noite de quinta-feira, foi realizado na Arena desfile para mostrar o novo uniforme, confeccionado pela Umbro. No contrato estabelecido entre clube e empresa, uma cláusula em especial: o Tricolor gaúcho receberá mais por desempenho.
- Além da quantia financeira pré-estabelecida, se for campeão (ou bem colocado), ganha mais. Expõe a marca vencedora – explica o dirigente.

Parceria com Umbro renderá frutos por deempenho (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Durante o Brasileirão, Grêmio e Umbro lançarão um terceiro uniforme, sendo que um quarto também está em pauta. Segundo Beto Carvalho, todos seguirão a linha com azul, preto e branco.
- Nós temos pesquisas que mostram. O torcedor prefere a manutenção das cores tradicionais e não como no futebol europeu. Mas terá sim design inovador – esclarece.
É certo que o universo 1903 será ampliado para cada vez proporcionar novos produtos ao torcedor e, com isso, ampliar fontes de renda. Mas s novas ações seguem guardadas sob sigilo.
VEJA TAMBÉM
- JANELA ARRASADORA? Guerra celebra contratações e mira Libertadores para o Tricolor.
- PAMPA IMORTAL! Grêmio lança manto que une tradição e identidade gaúcha.
- Arthur pronto para estrear, mas Grêmio sofre com ausências de última hora!
(Foto: Diego Guichard)
Hamburgueria, Paleteria, Rádio. Enquanto o Grêmio vive fase de contenção de despesas e reestruturação no futebol, tem no marketing maior relevância, um caminho projetado a médio e longo prazo para auxiliar na saúde financeira e que também gere resultados diretos ao torcedor. Trata-se de um projeto com o lançamento de produtos e ações inovadoras sob o “universo 1903”, em referência ao ano de fundação.
A ideia é de que esse "guarda-chuva 1903" expanda-se para outros braços, seja no ramo alimentício ou em produtos. Sem investimento em franquias, o Grêmio ganha receitas por meio do pagamento de royalties.
Diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho criou um termo específico para o ramo de futebol: o “soccerting”. Nada mais é do que se aproveitar da “paixão” do torcedor para gerar envolvimento, gerando uma “recompensa” para o consumidor.
- Soccerting é um neologismo que criei para isso, com dois alicerces. O primeiro é a paixão que é o significado dessa marca. O segundo é a recompensa. O consumidor precisa ter recompensa por essa paixão. Tudo isso somado gera relevância para a marca – explica o dirigente, que foi escolhido o melhor executivo de marketing em 2013, por premiação promovida pela Brasil Sports Market (BrSM).
Cases de sucesso
Inaugurada em setembro do ano passado, a Hamburgueria 1903 foi marco inicial desse guarda-chuva, com um audacioso processo que mira a instalação de até 100 estabelecimentos em cinco anos. Loja temática, é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.

Paleteria do Grêmio foi inaugurada no Aeroporto Salgado Filho (Foto: SportFood/Divulgação)
Na última semana, foi a vez do lançamento da Paleteria 1903, ao explorar uma das novas “febres”. Os dois primeiros quiosques foram inaugurados neste sábado no Aeroporto Salgado Filho, onde o marketing do clube já havia realizado ações durante a Copa do Mundo. Haverá ainda locais de venda na Arena em dias de jogos e também na hamburgueria, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.
Já na quinta-feira, outra inovação. Os gremistas ganharam o Grêmio Rádio Umbro para acompanhar notícias sobre o Tricolor, além de transmissões de jogos. Na frequência da emissora - 90,3 FM – há outra menção ao ano de fundação do clube.
Aliás, a última semana foi repleta de lançamentos pelo clube. Na noite de quinta-feira, foi realizado na Arena desfile para mostrar o novo uniforme, confeccionado pela Umbro. No contrato estabelecido entre clube e empresa, uma cláusula em especial: o Tricolor gaúcho receberá mais por desempenho.
- Além da quantia financeira pré-estabelecida, se for campeão (ou bem colocado), ganha mais. Expõe a marca vencedora – explica o dirigente.

