
Eduardo Peña, 38 anos, é o presidente da Arena Porto-Alegrense
Foto: Adriano de Carvalho / Agencia RBS
Responsável pela gestão da Arena, o porto-alegrense Eduardo Peña, 38 anos, celebra a média de público de 17,8 mil torcedores em oito jogos neste ano - mesmo sem a presença do Grêmio na Libertadores. O dirigente, no entanto, evita tecer qualquer comentário sobre a negociação da gestão do estádio entre o clube e a OAS: "está fora da minha alçada", diz.
Mas quando o assunto é a operação da Arena, ele responde com desenvoltura. A ZH, Peña fala sobre seus planos para a venda do naming rights e para atrair novos parceiros comerciais. Além disso, ressalta a importância da implantação do check-in (sócios colocam suas cadeiras à venda quando não vão ao jogo) em curto prazo no estádio. Veja os principais trechos da entrevista.
Uma média de público de 17,8 mil em um ano sem Libertadores surpreende?
Não a nós, que já conhecemos e estudamos este comportamento da torcida. Mas quem vê de fora se surpreende. Apesar de o clube não estar na Libertadores, tivemos um bom começo de ano. Recebemos bons públicos em jogos contra equipes que não são tão conhecidas.
A operação melhorou com o Grêmio dentro da Arena?
A comunicação está muito melhor, mais eficiente. Vivemos um ótimo momento de diálogo. Nos tornamos o que sempre deveríamos ser: uma coisa só, com o objetivo de fazer o melhor para o torcedor do Grêmio. A vinda do clube para cá, além de dar vida diária ao estádio, aproximou mais as equipes de trabalho.
E o restaurante atrás da goleira norte? Há previsão de instalação?
A gente gostaria muito de oferecer o restaurante, mas ainda não temos e não está previsto. Inclusive, estamos abertos a quem tiver interesse. Os locatários de camarote podem solicitar o serviço de catering (comida e bebida), que é mais personalizado. No mais, o atendimento é o normal dos bares.
O alto investimento para a instalação afasta interessados?
Pesa, sem dúvida. Quem deseja criar um empreendimento precisa verificar a viabilidade, o público-alvo e o circulante. A tendência é que isto melhore na medida em que a Arena amadurecer e os torcedores se sentirem mais em casa. Uma coisa atrai a outra.
Há negociação para a locação de outros espaços comerciais?
Além do Seraphine (restaurante e casa noturna), inaugurado no ano passado, este ano vamos abrir uma casa de festas infantis. As obras, já estão em execução no terceiro nível, no lado leste. Também estamos em negociações avançadas com a Hamburgueria do Grêmio, para instalar uma lanchonete na esplanada.
A inauguração do Liberdade (condomínio no Humaitá) vai aumentar o movimento na Arena?
Vai impactar muito. Imagino que as pessoas vão se socorrer da Arena para seu dia a dia. Então, vai se tornar ainda mais atrativo ter algo aqui dentro. Seja restaurante, lanchonete, lojas e até supermercado, porque não?
Como anda a venda de publicidade no estádio?
Temos diversos espaços disponíveis para que as empresas possam expor suas marcas. Já temos a Melnick Even, a Claro e estamos abertos a novos anunciantes. A ideia é que isso cresça cada vez mais. É uma ótima oportunidade de exposição, até pela frequência da torcida na Arena.
E o naming rights? Só será negociado após a venda da gestão ao Grêmio?
Não acho impossível que ocorra antes, até porque os contratos serão mantidos independente da mudança na gestão. Mas é claro que existe uma certa desconfiança e até uma resistência do mercado, esperando que isso se resolva. Não acho que seja impeditivo, os interesses do Grêmio e da gestora estão alinhados. E o naming rights é uma receita importante para nós.
Há negociação em andamento?
Não. Sempre recebemos sondagens, mas não há nenhuma proposta firmada.
Esta venda seria atrelada ao patrocínio da camisa do Grêmio?
O naming é um ativo muito importante, talvez o principal da Arena em termos de publicidade. Mas não há nada de concreto no momento, até por não existir proposta na mesa.
O check-in será implantado até o fim do ano?
