Felipão deve mudar meio time em relação ao Grêmio do último Gre-Nal

Após o clássico, equipe obteve 88% de aproveitamento em 12 jogos


Fonte: Diário Gaúcho

Felipão deve mudar meio time em relação ao Grêmio do último Gre-Nal
Foto: Montagem sobre fotos / Agência RBS

Um intervalo de 56 dias separa o primeiro Gre-Nal do ano, em 1º de março, do que abrirá a decisão do Gauchão, domingo, na Arena. Desde o clássico no Beira-Rio, o Grêmio consolidou sua forma de jogar. Não só reverteu a desconfiança da torcida, mas manteve uma invencibilidade que dura mais de dois meses.

A última derrota foi para o Veranópolis, em 14 de fevereiro. Aquele jogo ficou marcado pela intempestiva reação de Felipão, que, indignado com o resultado, abandonou a casamata antes do fim do jogo e mexeu com os brios do grupo. A vitória sobre o Passo Fundo e o empate com o Juventude antes do Gre-Nal acalmaram a torcida. Mas não diminuiram as dúvidas sobre a equipe.

Algumas respostas vieram no clássico do Beira-Rio. Com Lincoln e Mamute no ataque, além da entrada de Giuliano no segundo tempo, o time de Felipão fez frente ao Inter no empate em 0 a 0. Desde então, com a chegada de reforços como Maicon, Braian e Cristian Rodríguez, além dos retornos de Geromel e Luan, o Grêmio ganhou corpo e obteve 88% de aproveitamento em 12 jogos.

No entendimento de Roger Machado, ex-técnico do Novo Hamburgo, que enfrentou o Grêmio em três jogos neste ano, a reação se justifica pelo ingresso dos "cascudos" no time.

— O Felipão trocou a roda com o carro andando. No início do Gauchão, teve de usar muitos garotos. Foi com o respaldo de jogadores experientes que ele encontrou equilíbrio no esquema com três meias e cresceu no campeonato — analisa Roger

De fato, o entrosamento do trio de articuladores teve muita importância na evolução da equipe. Com Giuliano e Luan abertos pelos lados do campo, Douglas ganhou mais liberdade para ingressar na área. Tanto que já marcou quatro gols no ano. Para o técnico Picoli, do Juventude, que também enfrentou o Grêmio três vezes, este é um dos diferenciais do time de Felipão.

— A evolução tem a ver com a qualificação no plantel. Com mais posse de bola e organização, o Douglas ficou mais solto para armar as jogadas e chegar ao gol. Esta é uma das principais armas do Grêmio — entende Picoli.

Para o Gre-Nal de domingo, Felipão deve mudar cinco jogadores em relação ao time que iniciou o último clássico. Abaixo, veja quem entrou e quem saiu da equipe.

Geromel (saiu Erazo)
Zagueiro, 29 anos
Retornou após se recuperar de uma cirurgia no ombro esquerdo e ganhou a vaga que foi de Erazo no Gre-Nal. É um dos avalistas da defesa menos vazada do Gauchão _ fez 2 gols no Estadual.

Maicon (saiu Walace)
Volante, 29 anos
Recém-chegado do São Paulo, virou peça fundamental do meio-campo. Deve formar a dupla de volantes ao lado de Fellipe Bastos, ocupando a vaga que foi do garoto Walace no último Gre-Nal.

Giuliano (saiu Araújo)
Meia, 24 anos
Recuperado de uma cirurgia no púbis, recuperou o bom futebol e assumiu o protagonismo do time. No Gre-Nal de março, entrou no lugar de Araújo e não saiu mais. No Gauchão, foram 4 gols.

Luan (saiu Lincoln)
Meia, 22 anos
Não jogou o Gre-Nal por uma lesão na sola do pé direito. Voltou no jogo seguinte, contra o Caxias, e enfileirou boas atuações. É o artilheiro do Grêmio no ano, com 5 gols - sendo 4 no Gauchão. 

Braian Rodríguez (saiu Mamute)
Atacante, 28 anos
Buscado no Betis, da Espanha, chegou para assumir a camisa 9 a pedido de Felipão. Mas marcou apenas um gol em oito jogos no Gauchão. Iniciará o jogo pela lesão no tornozelo de Mamute.

Compare as escalações

1/3/2015 - Gauchão (8ª rodada)

Inter 0x0 Grêmio
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Fellipe Bastos, Araújo, Douglas e Lincoln; Yuri Mamute.

26/4/2015 - Gauchão (final - ida)
Provavel escalação
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez

O Grêmio depois do Gre-Nal
12 jogos (10 Gauchão e 2 Copa do Brasil)
10 vitórias
2 empates
88,8% de aproveitamento
19 gols pró
5 gols contra



VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde Gre-Nal de virada na Copa FGF
- O Grande Problema Antigo que poucos veem no Grêmio: o DM é de chorar
- Atualização sobre Pavón preocupa






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/9/2024














18/9/2024