Retrospectiva: Grêmio volta a vencer Gre-Nal, mas fica novamente sem título

Após ano irregular, clube mira política de austeridade para se recuperar em 2015


Fonte: GE

Retrospectiva: Grêmio volta a vencer Gre-Nal, mas fica novamente sem título
Ídolo Felipão voltou ao Grêmio, e é um dos trunfos para 2015 (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

O Grêmio encerra 2014 com altos e baixos. Disputou a Libertadores, porém foi eliminado nas oitavas de final. Foi goleado pelo Inter na final do Gauchão, e depois devolveu o mesmo placar em clássico do returno do Brasileirão. Terminou o campeonato nacional com um dos piores ataques, mas teve como artilheiro da equipe o centroavante Barcos, com um total de 29 gols. Depois de uma má jornada com Enderson Moreira, que não deu a resposta desejada no comando do time tricolor, os gremistas vibraram com o retorno do ídolo Luiz Felipe Scolari como técnico.

Passando por momentos que mancharam sua história, como casos de racismo, e do anúncio da compra da gestão da Arena, que não foi concretizada, e de mais um ano sem títulos, o Grêmio vai para 2015 com novos planos. Trabalha com o mantra da "austeridade". Será uma temporada para equilibrar as finanças, focando em um time mais modesto, mas competitivo, segundo a direção e o próprio Felipão. Será um ano de muitos desafios, com Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana para tentar conquistar novamente um título, de preferência de expressão. O último foi o estadual de 2010 - em 2011 levou o primeiro turno. Em nível nacional, ganhou a Copa do Brasil de 2001.

Antes de enfrentar os obstáculos, o GloboEsporte.com lista 10 momentos que marcaram 2014. relembre abaixo, com vídeos:

Deu Certo

Barcos se recuperou em 2014. Não fez promessa de metas de gols, como no ano anterior, quando não conseguir cumprir o número estabelecido (28), e acabou como artilheiro da equipe, com 29 gols. No Brasileirão, foi o quarto que mais balançou as redes, com 14. Na frente dele neste ranking ficaram Ricardo Goulart e Marcelo Moreno (15), Henrique (16) e Fred (18). Termina a temporada com especulação sobre interesse de times do exterior, mas sem proposta concreta. A direção e o técnico Felipão contam com ele para 2015. E esperam ainda mais gols.

Deu Errado

Era o ano para o Grêmio selar a compra da gestão da Arena. Não deu. O ex-presidente Fábio Koff chegou a anunciar o martelo batido durante a campanha antes da eleição que acabou elegendo seu candidato, Romildo Bolzan Júnior como novo mandatário do clube, porém a confirmação não veio. O problema que a direção tricolor encontrou dentro das negociações, que já estavam avançadas, foi o envolvimento de membros da empreiteira OAS no esquema de lavagem de dinheiro investigado pela Polícia Federal na Operação "Lava Jato". Com isso, as tratativas diminuíram de intensidade. A assinatura para a aquisição do novo estádio ficou para 2015. A projeção é para que o negócio seja concluído após o primeiro trimestre.

O Cara

Não há como não ser Marcelo Grohe o cara do Grêmio nesta temporada. Barcos foi o artilheiro e ajudou o time a conseguir bons resultados. Porém, a defesa da equipe terminou como a menos vazada da principal competição nacional, o Brasileirão. O principal responsável por essa proeza é nada menos que o camisa 1 gremista, que fez inúmeras defesas difíceis durante a competição. No vídeo, confira algumas das principais intervenções do goleiro.

Revelação

Luan, destacado no fim de 2013 pelo GloboEsporte.com como a joia gremista para 2014, fez bonito na temporada. Apesar de alguns jogos em que deixou a desejar, um pouco desligado em campo, teve diversas boas atuações. Para selar o bom ano, anotou um gol de falta na última rodada do Brasileirão, diante do Flamengo, na Arena. Justamente na bola parada, uma das principais dificuldades da equipe. Surgiram propostas para tirar o jovem do clube em 2015, mas a direção ainda não fechou nenhuma negociação. Por enquanto, Luan segue no grupo.

A Vitória

O Grêmio conseguiu quebrar uma sina que já perdurava há mais de dois anos. Em 2014, finalmente voltou a vencer um Gre-Nal, e com pompa. Entrou motivado como nunca na Arena diante do Inter no clássico da 33ª rodada do Brasileirão e aplicou 4 a 1 nos rivais - devolvendo, assim, o placar da final do Gauchão, quando os colorados levaram o título com o mesmo resultado. Luan, Ramiro e Alan Ruiz (duas vezes) anotaram os gols tricolores. A comemoração foi de título junto da torcida que lotou o estádio.

