
Beto Carvalho aposta em produtos no "universo 19903"
(Foto: Diego Guichard)
Hamburgueria, Paleteria, Rádio. Enquanto o Grêmio vive fase de contenção de despesas e reestruturação no futebol, tem no marketing maior relevância, um caminho projetado a médio e longo prazo para auxiliar na saúde financeira e que também gere resultados diretos ao torcedor. Trata-se de um projeto com o lançamento de produtos e ações inovadoras sob o “universo 1903”, em referência ao ano de fundação.
A ideia é de que esse "guarda-chuva 1903" expanda-se para outros braços, seja no ramo alimentício ou em produtos. Sem investimento em franquias, o Grêmio ganha receitas por meio do pagamento de royalties.
Diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho criou um termo específico para o ramo de futebol: o “soccerting”. Nada mais é do que se aproveitar da “paixão” do torcedor para gerar envolvimento, gerando uma “recompensa” para o consumidor.
- Soccerting é um neologismo que criei para isso, com dois alicerces. O primeiro é a paixão que é o significado dessa marca. O segundo é a recompensa. O consumidor precisa ter recompensa por essa paixão. Tudo isso somado gera relevância para a marca – explica o dirigente, que foi escolhido o melhor executivo de marketing em 2013, por premiação promovida pela Brasil Sports Market (BrSM).
Cases de sucesso
Inaugurada em setembro do ano passado, a Hamburgueria 1903 foi marco inicial desse guarda-chuva, com um audacioso processo que mira a instalação de até 100 estabelecimentos em cinco anos. Loja temática, é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.

Paleteria do Grêmio foi inaugurada no Aeroporto Salgado Filho (Foto: SportFood/Divulgação)
Na última semana, foi a vez do lançamento da Paleteria 1903, ao explorar uma das novas “febres”. Os dois primeiros quiosques foram inaugurados neste sábado no Aeroporto Salgado Filho, onde o marketing do clube já havia realizado ações durante a Copa do Mundo. Haverá ainda locais de venda na Arena em dias de jogos e também na hamburgueria, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.
Já na quinta-feira, outra inovação. Os gremistas ganharam o Grêmio Rádio Umbro para acompanhar notícias sobre o Tricolor, além de transmissões de jogos. Na frequência da emissora - 90,3 FM – há outra menção ao ano de fundação do clube.
Aliás, a última semana foi repleta de lançamentos pelo clube. Na noite de quinta-feira, foi realizado na Arena desfile para mostrar o novo uniforme, confeccionado pela Umbro. No contrato estabelecido entre clube e empresa, uma cláusula em especial: o Tricolor gaúcho receberá mais por desempenho.
- Além da quantia financeira pré-estabelecida, se for campeão (ou bem colocado), ganha mais. Expõe a marca vencedora – explica o dirigente.

Parceria com Umbro renderá frutos por deempenho (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Durante o Brasileirão, Grêmio e Umbro lançarão um terceiro uniforme, sendo que um quarto também está em pauta. Segundo Beto Carvalho, todos seguirão a linha com azul, preto e branco.
- Nós temos pesquisas que mostram. O torcedor prefere a manutenção das cores tradicionais e não como no futebol europeu. Mas terá sim design inovador – esclarece.
É certo que o universo 1903 será ampliado para cada vez proporcionar novos produtos ao torcedor e, com isso, ampliar fontes de renda. Mas s novas ações seguem guardadas sob sigilo.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio destrava negociação e futuro de promessa é revelado — veja o que aconteceu
- Grêmio separa mais de 20 milhões pra trazer zagueiro de peso — e são 5 nomes na mesa
- Técnico do Chelsea revela: estudou Renato no Grêmio pra encarar o Fluminense
(Foto: Diego Guichard)
Hamburgueria, Paleteria, Rádio. Enquanto o Grêmio vive fase de contenção de despesas e reestruturação no futebol, tem no marketing maior relevância, um caminho projetado a médio e longo prazo para auxiliar na saúde financeira e que também gere resultados diretos ao torcedor. Trata-se de um projeto com o lançamento de produtos e ações inovadoras sob o “universo 1903”, em referência ao ano de fundação.
A ideia é de que esse "guarda-chuva 1903" expanda-se para outros braços, seja no ramo alimentício ou em produtos. Sem investimento em franquias, o Grêmio ganha receitas por meio do pagamento de royalties.
Diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho criou um termo específico para o ramo de futebol: o “soccerting”. Nada mais é do que se aproveitar da “paixão” do torcedor para gerar envolvimento, gerando uma “recompensa” para o consumidor.
- Soccerting é um neologismo que criei para isso, com dois alicerces. O primeiro é a paixão que é o significado dessa marca. O segundo é a recompensa. O consumidor precisa ter recompensa por essa paixão. Tudo isso somado gera relevância para a marca – explica o dirigente, que foi escolhido o melhor executivo de marketing em 2013, por premiação promovida pela Brasil Sports Market (BrSM).
Cases de sucesso
Inaugurada em setembro do ano passado, a Hamburgueria 1903 foi marco inicial desse guarda-chuva, com um audacioso processo que mira a instalação de até 100 estabelecimentos em cinco anos. Loja temática, é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.