Ainda não temos prazo. Mas é algo importante, do interesse do Grêmio e da Arena.
É por não ter o check-in que a Arena nunca lotou?
O clube tem sócios com espaço garantido nos jogos. Eles têm o direito de vir ou não vir. O Grêmio, por ser um clube grande, tem torcedores ao redor do mundo. Então, há sócios que mantém sua cadeira na Arena, mas não estão em Porto Alegre. Só utilizam quando estão por aqui.
A arrecadação com o check-in seria da gestora ou do clube?
Seria como o quadro social hoje (receita gerada por novos sócios é depositada em uma conta repassadora e dividida entre Grêmio e Arena). Mas precisamos conversar com o sócio antes. Ele precisa entender que é bom para ele, para o clube e para a Arena. Não sei se o check-in será implantado até o final do ano, mas é desejável que isto ocorra rápido.
O sócio que disponibilizar sua cadeira ao check-in receberá desconto?
Este funcionamento será estruturado pelo Grêmio. Afinal, o torcedor pertence ao quadro social do clube. Imagino que o modelo seja algo nesta linha, de o sócio receber algum benefício.
Como estão as obras viárias no entorno da Arena?
Não sei como isto anda. O que sei é que a empresa OAS entrou em recuperação judicial, então esta questão deve ser analisada neste contexto. É desejável que estas obras sejam executadas não só para a Arena, mas também para a população de Porto Alegre.
VEJA TAMBÉM
- O QUE ELE FEZ PELO GRÊMIO? Doação CHOCA o futebol e Arena vira 100 do Tricolor! confira os bastidores
- BOMBA NO SUL! Torcida do Grêmio pede Vojvoda após saída do Fortaleza!
- NOVA ERA NO GRÊMIO! Compra da Arena deixa Inter em alerta e torcida provoca nas redes!
Foto: Adriano de Carvalho / Agencia RBS
Responsável pela gestão da Arena, o porto-alegrense Eduardo Peña, 38 anos, celebra a média de público de 17,8 mil torcedores em oito jogos neste ano - mesmo sem a presença do Grêmio na Libertadores. O dirigente, no entanto, evita tecer qualquer comentário sobre a negociação da gestão do estádio entre o clube e a OAS: "está fora da minha alçada", diz.
Mas quando o assunto é a operação da Arena, ele responde com desenvoltura. A ZH, Peña fala sobre seus planos para a venda do naming rights e para atrair novos parceiros comerciais. Além disso, ressalta a importância da implantação do check-in (sócios colocam suas cadeiras à venda quando não vão ao jogo) em curto prazo no estádio. Veja os principais trechos da entrevista.
Uma média de público de 17,8 mil em um ano sem Libertadores surpreende?
Não a nós, que já conhecemos e estudamos este comportamento da torcida. Mas quem vê de fora se surpreende. Apesar de o clube não estar na Libertadores, tivemos um bom começo de ano. Recebemos bons públicos em jogos contra equipes que não são tão conhecidas.
A operação melhorou com o Grêmio dentro da Arena?
A comunicação está muito melhor, mais eficiente. Vivemos um ótimo momento de diálogo. Nos tornamos o que sempre deveríamos ser: uma coisa só, com o objetivo de fazer o melhor para o torcedor do Grêmio. A vinda do clube para cá, além de dar vida diária ao estádio, aproximou mais as equipes de trabalho.
E o restaurante atrás da goleira norte? Há previsão de instalação?
A gente gostaria muito de oferecer o restaurante, mas ainda não temos e não está previsto. Inclusive, estamos abertos a quem tiver interesse. Os locatários de camarote podem solicitar o serviço de catering (comida e bebida), que é mais personalizado. No mais, o atendimento é o normal dos bares.
O alto investimento para a instalação afasta interessados?
Pesa, sem dúvida. Quem deseja criar um empreendimento precisa verificar a viabilidade, o público-alvo e o circulante. A tendência é que isto melhore na medida em que a Arena amadurecer e os torcedores se sentirem mais em casa. Uma coisa atrai a outra.
Há negociação para a locação de outros espaços comerciais?