Parceria com Umbro renderá frutos por deempenho (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Durante o Brasileirão, Grêmio e Umbro lançarão um terceiro uniforme, sendo que um quarto também está em pauta. Segundo Beto Carvalho, todos seguirão a linha com azul, preto e branco.
- Nós temos pesquisas que mostram. O torcedor prefere a manutenção das cores tradicionais e não como no futebol europeu. Mas terá sim design inovador – esclarece.
É certo que o universo 1903 será ampliado para cada vez proporcionar novos produtos ao torcedor e, com isso, ampliar fontes de renda. Mas s novas ações seguem guardadas sob sigilo.
VEJA TAMBÉM
- JANELA ARRASADORA? Guerra celebra contratações e mira Libertadores para o Tricolor.
- PAMPA IMORTAL! Grêmio lança manto que une tradição e identidade gaúcha.
- Arthur pronto para estrear, mas Grêmio sofre com ausências de última hora!
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Celebração dos 122 Anos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Reestreia de Arthur no Grêmio após quatro meses em campo; veja estatísticas
Vice do Inter critica postura de jogadores no GreNal e fala em "vergonha"
Kannemann desfalca Grêmio em clássico Gre-Nal por cartão amarelo recebido.
Lesão grave tira titular absoluto do Grêmio dos gramados até o final do ano
Mano Menezes confessa erro em negociação de jogador com o Grêmio
Braithwaite sofre ruptura do tendão de Aquiles em jogo pelo Grêmio
Mano afirma: Qualidade do Grêmio não falta, responsabilidade é dele.
Grêmio comete erro em substituição e irrita Mano Menezes; saiba mais.
Desfalque certo no Gre-Nal e estreia confirmada: bastidores da confusão revelados.
Mano Menezes esclarece equívoco em troca durante confronto entre Grêmio e Mirassol
Mano assume responsabilidade em derrota do Grêmio: equipe possui qualidade.
Grêmio: Braithwaite se lesiona gravemente e desfalca equipe até o final.
Mano esclarece equívoco em substituição do Grêmio durante arbitragem isenta.
Braithwaite sofre lesão grave e desfalca Grêmio até o final da temporada
Erro da Comissão é Admitido por Mano em Entrevista sobre Saída Antecipada
Mano Menezes se irrita com alteração equivocada na derrota do Grêmio para o Mirassol
Grêmio divulga atualização sobre lesão do atacante Braithwaite.
Substituição equivocada no jogo do Grêmio gera revolta de Mano Menezes.
Mirassol vence no sul, dorme no G-4 do Brasileirão e aumenta crise no Grêmio.
Avaliação do Desempenho da Seleção Brasileira nas Partidas da Data FIFA
Mirassol surpreende e bate Grêmio, entrando no G4 do Brasileirão.
Grêmio é derrotado por Mirassol na estreia de Arthur e deixa G-4.
Grêmio luta para sair da zona de rebaixamento na Arena.
Desafios Criativos do Grêmio: Soluções Escassas no Reencontro com a Derrota
Notas dos jogadores do Grêmio na derrota para o Mirassol no Brasileirão
Decepcionado Arthur lamenta nova derrota do Grêmio em sua reestreia
Desempenho do Grêmio em Casa contra o Mirassol: Análise e Notas
Derrota do Grêmio para o Mirassol na Arena marca reestreia de Arthur.
Grêmio garante vaga na final do Gauchão Feminino Sub-15
Inter quebra tabu contra o Grêmio e vence Gre-Nal de forma convincente
Perspectiva europeia sobre o futebol brasileiro: análise de Braithwaite
Novas esperanças com Arthur: Grêmio em busca de recuperação no futebol.
Transmissão ao vivo de Grêmio x Mirassol: horário, escalações e informações importantes.
Inter vence Gre-Nal e encerra série invicta do Grêmio no Gauchão Feminino.
Grêmio x Mirassol: análise, prognósticos e probabilidades no Campeonato Brasileiro.
Nova chance para Arthur mostra Grêmio em busca da vitória contra o Mirassol.
Grêmio enfrenta o Mirassol na volta de Arthur aos gramados.