Paleteria do Grêmio foi inaugurada no Aeroporto Salgado Filho (Foto: SportFood/Divulgação)
Na última semana, foi a vez do lançamento da Paleteria 1903, ao explorar uma das novas “febres”. Os dois primeiros quiosques foram inaugurados neste sábado no Aeroporto Salgado Filho, onde o marketing do clube já havia realizado ações durante a Copa do Mundo. Haverá ainda locais de venda na Arena em dias de jogos e também na hamburgueria, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.
Já na quinta-feira, outra inovação. Os gremistas ganharam o Grêmio Rádio Umbro para acompanhar notícias sobre o Tricolor, além de transmissões de jogos. Na frequência da emissora - 90,3 FM – há outra menção ao ano de fundação do clube.
Aliás, a última semana foi repleta de lançamentos pelo clube. Na noite de quinta-feira, foi realizado na Arena desfile para mostrar o novo uniforme, confeccionado pela Umbro. No contrato estabelecido entre clube e empresa, uma cláusula em especial: o Tricolor gaúcho receberá mais por desempenho.
- Além da quantia financeira pré-estabelecida, se for campeão (ou bem colocado), ganha mais. Expõe a marca vencedora – explica o dirigente.

Parceria com Umbro renderá frutos por deempenho (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Durante o Brasileirão, Grêmio e Umbro lançarão um terceiro uniforme, sendo que um quarto também está em pauta. Segundo Beto Carvalho, todos seguirão a linha com azul, preto e branco.
- Nós temos pesquisas que mostram. O torcedor prefere a manutenção das cores tradicionais e não como no futebol europeu. Mas terá sim design inovador – esclarece.
É certo que o universo 1903 será ampliado para cada vez proporcionar novos produtos ao torcedor e, com isso, ampliar fontes de renda. Mas s novas ações seguem guardadas sob sigilo.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio destrava negociação e futuro de promessa é revelado — veja o que aconteceu
- Grêmio separa mais de 20 milhões pra trazer zagueiro de peso — e são 5 nomes na mesa
- Técnico do Chelsea revela: estudou Renato no Grêmio pra encarar o Fluminense
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio enfrentará desfalque importante no meio para decisão da Recopa Gaúcha.
Torcida do Grêmio manifesta insatisfação com desempenho de Cuéllar
Importância da Recopa Gaúcha para o Grêmio
Arena Atrasa Balanço Financeiro e Números de 2024 São Mistério para o Grêmio
Retorno das Duplas do Brasileirão: Decisões Regionais Movimentam a Próxima Rodada.
Zagueiros, meia, 1º volante inusitado e os possíveis destaques da equipe.
Grêmio fecha parceria com equipe da Liga Nacional de Futsal
Grêmio perde chance de contratar Borré devido a novo motivo emergente.
Grêmio destrava negociação e futuro de promessa é revelado — veja o que aconteceu
Grêmio separa mais de 20 milhões pra trazer zagueiro de peso — e são 5 nomes na mesa
Recado do São José ao Grêmio antes da Recopa Gaúcha
Grêmio inicia temporada com desafio decisivo em busca de título.
Disputa entre dois jogadores do Grêmio pela titularidade no time principal
Grêmio enfrenta São José na decisão da Recopa Gaúcha na Arena.
Técnico do Chelsea revela: estudou Renato no Grêmio pra encarar o Fluminense
Grêmio investe R$ 13 milhões em reforma do CT Luiz Carvalho
Grêmio x São José-RS: transmissão ao vivo, horário e escalações no futebol.
Retorno Importante Marca Treino do Grêmio
Marcelo Marques anuncia possível vice-presidente em caso de vitória no Grêmio
Marcelo Marques revela acerto no valor da compra da Arena do Grêmio
Farid divulga novos reforços do Grêmio no time de futebol.
Grêmio enfrenta dilema com retorno de Carballo e ausência em reapresentação.
Eleição no Grêmio: Propostas de Marcelo Marques para presidência do clube
Peñarol intensifica negociações com Grêmio por contratação de Arezo: "estamos lutando
Grêmio adota nova estratégia no mercado da bola: mudança de postura.
Renato gaúcho, do Fluminense, sinaliza interesse em retornar ao Grêmio
Grêmio firma parceria vantajosa e ganha US$ 700 mil.
Daniela Montoya convocada para a Copa América.
Fluminense encara Chelsea: semi do Mundial chama atenção global para confronto histórico
Grêmio promove evento inspirado na Kings League de forma inovadora e colaborativa.
Clássico Grêmio x São José: transmissão, times e arbitragem no futebol.
Carballo recusa reapresentação no Grêmio devido a razões pessoais
Recuperado de lesão, Monsalve volta a disputar vaga com Cristaldo no Grêmio.
Jogo Grêmio x São José: Escalações, Arbitragem, Transmissão e Retrospecto.
Transmissão de Grêmio x Vasco pelo Brasileirão Sub-17 na GrêmioTV.
Renato considera retorno ao Grêmio após direção receber milhões e meia cogitado.
Sub-15 goleia novamente e encara Lajeado nas oitavas do Gauchão.
Recopa da América conquistada pelo Grêmio: mais um troféu no currículo!
Mosqueteiras Iniciam Semana de Treinamentos no Complexo Esportivo da Ulbra
Grêmio rejeita oferta por atleta talentoso de sua equipe principal
Grêmio pronto para a decisão da Recopa Gaúcha!
André Henrique aproveita dúvidas e avança hierarquia no Grêmio
Braithwaite ausente em partida do Grêmio na Recopa Gaúcha.
Jogador esquecido no Grêmio conquista destaque e sobe na hierarquia
Portaluppi explica saída conturbada do Grêmio e revela: "vou voltar
Grêmio x São José: como assistir, horário e escalações na Recopa Gaúcha