Além do Seraphine (restaurante e casa noturna), inaugurado no ano passado, este ano vamos abrir uma casa de festas infantis. As obras, já estão em execução no terceiro nível, no lado leste. Também estamos em negociações avançadas com a Hamburgueria do Grêmio, para instalar uma lanchonete na esplanada.
A inauguração do Liberdade (condomínio no Humaitá) vai aumentar o movimento na Arena?
Vai impactar muito. Imagino que as pessoas vão se socorrer da Arena para seu dia a dia. Então, vai se tornar ainda mais atrativo ter algo aqui dentro. Seja restaurante, lanchonete, lojas e até supermercado, porque não?
Como anda a venda de publicidade no estádio?
Temos diversos espaços disponíveis para que as empresas possam expor suas marcas. Já temos a Melnick Even, a Claro e estamos abertos a novos anunciantes. A ideia é que isso cresça cada vez mais. É uma ótima oportunidade de exposição, até pela frequência da torcida na Arena.
E o naming rights? Só será negociado após a venda da gestão ao Grêmio?
Não acho impossível que ocorra antes, até porque os contratos serão mantidos independente da mudança na gestão. Mas é claro que existe uma certa desconfiança e até uma resistência do mercado, esperando que isso se resolva. Não acho que seja impeditivo, os interesses do Grêmio e da gestora estão alinhados. E o naming rights é uma receita importante para nós.
Há negociação em andamento?
Não. Sempre recebemos sondagens, mas não há nenhuma proposta firmada.
Esta venda seria atrelada ao patrocínio da camisa do Grêmio?
O naming é um ativo muito importante, talvez o principal da Arena em termos de publicidade. Mas não há nada de concreto no momento, até por não existir proposta na mesa.
O check-in será implantado até o fim do ano?
Ainda não temos prazo. Mas é algo importante, do interesse do Grêmio e da Arena.
É por não ter o check-in que a Arena nunca lotou?
O clube tem sócios com espaço garantido nos jogos. Eles têm o direito de vir ou não vir. O Grêmio, por ser um clube grande, tem torcedores ao redor do mundo. Então, há sócios que mantém sua cadeira na Arena, mas não estão em Porto Alegre. Só utilizam quando estão por aqui.
A arrecadação com o check-in seria da gestora ou do clube?
Seria como o quadro social hoje (receita gerada por novos sócios é depositada em uma conta repassadora e dividida entre Grêmio e Arena). Mas precisamos conversar com o sócio antes. Ele precisa entender que é bom para ele, para o clube e para a Arena. Não sei se o check-in será implantado até o final do ano, mas é desejável que isto ocorra rápido.
O sócio que disponibilizar sua cadeira ao check-in receberá desconto?
Este funcionamento será estruturado pelo Grêmio. Afinal, o torcedor pertence ao quadro social do clube. Imagino que o modelo seja algo nesta linha, de o sócio receber algum benefício.
Como estão as obras viárias no entorno da Arena?
Não sei como isto anda. O que sei é que a empresa OAS entrou em recuperação judicial, então esta questão deve ser analisada neste contexto. É desejável que estas obras sejam executadas não só para a Arena, mas também para a população de Porto Alegre.
VEJA TAMBÉM
- O QUE ELE FEZ PELO GRÊMIO? Doação CHOCA o futebol e Arena vira 100 do Tricolor! confira os bastidores
- BOMBA NO SUL! Torcida do Grêmio pede Vojvoda após saída do Fortaleza!
- NOVA ERA NO GRÊMIO! Compra da Arena deixa Inter em alerta e torcida provoca nas redes!
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mano Menezes orienta estratégia para classificação do Grêmio na Sul-Americana.
Grêmio enfrenta desafio complicado após derrota para Alianza Lima na Sul-Americana.
Mano se incomoda com pergunta sobre treinamentos do Grêmio durante coletiva.
Grêmio tem atuação irregular e perde para Alianza Lima na Sul-Americana.
Grêmio empatou novamente: repetição de resultados preocupa torcedores e comissão técnica.
Mano Menezes reintegra equipe técnica do Grêmio após período afastado do clube.
