Grêmio adiciona mais nomes à sua calçada da fama: confira!


Fonte: -

Grêmio adiciona mais nomes à sua calçada da fama: confira!

O Grêmio eternizará mais três grandes nomes em sua Calçada da Fama, localizada na Arena, em frente ao Museu Hermínio Bittencourt. A decisão foi aprovada na noite desta quinta-feira (24) pelo Conselho Deliberativo do clube e celebra os ídolos Arce, Carlos Miguel e Marianita Nascimento. Essa será a primeira vez que uma mulher entra na Calçada da Fama de um clube brasileiro. De acordo com o presidente do Conselho, Alexandre Bugin, a homenagem reconhece a importância dos escolhidos para a construção da história do Tricolor. Para ele, é uma oportunidade de celebrar quem fez diferença dentro e fora de campo.

Além disso, o dirigente destacou a importância de preservar a memória dos ídolos do passado como parte da cultura do clube. Portanto, homenagens como essa são fundamentais para manter viva a história e inspirar novas gerações.

Nomes Calçada da Fama do Grêmio
Créditos da imagem

Marianita da Silva Nascimento, aos 64 anos, é uma pioneira do futebol feminino no Brasil. Ex-atleta gremista nos anos 1980, ela lutou pelo espaço das mulheres no esporte e fundou, em 1983, o primeiro departamento de futebol feminino do clube. Atualmente, ela é diretora da modalidade no Grêmio. Com a homenagem, Marianita se torna a primeira mulher no país a integrar a calçada da fama de um clube de futebol. Embora outras atletas, como Marta e Formiga, já tenham sido celebradas em espaços como o Maracanã e o Mineirão, nenhum clube havia feito essa inclusão em sua própria estrutura. Assim, o Grêmio sai na frente com um gesto histórico e inclusivo.

Francisco Arce, ídolo paraguaio de 54 anos, foi peça-chave em uma das gerações mais vitoriosas do Grêmio. O lateral-direito atuou pelo clube entre 1995 e 1997, período em que conquistou títulos emblemáticos, como a Libertadores de 1995, a Recopa Sul-Americana de 1996, o Brasileirão de 1996 e a Copa do Brasil de 1997. Durante sua passagem, Arce disputou 145 partidas e marcou 13 gols, sempre demonstrando qualidade técnica e espírito de liderança. Carlos Miguel, nascido em Bento Gonçalves, também escreveu uma bela história no Grêmio. Revelado nas categorias de base em 1988, o meia disputou 328 jogos e marcou 51 gols com a camisa azul, preta e branca. Ao longo da carreira, conquistou 13 títulos, incluindo a tríplice coroa de ouro gremista: Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Seu momento mais lembrado, sem dúvida, foi o gol na final contra o Flamengo, que garantiu ao Tricolor o tricampeonato da Copa do Brasil, em pleno Maracanã.

Atualmente, 50 nomes compõem a Calçada da Fama do Grêmio, criada em 1996, no antigo Estádio Olímpico. Desde a mudança para a Arena, o espaço foi transferido para a esplanada, em frente ao museu. Ali, os torcedores podem se conectar diretamente com os grandes personagens que fizeram do clube um dos mais respeitados do continente. Nos próximos dias, o clube divulgará mais informações sobre a cerimônia de homenagem. Entretanto, o reconhecimento já movimenta a torcida, que celebra nas redes sociais a escolha dos novos eternos do Tricolor.



VEJA TAMBÉM
- Detalhes contratuais de Balbuena com o Grêmio e o desejo pela Copa do Mundo
- Mano desabou: corram atrás de Vojvoda + faltam 4 titulares no grêmio de 2025
- Grêmio prepara anúncio do 3º reforço de Mano Menezes: o que vai mudar no time?






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/7/2025