Braithwaite passa por cirurgia e deve voltar a jogar em 2026. Braithwaite adotou nova estratégia na tentativa de acelerar o retorno aos gramados no Grêmio. O centroavante dinamarquês está em uma dieta anti-inflamatória para auxiliar no pós-operatório. Ele rompeu o tendão de Aquiles da perna esquerda em setembro e está fora da temporada. Por enquanto, a previsão é que ele fique à disposição somente em abril de 2026. Nas últimas semanas, Braithwaite cortou laticínios, carnes vermelhas e tem focado a alimentação em carnes magras, vegetais e frutas. Conforme apurou o ge, com orientação de um nutricionista que o acompanha desde os tempos de Barcelona, ele ingere grandes quantidades de folhas verdes, inclusive na forma de chás e sucos. Em paralelo, tem feito exercícios físicos leves, como ginástica e outros com os braços, já que segue com a perna engessada e se movimenta com o auxílio de muletas.
De acordo com a nutricionista Raissa Gorczevski, do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a alimentação tem relação direta com a regeneração dos tecidos do corpo. – Quando o corpo sofre uma lesão, ele passa por um processo inflamatório natural que, sem controle, pode atrasar a cicatrização e recuperação de lesões. Cada grupo alimentar vai ser fundamental – inicia Raissa. – Alimentos ricos em ômega-3, como salmão e sardinha, por exemplo, ajudam a modular essa inflamação, vitaminas e antioxidantes presentes em frutas e verduras coloridas protegem as células e estimulam a formação de colágeno, fundamental para reconstruir músculos e tendões, enquanto proteínas magras, como ovos, frango e leguminosas, fornecem os “blocos de construção” para a reparação dos tecidos – completa.
Para a nutricionista Carla Haas Piovesan, professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUC-RS, também faz sentido o uso desse padrão alimentar, que, segundo ela, só tende a fazer bem para a saúde de uma forma geral. – Não conheço nenhum estudo que tenha testado a dieta anti-inflamatória e que tenha observado efeito na recuperação da lesão. Mas, de uma maneira geral, como viemos estudando há algumas décadas, faz sentido que, em uma lesão, o indivíduo possa utilizar uma dieta anti-inflamatória. Só vai trazer benefício para a saúde, independente de ter lesão ou não. Inclusive, é uma ótima opção para desportistas – afirma.
O termo "dieta anti-inflamatória" não é científico, mas vem ganhando popularidade. A partir dos anos 2000, vem se falando mais disso. Doenças crônicas têm como característica em comum o processo inflamatório, que a gente chama de inflamação de baixo grau. Como funciona a dieta anti-inflamatória? A dieta anti-inflamatória consiste em aumentar o consumo de alimentos naturais, ricos em nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória. Ao mesmo tempo, reduz o consumo de alimentos ultraprocessados e de ingredientes que favorecem a inflamação. – Sim, a dieta anti-inflamatória funciona, especialmente quando adotada como um estilo de vida a longo prazo, não apenas por um período curto – lembra Raissa.
Gorduras boas como as do azeite de oliva e das castanhas favorecem a recuperação celular, e especiarias como cúrcuma e gengibre contribuem para reduzir dor e inchaço. Evitar alimentos ultraprocessados, açúcares e frituras protege ajuda o organismo a se concentrar nesse processo complexo de recuperação. — Raissa Gorczevski, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento. Mudar a alimentação também é pensar no que não comer, além de apenas adicionar novos itens ao prato. Por isso, é preciso cortar os "empacotados" e, em paralelo, colocar em prática um estilo de vida mais saudável, menos sedentário, com a prática regular de atividades físicas. – Os ultraprocessados são aqueles com uma grande lista de ingredientes que não identificamos como alimentos, como produtos químicos, conservantes, adoçantes, aromatizantes, corantes, que podem conter alergênicos, e alimentos ricos em açúcar. Todos esses podem levar à desregulação do intestino e ativar pequenas rotas inflamatórias do organismo – explica Carla.
Saiba mais sobre a dieta anti-inflamatória A quem é indicada? À população em geral, mas recomenda-se em especial para pessoas com sobrepeso, diabetes, doenças cardiovasculares, com problemas gástricos, atletas. Para ijo). Comportamentos a serem evitados? Fumar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, períodos de sono insuficientes.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mira conquista inédita na final da Copa Feminina.
Grêmio lança campanha de antecipação de mensalidades para sócios do clube
ceo do grêmio alerta para desejo do flamengo de dominar o brasileirão
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa