Cebolla vive chance de provar status no Grêmio e ser decisivo em título

Uruguaio pode ser relacionado para o Gre-Nal deste domingo, na Arena, e pode justificar peso dado para sua contratação nas decisões do Gauchão contra o rival


Fonte: GloboEsporte

Cebolla vive chance de provar status no Grêmio e ser decisivo em título
Cristian tem chance de justificar sua contratação (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Clássicos e títulos costumam forjar ídolos. Foi assim com Danrlei, goleiro que sempre crescia em Gre-Nais. Com Alcindo e com Jorge Veras, com gols sempre decisivos. Assim como com Ronaldinho Gaúcho, seis gols e quase invencibilidade contra o rival. A história não poupa exemplos. E o Gre-Nal deste domingo, às 16h, dá a chance de Cristian Rodríguez iniciar sua trajetória em clássicos gaúchos logo com a possibilidade de ser campeão. Justamente no momento para o qual foi contratado: as decisões do Campeonato Gaúcho, a primeira na Arena, palco dos primeiros 65 minutos de Cebolla com a camisa gremista. Primeiros e únicos, até o momento.

O Tricolor assinou um contrato curto com o uruguaio. Sabia que teria tempo reduzido para o utilizar. O que era pouco ficou ainda mais diminuto por conta de uma lesão muscular sofrida na estreia, no dia 14 de março. Hoje, mais de 40 dias depois, o camisa 7 tem chance de demonstrar que sua contratação não foi em vão.

O trabalho da manhã deste sábado dará uma resposta definitiva sobre a participação no Gre-Nal. Felipão indicou que Cebolla deve, ao menos, estar entre os relacionados. Seria opção no banco, já que Felipão confirmou a equipe para a final com a mesma escalação que venceu o Juventude, na semifinal. O que ajudaria a conter a frustração pelos únicos 65 minutos em campo no Tricolor até o momento.

Nada, porém, que tenha preocupado a diretoria gremista. O presidente Romildo Bolzan Júnior foi taxativo ao afirmar que gostaria de contar com o uruguaio quando as decisões ocorressem. E chegou o momento.

- É preferível tê-lo completamente recuperado, não temos que apressá-lo. Precisamos aproveitá-lo ao máximo. Não tem pressa, queremos tê-lo nas horas decisivas, nas horas que efetivamente vamos precisar - disse Romildo dia 5 de abril, após o empate com o São José, na última rodada da fase classificatória do Gauchão.

Nos 65 minutos que esteve em campo, Cebolla apresentou seu repertório com caneta, auxílio na marcação e muita movimentação no setor ofensivo. A sua entrada na equipe pode criar uma mudança significativa no setor ofensivo, com a saída do até agora criticado Braian Rodríguez. Assim, Luan seria o atacante mais avançado, com o uruguaio atuando aberto pela esquerda, ao lado de Douglas e Giuliano.

Em suas últimas duas equipes na Europa - no Parma-ITA, não disputou clássicos locais -, o meia tem bom retrospecto. Pelo Atlético de Madrid, são sete jogos contra o Real Madrid, com três vitórias, um empate e três derrotas. Com a camisa do Porto, seu clube anterior, Cebolla venceu quatro dérbis, empatou três e perdeu outros três jogos. Terá a chance de se marcar no clássico, como outros já fizeram, em pouco tempo.

Os raros minutos em campo também incomodam o jogador, que se vê alvo de reclamações de alguns torcedores. Algo que ele rebateu com veemência. Entrar em campo no Gre-Nal também serve para acabar com qualquer tipo de desconfiança desta natureza. Depois de ser torcedor da zona mista, na vitória sobre o Novo Hamburgo, nos pênaltis, e das cadeiras gold, na vitória sobre o Juventude.

- Tem críticas também. Eu não estou aqui para roubar o dinheiro. Estou machucado, não estou feliz no momento. Muitas pessoas me esperaram no aeroporto, um grande carinho, eles esperam muito de mim. Mas quem pensa mal de mim tem que saber que o jogador sempre quer estar em campo - disse o meia de 29 anos, no programa Camarote Grêmio TV.

Assim como os ídolos se constroem no Gre-Nal, há também jogadores com carreira praticamente inexistente no duelo gaúcho, mas que ficam marcados na história. O que pode acontecer com o uruguaio, se conseguir ajudar no título que encerra o jejum do Grêmio de quatro anos, interrompendo a série rival. Mesmo que não renove o contrato em junho - os dirigentes adotam tom cauteloso no discurso e não garantem que um novo vínculo será acertado.


Grêmio x Novo Hamburgo Cristian Rodríguez Grêmio Arena (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

- Precisamos buscar alternativas, seja provisória, seja uma situação mais ampla para garantir a presença. É muito cedo para falar em modelo de negócio, e não seria nem estratégico tratar isso publicamente. O que eu posso dizer ao torcedor é que estamos projetando e conversando, buscando caminhos para, como eu disse, que essa frustração se transforme em satisfação - discorreu Rui Costa, em entrevista para a Rádio Bandeirantes há dez dias.

Nomes como Júnior Viçosa, que ganhou alcunha de Homem Gre-Nal com três partidas, com dois gols nas primeiras duas disputadas. O jovem Pedro Júnior, em 2006, também entrou para a história em seu único clássico, ao desviar de nuca cruzamento de Marcelo Costa e garantir o título. Entrou na segunda etapa daquela partida, como deve ser com Cebolla.

O Gre-Nal, assim, é o jogo talhado para que Cristian possa justificar sua contratação. Que possa justificar, também, a idolatria relâmpago criada em sua volta, com aumento de venda de camisetas e público grande para ver sua estreia. Até porque ainda precisa conviver com a ausência dos jogos de competições nacionais, pela punição de quatro jogos recebida após expulsão na Itália, ainda com a camisa do Parma.

VEJA TAMBÉM
- Ex-Grêmio se aproxima de comprar clube paulista
- Pepê pode deixar o Grêmio em 2025
- Grêmio dispensa auxiliar técnico de Renato Gaúcho






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/9/2024





























18/9/2024