Zebrômetro da Copa do Brasil: páreo duro para a dupla Atletiba na 2ª fase

GloboEsporte.com avalia novamente possibilidade de tropeço para principais equipes da competição. Paranaenses têm confrontos difíceis, e demais devem ter vida fácil


Fonte: Globoesporte.com

Zebrômetro da Copa do Brasil: páreo duro para a dupla Atletiba na 2ª fase
Ela não apareceu muito na primeira fase. A zebra caminhou pela Arena da Baixada, mas o Atlético-PR se garantiu nos pênaltis contra o Remo. Ela só fez sua graça no confronto Ituano x Joinville, o mais equilibrado da fase anterior, no qual atual campeão paulista avançou. Nos outros jogos que envolveram times da Série A, foram poucas surpresas. Mas e agora? O GloboEsporte.com volta a elaborar um Zebrômetro e analisa as possibilidades de pintar um azarão nos confrontos envolvendo equipes da elite pela segunda fase da Copa do Brasil. O duelo do Botafogo também entrou na cotação.

ocê já viu na primeira fase: o Zebrômetro avalia a chance de tropeço dos principais times do país, com uma cotação variando entre uma e cinco zebras. Quanto mais zebras na avaliação, mais perigoso é o duelo. Os duelos Avaí x Figueirense e Sport x Chapecoense não foram considerados, visto que envolvem apenas equipes da Série A do Brasileirão.

No primeiro Zebrômetro, o GloboEsporte.com foi bem ao dar as quatro zebras para o Ituano no duelo com o JEC. O time do interior paulista despachou o Coelho catarinense. Mas o saldo não foi tão bom no total. O Remo mereceu umas zebrinhas a mais, e Brasil de Pelotas, eliminado pelo Flamengo, e Operário-MT, que caiu diante do Avaí, poderiam ter tido algumas zebrinhas a menos.

A análise considera o momento atual de cada time e o histórico recente na Copa do Brasil. É bom lembrar que nesta fase os visitantes ainda têm a oportunidade de eliminar o jogo de volta caso vençam a primeira partida por dois ou mais gols de diferença.


A diferença da folha salarial entre as duas equipe é enorme. O Flamengo paga 40 vezes mais ao seu elenco do que o Salgueiro. Mas o time pernambucano tem motivos para ter esperanças. O Carcará se apega na força coletiva – 12 jogadores já fizeram gol em 2015 – e na boa fase recente. Fez 2 a 0 em cima do Sport no jogo de ida da semifinal do Pernambucano. Mas o Flamengo deve ter muito apoio nas arquibancadas e precisa apagar a má impressão após a queda no Campeonato Carioca. Levar a decisão para o Maracanã já é uma vitória para o Salgueiro.


Para este confronto, o que conta mais é a fase do Atlético-PR. O Furacão já trocou de técnico duas vezes no ano, ainda corre risco de rebaixamento no Campeonato Paranaense e é o último colocado no Termômetro GE. Para completar, só passou pelo Remo nos pênaltis na primeira fase da Copa do Brasil. Ter pela frente uma equipe chata do interior mineiro pode significar uma eliminação precoce na competição. O Galo de Juiz de Fora terminou apenas na nona posição do estadual, mas avançou após bater o Alecrim-RN por 2 a 0 no torneio nacional. Tem potencial para surpreender.


A tarefa na primeira fase não foi tão árdua. O Verdão eliminou o Vitória da Conquista em dois jogos, mas com facilidade, principalmente no segundo confronto. Agora a missão é contra uma equipe mais experiente, que está na Série B do Brasileirão e tem torcida apaixonada. O Sampaio vive boa fase, está perto da final do estadual, passou bem do Estrela do Norte na Copa do Brasil e tem o vice-artilheiro do Brasil no ano: Robert, com 15 gols em 14 jogos. Mesmo com todos esses elementos, duas zebras estão de bom tamanho. A evolução do Palmeiras é maior, e o elenco recheado do Alviverde está empolgado após eliminar o Corinthians na arena do rival. Se ocorrer, o segundo jogo já será surpresa.




A menor cotação fica com este confronto. O Capivariano, que lutou até a última rodada do Paulistão para não ser rebaixado, enfrenta o motivado Botafogo. A equipe do veteraníssimo Amaral foi desfeita após o estadual. Muitos titulares tiveram seus contratos encerrados. O técnico Ivan Baitello deixou o clube, e o interino Evandro de Souza comanda a equipe na Copa do Brasil. A esperança está na dupla de ataque com Vinícius e Rodolfo. Mas é pouco. O Glorioso tem tudo para liquidar já na partida de ida.


