Athletic Club. É esse o nome que aparece no caminho do Grêmio justamente na semana entre as finais do Campeonato Gaúcho contra o Internacional. E mesmo que parte da torcedor tricolor não saiba tanto sobre o adversário na segunda fase da Copa do Brasil, a equipe mineira tem sido manchete na imprensa esportiva nacional de forma recorrente nos últimos anos. Segunda Sociedade Anônima do Futebol no Brasil e em meio a uma crise interna com a judicialização da venda do controle da SAF para Thassiilo Soares, agente de Vini Jr , o Athletic teve uma ascensão meteórica nacional. O projeto investiu em nomes de grife e acumulou títulos e acessos, com a ida da última divisão do Campeonato Mineiro para a Série B do Brasileirão em apenas sete temporadas.
Quem vê o Athletic atualmente na Série B do Brasileirão e com bons resultados na elite do Mineiro, como a atual quarta força em Minas Gerais — atrás de Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro — não imagina que o clube, que ficou inativo por 48 anos , retornou ao futebol profissional em 2018 , na última divisão estadual. Em sete temporadas o clube conquistou vários acessos e títulos em âmbitos estadual e nacional, que colocaram o projeto na elite do Mineiro e na Série B nacional. A lista de conquistas é extensa: Acesso na Segunda Divisão do Mineiro : 2018 Acesso no Módulo 2 do Mineiro 2020 Campeão do Mineiro do Interior : 2022 e 2023 Campeão da Recopa Mineira : 2023 Acesso na Série D do Brasileirão: 2023 Campeão do Troféu Inconfidência : 2024 Acesso na Série C do Brasileirão: 2024 Além das promoções e taças conquistadas no período, o time de São João del Rei, cidade mineira que fica no Campo das Vertentes, disputa pela terceira vez na Copa do Brasil. A equipe foi eliminada na primeira fase em 2023 e repete, por enquanto, a melhor campanha no torneio, que foi atingir a segunda fase em 2024.
Um dos pontos que mais chama a atenção na trajetória do Athletic neste curto período de retorno ao futebol profissional foram as contratações de impacto. Se atualmente o time conta com nomes conhecidos, como o lateral-direito Wesley Gasolina e o volante Wallisson , ex-Cruzeiro, e o atacante Lincoln , que defendeu a Raposa e também o Flamengo, em anos anteriores o projeto investiu em atletas que chamaram atenção do mercado.
Outro nome bastante conhecido, que é um dos principais responsáveis pelo projeto athleticano, é o do atual técnico Roger Silva. O ex-atacante de Botafogo, Corinthians, São Paulo, internacional, Palmeiras, Ponte Preta e outras equipes, esteve na maioria das conquistas do Athletic. O profissional de 40 anos foi campeão do Mineiro do Interior em 2022 e 2023, da Recopa em 2023 e do Troféu Inconfidência em 2024. Além disso, ele foi o treinador do acesso da Série C para a Série B, no ano passado.
O noticiário do Athletic está movimentado não só na parte esportiva, mas também nos bastidores da SAf. O clube vive um momento de tensão com a judicialização da venda do controle da Sociedade Anônima do Futebol. Os donos da F&P Gestão Esportiva, Fábio Mineiro e Pierre Fernandes, venderam a maior participação da empresa para Thassilo Soares, agente do atacante Vini Jr. A Tiberis Holding, empresa italiana que é sócia minoritária do Athletic, entrou com uma ação na Justiça alegando irregularidades na venda e uma falta de transparência econômica e contábil.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Clube da Série A interessado em Camilo do Grêmio, aguarda reunião para definir futuro
promessa de Tiaguinho no Grêmio pode se destacar no futebol em 2026
Grêmio negocia retorno de Tetê por empréstimo: mais detalhes sobre a possível contratação.
Destaques e decepções: análise do desempenho do Grêmio em 2025
Grêmio contrata analista português para cargo de head scout no clube.