Grêmio Perde Jogo de Ida nos Playoffs da Sul-Americana
Grêmio é superado pelo Alianza Lima e complica situação na Sul-Americana
Grêmio sofre apagão de 3 minutos e complica situação na Sul-Americana.
Grêmio sofre revés no primeiro confronto dos playoffs da Sul-Americana.
Torcida do Grêmio mobiliza por contratação de novo treinador para equipe.
Grêmio enfrenta desafio em Porto Alegre após derrota preocupante em Lima
Presidente do Grêmio decide futuro de Cristaldo: permanência ou saída?
Desabafo surpreendente do Pai de Monsalve chama atenção da torcida do Grêmio
Mosqueteiras conquistam empate importante em jogo fora de casa pelo Brasileirão Feminino Sub-20.
Escalação do Grêmio para confronto contra o Alianza Lima na Sul-Americana
Instabilidade em Portal de Sócios do Grêmio devido à alta procura
Mano Recoloca Igor Serrote Entre os Titulares do Grêmio
Sonho da Direção do Grêmio se Concretiza com Acordo na Arábia Saudita
Grêmio enfrenta ameaça de rebaixamento após derrota para o Cuiabá no Sub-20.
Grêmio planeja dispensa de seis jogadores para próxima temporada.
Grêmio perde para o Cuiabá no Brasileirão Sub-20
Portal do associado do Grêmio está de volta: operação normalizada.
Preparação intensa das Mosqueteiras para a retomada das competições de futebol.
Grêmio busca 300 mil sócios e projeta R$ 100 milhões na Arena
Escalação do Grêmio definida por Mano Menezes para confronto contra Alianza Lima.
Nova façanha do Grêmio contra Alianza Lima impressiona imprensa peruana.
Grêmio diminui valor dos ingressos em primeiro jogo pós aquisição da gestão da Arena.
Surpresa de Mano Menezes na defesa para enfrentar Alianza Lima contra Grêmio.
Momento de elevar o patamar do Grêmio
Grêmio planeja nova reestruturação no elenco para próxima temporada.
Grêmio pode realizar quatro alterações contra o Allianza.
Problemas de Instabilidade no Portal do Associado do Grêmio
Grêmio reduz valor dos ingressos para partida pós-aquisição da gestão da Arena
Credenciamento de Imprensa para Grêmio x Alianza Lima na Arena
Investimento de Meio Bilhão de Marcelo Marques no Grêmio
Alianza Lima x Grêmio: saiba onde assistir, horário, palpites e escalações da Sul-Americana.
sonho de título da sul-americana impulsiona ex-grêmio mesmo com desempenho discreto no brasileirão
Inteligência artificial prevê resultado entre Alianza Lima e Grêmio no futebol
Grêmio busca vitória importante no jogo de ida dos playoffs da Sul-Americana
Grêmio divulga ingressos para jogo contra Alianza Lima com valores inéditos
alienga lima, adversário do grêmio, revela seu estilo de jogo.
Ingressos promocionais para a grande final da Conmebol Sul-Americana.
Retrospecto: Grêmio x Alianza Lima - Confronto Entre as Equipes de Futebol
Grêmio encara Alianza Lima em duelo decisivo da Sul-Americana.
Palpite e Prognóstico: Alianza Lima x Grêmio pela Copa Libertadores da América
Provável escalação do Grêmio para jogo contra o Alianza Lima pela Sul-Americana
Alianza Lima x Grêmio: Escalações, Arbitragem, Transmissão e Retrospecto do Confronto
Alianza Lima x Grêmio: Transmissão Ao Vivo, Horário e Escalações.
Alianza Lima enfrenta Grêmio ao vivo com transmissão da Voz do Esporte às 20h
Jogo Allianz Lima x Grêmio com narração ao vivo pela Voz do Esporte.
Transmissão do Jogo do Grêmio Sub-20 no Brasileirão: Onde Assistir Hoje?
Grêmio interessado em contratação de jogador do Cruzeiro
Assistir Alianza Lima x Grêmio ao vivo na Sul-Americana nesta quarta-feira.
Mano Menezes promove mudanças decisivas no Grêmio para a Sul-Americana
Reunião entre Diretorias de Grêmio e Alianza em Lima