O primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho será apitado pelo catarinense Ramon Abatti Abel. Depois de revolta do Grêmio e desabafo do Internacional , a Federação Gaúcha de Futebol optou ter um árbitro de fora do estado no comando do GreNal, que será disputado neste sábado (08), às 17h45 (de Brasília), na Arena do Grêmio. Mas o que especificamente levou a FGF a não selecionar um juiz da própria entidade, como é de praxe nos campeonatos estaduais? A ESPN mostra as polêmicas que se acumularam no Gauchão. ESPN no Disney+ Filmes, séries e os esportes da ESPN em um só lugar. Encontre tudo que você gosta no DisneyPlus. Vale destacar que as semifinais já contaram com profissionais do VAR que não eram do Rio Grande do Sul . Em entrevista coletiva antes das semis, o presidente da FGF, Luciano Hoscman, disse que o objetivo era "arrefecer esse clima que está tomando conta da competição" depois de seguidas críticas dos clubes em sobre a arbitragem. "Nos jogos de volta das semifinais e nas finais, a equipe do VAR será formada por profissionais de uma federação coirmã. É dolorido para mim tomar esta decisão, pois tenho confiança nos profissionais da arbitragem gaúcha", comentou Hoscman. "Nosso quadro tem cinco árbitros com escudo FIFA, que são frequentemente chamados para atuar em competições nacionais e internacionais. Mas há um momento que precisamos pensar de forma responsável e arrefecer esse clima que está tomando conta da competição", completou.
O "clima" citado pelo mandatário cresceu no GreNal da primeira fase do estadual, disputado no último dia 8, quando a diretoria do Internacional reclamou da arbitragem liderada por Rafael Klein. A principal reclamação foi a diferença de critério adotada pelo juiz, que amarelou o zagueiro Vitão aos 10 minutos do primeiro tempo e não advertiu o lateral João Pedro por falta dura em Wesley na sequência. O lance, inclusive, culminou com a expulsão do auxiliar Roberto Ribas por reclamação e, consequentemente, a saída de Roger Machado do gramado aos 30 minutos da etapa inicial. Auxiliar permanente da comissão técnica colorada, Adailton Bolzan dirigiu o time na sequência do clássico. Após o confronto, que terminou empatado por 1 a 1, o vice-presidente de futebol do Internacional, José Olavo Bisol, não poupou críticas.
O Grêmio também se revoltou e subiu o tom contra a arbitragem depois do primeiro jogo da semifinal, disputado contra o Juventude, no último dia 22. Em nota oficial, o clube criticou o VAR do duelo e fez um "pedido de arbitragem de fora do Rio Grande do Sul nas próximas partidas, com o objetivo de extinguir qualquer tipo de possível condicionamento dos árbitros que conduzirão as fases decisivas de um dos campeonatos estaduais mais importantes do Brasil". "Houve um erro inquestionável: um pênalti claríssimo não foi assinalado e o árbitro sequer foi chamado pela equipe do VAR. Vamos solicitar formalmente acesso aos áudios do VAR nos lances do pênalti não marcado no jogador Monsalve e também no lance do gol anulado marcado pelo Edenilson. Nesta oportunidade, diferente do ocorrido no pênalti não marcado, o VAR agiu e chamou o árbitro para conferência do lance, que foi anulado. O objetivo deste pedido é tentar entender os critérios adotados pelos integrantes do VAR na análise de dois lances semelhantes, mas com decisões completamente diferentes", escreveu o clube. "Nós, do Grêmio, não aceitaremos qualquer condição que fuja de uma arbitragem justa e um campeonato decidido apenas dentro das quatro linhas", completou.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reunião para fechar renovação com Tetê e especulações de grandes nomes.
Grêmio contrata head scout para reforçar análise de mercado no futebol.
Grêmio quita pendências salariais com jogadores e regulariza situação financeira.
Grêmio quita pendências salariais com atletas, garantindo tranquilidade financeira no elenco
Grêmio demonstra interesse em repatriar meia Tetê em possível vantagem inesperada.
Grêmio tenta repatriar Tetê, mas clube europeu dificulta com pedido milionário
Ronaldo comenta em post do Grêmio e Luís Castro sobre futebol.
Grêmio sob comando de Luís Castro busca protagonismo com orçamento reduzido
Tetê Quer Retornar: Direção Define Valor e Promove Cinco Jogadores Promissores
Clubes de futebol brasileiros enfrentam realidade oposta no departamento médico
Grêmio enfrenta desafios com 49 baixas médicas em 2025, destaque para zagueiro Rodrigo Ely
Troca de chaves de Arena e Olímpico adiada para 2026; situação do antigo estádio.
Sinceridade, Estratégia e Tamanho Ideal: Pilares para um Elenco de Sucesso
Negociação para Tetê retornar ao Grêmio: tudo que se sabe.
Cristiano Ronaldo reage a acordo de Luís Castro com Grêmio
Resposta de Cristiano Ronaldo à postagem de boas-vindas do Grêmio para Luís Castro
Grêmio firma novo empréstimo de Arezo para o Peñarol
Cristiano Ronaldo interage em post do Grêmio e de Luís Castro
Grêmio promove cinco jovens talentos para equipe principal no Gauchão