O Grêmio anunciou o argentino Gustavo Quinteros como novo treinador da equipe em 2025. O anúncio foi feito no sábado (28) e o contrato vai até o final da próxima temporada. Aos 59 anos, Quinteros começou sua trajetória como treinador profissional na Bolívia e ficou conhecido por conquistar ligas nacionais em quatro países diferentes: Bolívia, Equador, Chile e Argentina. Na Bolívia, foi campeão nacional pelo Blooming, Bolivar e Oriente Petrolero. No Equador, conquistou dois títulos consecutivos do Campeonato Equatoriano, em 2013 e 2014. No Colo Colo, tirou o clube de profunda crise durante a pandemia e garantiu o título do Campeonato Chileno em 2022. O trabalho no Vélez Sarsfield chamou a atenção do Santos, que quase fechou com Quinteros, e do Grêmio. A situação é parecida com o momento do tricolor: ele assumiu o clube após temporada de luta contra o rebaixamento, remontou o elenco e o Vélez conquistou o Campeonato Argentino pela primeira vez em uma década. Seu estilo de jogo é marcado pela organização tática e o equilíbrio entre defesa e ataque. Seus times não são nem defensivos, nem ofensivos. Gostam de dominar os jogos, sempre com um time-base e uma escalação que quase nunca muda. Quinteros também valoriza o trabalho com jovens promessas e lançou diversos jogadores no Colo Colo. A seguir, alguns pontos do estilo do novo treinador gremista!
Esquema favorito é o 4-2-3-1 Quinteros é adepto do esquema 4-2-3-1, base tática que utilizou em suas passagens recentes por Colo-Colo, Vélez Sarsfield e Emelec. Ele prioriza a presença de um centroavante fixo, com foco na finalização e no aproveitamento das jogadas criadas pelos meias ofensivos. No Colo-Colo, essa função foi desempenhada por Juan Martín Lucero, atualmente no Fortaleza. Já no Vélez Sarsfield, o comando do ataque ficou por conta de Braian Romero, ex-Internacional, que foi uma das peças-chave ao longo da temporada.
Os times de Quinteros destacam-se pela adaptação às situações de jogo. A saída de bola geralmente começa de forma curta, valorizando a posse e a construção desde o goleiro. Contudo, não há rigidez nesse processo: caso os espaços estejam fechados, o goleiro opta pelo lançamento longo. Quando o cenário permite, a equipe articula com um volante recuado entre os zagueiros, criando a chamada saída de três, exatamente como na imagem abaixo.
Os times de Quinteros não costumam adotar uma marcação muito avançada. Embora não recuem completamente, eles zada e Rodrigo Quinteros, além do preparador físico Hugo Roldán.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Clube da Série A interessado em Camilo do Grêmio, aguarda reunião para definir futuro
promessa de Tiaguinho no Grêmio pode se destacar no futebol em 2026
Grêmio negocia retorno de Tetê por empréstimo: mais detalhes sobre a possível contratação.
Destaques e decepções: análise do desempenho do Grêmio em 2025
Grêmio contrata analista português para cargo de head scout no clube.