A cinco jogos do fim da temporada, o Grêmio ainda não garantiu matematicamente a permanência na primeira divisão do Brasileirão. Resta torcer para atingir o quanto antes os simbólicos 45 pontos e classificar para a Sul-Americana do ano que vem. O Tricolor depende só dele e terá confrontos diretos. Atualmente o Grêmio ocupa a 12ª posição na tabela com 39 pontos, três na frente do Bragantino, primeiro time na zona de rebaixamento. Quatro equipes estão entre o Tricolor e o Z-4, entre eles Juventude e Vitória, que ainda enfrentarão o clube gaúcho. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta uma probabilidade de 5,6% para o Grêmio ser rebaixado. Se manter o aproveitamento atual no Brasileirão, de 39%, soma mais seis pontos dos 15 a serem disputados. O Tricolor chegaria a 45 pontos e, segundo a UFMG, a equipe que atingir essa pontuação tem 0,1% de chance de cair.
Na próxima rodada, o time de Renato Portaluppi recebe o Juventude em casa, um duelo direto contra a parte de baixo da tabela. Não à toa, a comissão técnica trata o jogo como decisivo. O Alviverde é o 16º com 37 pontos. Na 37ª rodada, Grêmio visita o Vitória, no Barradão, que vem logo atrás na classificação, em 13º, com 38 pontos. No último jogo do ano, enfrenta o Corinthians, que já foi considerado um adversário direto, mas agora aparece em 10º, e a chance de rebaixamento é mínima.
O título do Flamengo na Copa do Brasil abriu uma vaga a mais na Sul-Americana. Se o Botafogo bater o Atlético-MG na final da Conmebol Libertadores, aumenta a lista de classificados nas competições internacionais. Se o Brasileirão acabasse hoje, o Grêmio estaria classificado para a Sul-Americana. A chance de o time gaúcho jogar o campeonato internacional no ano que vem é de 65%, segundo a UFMG. Repetindo a projeção anterior, com o Tricolor mantendo o aproveitamento atual e batendo no teto de 45 pontos, a probabilidade de se classificar para a Sula é de 59,5%.
Das partidas que restam, três são na Arena, em Porto Alegre, e duas fora de casa. Portanto, a realidade gremista no Campeonato Brasileiro não é nada agradável. A chance de ser rebaixado é pequena, assim como a de ficar fora da Sul-Americana. De qualquer forma, o lugar na tabela não condiz com o tamanho do clube e o elenco formado pela direção. O alerta segue ligado até a última rodada.
VEJA TAMBÉM
- SAÍDA ENCAMINHADA? América de Cali avança por Cuéllar e Grêmio tenta economizar R 12 milhões
- HERMANOS APRESENTADOS! Grêmio aposta alto e fecha dupla até 2029
- O Grêmio sumiu desde 2019: xô, maldição!

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
SAÍDA ENCAMINHADA? América de Cali avança por Cuéllar e Grêmio tenta economizar R 12 milhões
HERMANOS APRESENTADOS! Grêmio aposta alto e fecha dupla até 2029
O Grêmio sumiu desde 2019: xô, maldição!
ALERTA LIGADO! Grêmio é dominado pelo São Paulo, perde fora de casa e preocupa no Brasileirão