Golaço

A vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-PR no Brasileirão teve a assinatura de Barcos. O artilheiro do Grêmio no ano fez um golaço e deu a vitória à equipe tricolor. A bola foi levantada na área e o camisa 9 matou no peito para amortecer e, na sequência, emendou um chute certeiro sem chances para o goleiro Weverton. Vale a pena relembrar.

Defesa

É difícil escolher a melhor defesa de um goleiro que foi um dos principais destaques do Grêmio na temporada. Mas uma delas é, sem dúvida, a que foi realizada após cabeçada de Fred para o Fluminense, em jogo da 5ª rodada do campeonato nacional. A bola foi levantada para a área e o centroavante concluiu. O gol era certo. Não fosse o paredão tricolor entrar em ação. Quase vencido, ele se recuperou e tirou a bola quase de dentro das redes.

Uma defesa que foi comparada a do lendário goleiro inglês Gordon Banks, que espalmou cabeçada de Pelé na Copa do Mundo de 1970 - em lance eternizado como "A Defesa do Século". O GloboEsporte.com mostrou a Grohe as duas defesas para uma matéria especial.

- É difícil comparar. A defesa do Gordon Banks foi na Copa do Mundo diante do Pelé. Acho que foi ainda mais difícil. O Fred é jogador de Seleção e dispensa comentários. Mas a bola foi complicada e graças a Deus consegui tirar. Talvez seja a defesa mais difícil que eu tenha feito este ano, até da minha carreira - definiu ele, à época.

Mico

Um episódio para esquecer. O mico do ano foi protagonizado por alguns torcedores do Grêmio, que ofenderam o goleiro Aranha em derrota para o Santos, na Arena, pela Copa do Brasil. Gritos de macaco e imitação de sons que o animal reproduz tiraram o camisa 1 do sério. Virou caso de polícia.Depois de cinco torcedores prestarem depoimentos para dar explicações, quatro foram indiciados e, posteriormente, acusados pela Justiça. O caso mais marcante foi o da torcedora Patrícia Moreira, flagrada pelas câmeras de televisão.

Ela e os outros três - Eder Braga, Fernando Ascal e Rodrigo Rychter - terão que se apresentar a uma delegacia a ser determinada uma hora antes de cada jogo oficial do Grêmio - seja em casa ou fora -, com saída uma hora depois, durante dez meses - que já estão valendo desde medida cautelar pedida pelo Ministério Público, em outubro deste ano.

Na esfera esportiva, o caso culminou com a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por sua vez, o clube fez campanhas contra o racismo e julgou o fato como lamentável.

Decepção

O objetivo principal da temporada tricolor era conquistar o título da Libertadores. Porém, caiu nas oitavas de final, ao perder para o San Lorenzo nos pênaltis, na Arena. A noite de quebra de recorde de público - com 47.244 torcedores no estádio - não terminou com festa gaúcha. Na Argentina o Grêmio havia perdido por 1 a 0. Devolveu o placar, com gol de Dudu, mas pecou nas penalidades ao perder por 4 a 2. O time do Papa Francisco não errou nenhuma cobrança. Pelo lado tricolor, Barcos e Maxi Rodríguez pararam em Torrico.

Após o adeus à principal competição da temporada, veio outro objetivo. Conseguir a classificação para a próxima edição da Libertadores. Mas não foi possível. No ano de 2015 terá pela frente o Gauchão, a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Sul-Americana.

Frase

Felipão foi autor de frases polêmicas durante o ano. Em uma delas, criticou a arbitragem de forma contundente - tendo de dar explicações ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Já cansado de reclamar, chutou o balde. Após derrota para o Corinthians no Brasileirão, disse que já estavam escolhidas as equipes que disputariam a Libertadores de 2015.

- Não é interessante para o futebol brasileiro e para quem dirige o futebol brasileiro dois clubes do Sul e dois de Minas Gerais. É interessante ter dois de São Paulo e um do Sul - disparou Felipão, criando polêmica na reta final do Brasileirão.

Mesmo no foco das autoridades, Felipão escapou de punições. No fim do Brasileirão, a defesa do clube conseguiu um efeito suspensivo que o permitiu comandar a equipe contra o Flamengo após pegar gancho de três partidas por criticar o árbitro após outra derrota, para o Cruzeiro. Não está definido se a pena será cumprida na próxima edição do campeonato, em 2015, ou se poderá ser convertida em ações sociais, segundo o advogado Gabriel Vieira.





VEJA TAMBÉM
- Vidente prevê desfecho de jogo entre Cruzeiro e Grêmio com revelações impactantes
- GRÊMIO É O TIME QUE MAIS LEVOU GOLS NO BRASILEIRÃO EM 2023 E 2024: faltam zagueiros, laterais e volantes marcadores
- DU QUEIROZ DE SAÍDA DO GRÊMIO! Volante não terá contrato renovado após temporada abaixo do esperado!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/11/2024





















27/11/2024