Após passar pelo Londrina, o Santos agora pega o time que foi eliminado pelo Tubarão no Campeonato Paranaense. O Maringá caiu nos pênaltis nas quartas de final do estadual diante do Londrina. Tal retrospecto conta na hora de medir a possibilidade de zebra para o próximo confronto do Peixe. Na primeira fase, o GloboEsporte.com deu três zebras e meia. O Santos passou sem medo e mostrou que não era para tanto. O Maringá enfrentará um Alvinegro mais entrosado e em evolução. Fazer o jogo na Vila Belmiro é o objetivo. O trunfo dos paranaenses é o técnico Claudemir Sturion. Suas substituições foram decisivas na fase anterior da Copa do Brasil e contra o próprio Londrina pelo estadual.


O páreo mais complicado está com o Coritiba. O Coxa tem pela frente o tradicional Fortaleza e sua apaixonada torcida. O Tricolor cearense é o 12º no ranking de público brasileiro em 2015 – o Alviverde paranaense é o 23º. Um tropeço no jogo de ida no Castelão não será surpresa. O Fortaleza está na final do Campeonato Cearense e só caiu na Copa do Nordeste após perder nos pênaltis para o Sport. O veterano Corrêa e o meia Éverton se destacam no Leão. O Coritiba também é finalista em seu estadual, perdeu apenas duas partidas em 2015, ainda não engrenou. Por tudo isso, as quatro zebras parecem justas para o duelo.


O Independente-PA despachou o Icasa com uma goleada por 5 a 0 na primeira fase e levou o primeiro turno do Campeonato Paraense. Mas agora o Galo de Tucuruí terá uma equipe da Série A pela frente. Mesmo que seja o inconsistente Goiás, que ainda não empolgou sua torcida em 2015, a missão é árdua, e a zebra é pouco provável. O time esmeraldino deve passar em dois jogos.


A Ponte Preta fez bom Campeonato Paulista, dificultou a vida do Corinthians nas quartas de final do estadual e não teve sufoco para passar pelo Vilhena na primeira fase da Copa do Brasil. Pela temporada que tem feito até agora, a Macaca novamente não deve ter dificuldades. O Moto Club vive de autos e baixos na temporada, está perto de ser eliminado do estadual, mas tem potencial para surpreender. Ao menos levar a decisão para Campinas. O time maranhense avançou na competição nacional após eliminar o Boa Esporte, da Série B do Brasileirão.


O Grêmio assustou no início da temporada. Perdeu jogos em casa no Campeonato Gaúcho, demorou a engrenar, mas se encontrou. Felipão está com uma equipe mais equilibrada do que a que estreou na Copa do Brasil, contra o Campinense. O compromisso na segunda fase do torneio é mais difícil. O CRB está na Série B, tem jogadores experientes e mantém a base do ano passado, quando venceu o São Paulo por 2 a 1 em Maceió pelo mesmo torneio. Morais, ex-Corinthians e Vasco, atua no time e tem seus lampejos. Zé Carlos, artilheiro pelo Criciúma na Série B de 2012, ainda está em má forma, mas até o duelo com o Tricolor pode se recuperar. Será Um confronto duro, mas nada que tire o sono do gremista.


O Cuiabá vive ótima fase. Está na final da Copa Verde, na semifinal do estadual e sonha em surpreender. Mas será difícil fazer algo mais do que apenas visitar o Maracanã. No confronto de ida, na Arena Pantanal, o Vasco deve ter maioria nas arquibancadas. O Cruz-Maltino terá as finais do Campeonato Carioca antes de enfrentar o time mato-grossense, mas não deve ter dificuldades. O Cuiabá se apega no bom momento do meia Raphael Luz, cria do Goiás, que vive ótimo momento no time. É o artilheiro da Copa Verde com cinco gols. Mas isso não é suficiente para surgir como grande possibilidade de zebra.

VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Joia da base recusa renovação e deve sair do Grêmio
- NÃO VAI VOLTAR? Atlético-MG avança em negociações por ex-atacante do Grêmio
- REVIRAVOLTA? Grêmio pode perder atacante europeu para rival






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/1/2025


10/1/2025