Luis Súarez teve passagem marcante com a camisa do Grêmio em 2023, mas a história poderia ter sido muito diferente. O artilheiro uruguaio pediu para sair no meio da temporada passada, obrigando o clube a concentrar esforços para manter o astro em Porto Alegre.
Os bastidores da negociação pelo "fico" do craque foram divulgados nesta quinta-feira, 18, pelo tradicional jornal gaúcho Zero Hora. Segundo a publicação, a "novela" pela permanência de Suárez demorou quase dois meses.
Depois de se sagrar campeão Estadual, o uruguaio, então com 36 anos, enfrentava um problema crônico no joelho direito e pensava em encerrar a carreira.
A transferência de Lionel Messi, amigo pessoal do atacante, ao Inter Miami gerou rumores de que o jogador poderia reeditar a parceria dos tempos de Barcelona com o argentino nos Estados Unidos.
Ainda de acordo com a publicação, a boa relação de Suárez com a diretoria estremeceu no dia 11 de junho, após a derrota por 3 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileirão. Mesmo sentindo dores no joelho, o atacante pediu para estar em campo. Depois de jogar por 90 minutos, ele se dirigiu a Alberto Guerra no túnel que leva ao vestiário e disse que não tinha condições de continuar no clube. "No puedo más", disse o jogador.
Suárez enviou uma carta ao presidente Alberto Guerra, em 20 de junho, solicitando o fim do vínculo, que se estenderia até o fim de 2024, por não acreditar que poderia corresponder às expectativas.
O Grêmio bateu o pé e rechaçou liberar o camisa 9, mesmo com uma compensação financeira. A diretoria se incomodou com a insistência do representante do atacante em fechar um comum acordo para a saída do jogador.
Suárez pediu novamente para sair após o jogo de volta com Bahia pela Copa do Brasil, ao mesmo tempo em que o Inter Miami manifestou o interesse de contratar o atleta. "Não vai sair. Não é uma questão de dinheiro", teria dito Alberto Guerra, segundo a Zero Hora.
Após o representante de Suárez informar que o jogador precisaria ficar fora dos gramados tratando uma lesão, sem data para retorno, o clube define retorno para 1º de novembro, dia seguinte ao fechamento da janela de transferências dos EUA.
O jogador troca de interlocutor, que chega a um acordo com o Grêmio, em 26 de julho, para antecipar o fim do contrato para dezembro. Suárez fez 54 jogos com a camisa do Grêmio, com 29 gols e 17 assistências. Ele foi eleito o craque do Brasileirão e se despediu do clube em 8 de dezembro para fechar com o Inter Miami.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Clube da Série A interessado em Camilo do Grêmio, aguarda reunião para definir futuro
promessa de Tiaguinho no Grêmio pode se destacar no futebol em 2026
Grêmio negocia retorno de Tetê por empréstimo: mais detalhes sobre a possível contratação.
Destaques e decepções: análise do desempenho do Grêmio em 2025
Grêmio contrata analista português para cargo de head scout no clube.