Grêmio se acadela quando joga na sua Arena + Os números terríveis de Mano que são respaldados por Guerra


Fonte: -

Grêmio se acadela quando joga na sua Arena + Os números terríveis de Mano que são respaldados por Guerra
É impressionante. O Grêmio se acadela quando joga na sua Arena, que agora sim é sua, ou por enquanto de Marcelo Marques - obrigada, Marcelo, o torcedor e futuro presidente. É ótimo termos 100% da nossa Arena Multiuso UEFA, mas o Imortal se torna um "moribundo" quando joga diante da sua torcida: não venceu nenhum dos últimos jogos em Porto Alegre, mesmo contra equipes teoricamente fáceis; e ainda perdeu para o - bom, é verdade, mas tecnicamente inferior - Mirassol. Essa do Mirassol foi difícil de engolir: diante de mais de 45 mil. Mas para quem já tinha perdido do lanterna Sport e empatado com o mediano Ceará…

O Grêmio não está na zona do rebaixamento pelos jogos que ganhou fora de casa. Ninguém sabe como, mas venceu. Ou não perdeu, tipo o Flamengo. Na Arena do Grêmio, tudo dá errado.

O que acontece? Os jogadores ficam com medo? Sentem a camisa de 122 anos de histórias e glórias, e a torcida mais fanática do Brasil? Para jogar do Clube de Todos, o Maior do Sul, tem de ter brios. Ganham milhões e milhões para ficarem dando passes para trás e para a lateral, abrindo os braços e pedindo que algum companheiro se apresente, cruzando nas arquibancadas, chutando fraco bem onde está o goleiro, errando cabeçadas que deviam ser certeiras, perdendo bolas em um nível de time de série B ou C.

Mas faltam ajustes. E há lesões, ou desconfortos musculares, ou gastroenterites, ou dores de dente todo jogo tirando 2 ou 3 da batalha. Para além disso, falta um cabeceador alto, que o Grêmio sempre teve. Presença de área. Carlos Vinícius, 1m90, resolverá? André Henrique devia ser mais testado. Braithwaite está fora da temporada. Do meio para frente, é um “time de anões” - mas se ainda jogassem, principalmente no ataque, o fino da bola. Kike, Pavón, Aravena, o desaparecido Amuzu, Cristaldo...

Sobre lesões, Braithwaite que vinha mal é o quarto atleta do Grêmio fora da temporada por lesão. Isso também não está certo. Apesar de a entrada do ex-Ibter Aylon em Balbuena, para mim, ter sido criminosa é passível de vermelho.

Em suma: o time ainda não é bom, faltam peças entre os titulares e os reservas. Mas, convenhamos, o que Mano apresentou contra o - mais uma vez bom - Mirassol foi uma piora da bagunça no meio, Cristaldo não dá mais caldo, embora não tenha sido dos mais assustadores; Marlon - eu não sou muito fã dele - que o Cruzeiro não o quis, por que serve aqui? Tem lances incríveis e lances bizarros, qual é o verdadeiro Marlon de 3,5 milhões de euros?

Mesmas dúvidas sobre Dodi, que o Santos que caiu para a B insistiu em colocar no negócio por Guilherme. No Grêmio quase sempre é titular, e é esforçado, mas o Grêmio é um time que precisa mais do que de jogadores esforçados. E eles devem Fer raça e força de vontade. Culhões para chamar a responsabilidade e crescer nos desafios. Não se acadelar.

Mano tem culpa nesta marmelada tática, mas não é tudo ele. Só que, cada vez mais, Mano Menezes parece ser o maior culpado.

OS NÚMEROS TERRÍVEIS DE MANO QUE GUERRA ACEITA

Guerra e Rossato são umas "mães". Quiséramos ter patrões assim. Você decepciona seu público várias vezes, caindo em casa para o CSA que caiu para a série D. Você perde ali do lanterna Sport que ainda não havia vencido no campeonato, você pena para empatar com o Ceará que não vem muito bem, você é dominado pelo Mirassol. Que vexame para a torcida. E a impressão de que Guerra e Rossato nem ligam.

“Ah, os reforços não estão entrosados.” Pela qualidade que supostamente têm, deviam estar, além do tempo que tiveram para treinar juntos na data FIFA. Mano em 26 jogos não venceu 19. Em qualquer outro clube da série A Mano já estaria demitido: estão sempre adiando.

Agora o Grenal. Tecnicamente, acho o Grêmio hoje superior. Mas isso não quer dizer nada. O Inter estará mais entrosado e querendo sair da crise. Roger e Mano podem cair. A nosso favor o fato de que, incrivelmente, o Grêmio tem atuado melhor fora de casa. Esses pontos nos cevaram com a pouca gordura que temos até o Z4, junto a resultados combinados.

Então, Grenal. Esta rinha de galo. Se o Grêmio perder Mano cai? Ou Rossato e Guerra vão "dar respaldo"? Z4 quando entra é difícil de sair, um Hotel Califórnia (como na música dos The Eagles). Pois se o Grêmio perder, Mano deve ele mesmo pedir o boné. E se empatar, dependendo de como o Clube de Todos jogar, também.

É possível vencer o Grenal - que sempre muda um pouco a história de Grêmio e Inter, é um termômetro. (Às vezes, até acho que preferem empatar para não perderem.) E ainda há as polêmicas constantes do apito. Se Wesley e Valencia saíram, sobram Vitinho e Carbonero para cair na área - Borré não é tanto disso, me parece. Porque ficar se jogando, treinar simulação, é algo muito tosco. E é a impressão que temos de muitos pênaltis marcados no Brasileirão. O Inter tem cerca de inacreditáveis 20 pênaltis em 2025. Não é por sua qualidade. Daí que devemos ficar de olho no apito no Grenal, que não é jogo para qualquer um apitar.

Aliás, para mim aquela falta do Arthur que originou o gol do Mirassol não precisava ser marcada. Arthur se esqueceu de que aqui, não nas ligas de ponta da Europa, eles marcam qualquer coisa, mesmo protegendo a bola; e teve de cobrir o que Dodi não cobria.

As esperanças: Carlos Vinícius, Marcos Rocha e a estreia de Willian. O meia de duas Copas do Mundo e uma carreira talhada na Premier League é um baita jogador mesmo aos 37 anos - isto é, jogando 60 ou 70% do que já jogou.

Uma observação: me parece que falta físico ao Grêmio, perde muitas disputas de bola, inclusive pelo alto.

Mas vamos atrás dos objetivos, alguma coisa, já não sei o que, série A já é lucro. E quem quiser jogar no Grêmio vai ter de se sentir muito honrado, primeiro, e depois ter muita garra, disputar cada lance, e qualidade técnica. E coragem para atacar, e treinar exaustivamente se não souber passar e chutar.

O Grêmio joga com medo. Mas quem joga no Grêmio não pode ter medo da bola, da vitória, da torcida sua ou adversária. Que procurem psicólogos, façam terapia, ou peçam, exijam banco ao constatarem sua incapacidade. "Professor, agradeço a confiança, mas me bota no banco, eu não estou ajudando." Ou faça Vestibular. Peça para sair. O elenco melhorou, todavia quem esperava esse futebol pífio depois da auspiciosa janela de agosto?

Futebol de jogadores medrosos. Técnico medroso. Direção medrosa. Só a torcida não é medrosa, alenta y alenta e vê fiascos um atrás do outro. Devolvam nosso Grêmio, o Grêmio é Nosso.


VEJA TAMBÉM
- Grêmio se acadela quando joga na sua Arena + Os números terríveis de Mano que são respaldados por Guerra
- BRAITHWAITE VOLTA? Recuperação preocupa torcida do Grêmio
- VAI ASSUMIR A VAGA? Atacante tenta quebrar jejum no ataque do Imortal.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/9/2025














16/9/2025