Mamute toma a frente de Braian em disputa de vaga no ataque gremista

Com boa atuação na Paraíba, garoto pode virar titular contra o São José


Fonte: Diário Gaúcho

Mamute toma a frente de Braian em disputa de vaga no ataque gremista
Mamute pode formar ataque com Luan contra o São José no domingo
Foto: LUCAS UEBEL / Grêmio


Mamute ameaça atropelar Braian Rodríguez na disputa de uma vaga no time. O bom desempenho contra o Campinense, quarta-feira, rendeu pontos ao guri de 19 anos, quase dispensado no início do ano. No mínimo, mostrou a Felipão que não só de centroavante grandalhão vive um ataque.

Pelo menos em Campina Grande foi mais vantajoso para a equipe um atacante que corre pela beira do campo do que um cujo estilo é atuar plantado na área. No primeiro tempo, com Braian, o Grêmio foi lento e facilitou a vida dos marcadores.

No segundo, em que o uruguaio foi substituído por Mamute, a equipe ganhou velocidade e chegou aos dois gols que garantiram a vitória na estreia na Copa do Brasil.

Escalado pela primeira vez no Gre-Nal de 1º de março, após passagem pela seleção sub-20, Mamute surpreendeu pela desenvoltura. Não era mais o jogador inseguro das passagens anteriores, iniciadas em 2011, com apenas 16 anos.

A sequência de boas atuações foi interrompida justamente com a chegada de Braian. Foi em seu lugar que o uruguaio estreou, dia 11 de março, durante a partida contra o Ypiranga. As novas oportunidades recebidas por Mamute foram com os jogos em andamento. Contra o São Paulo, domingo, ele já havia sido útil para abrir uma defesa retrancada.

Domingo, em São Leopoldo, contra o São José, Felipão terá os dois à disposição. Será o momento de saber se o treinador segue fiel ao modelo dos anos 90, quando contava com Jardel, ou começa a render-se a uma novo modelo de atacante. Por enquanto, confira os números de cada um.

Mamute

7 jogos, 1 gol, 1 assistência, 7 assistências para finalização, 93 passes certos, 18 passes errados, 6 finalizações certas, 7 finalizações erradas, 2 desarmes certos, 0 desarmes errados, 4 cruzamentos certos, 5 cruzamentos errados, 0 lançamento certo, 1 lançamento errado, 2 dribles certos, 2 dribles errados, 3 cartões amarelos, 7 faltas cometidas, 0 virada de jogo certa, 0 virada de jogo errada, 5 impedimentos, 35 bolas perdidas, 0 rebatidas

Braian

6 jogos, 1 gol, 1 assistência, 5 assistências para finalização, 52 passes certos, 12 passes errados, 6 finalizações certas, 10 finalizações erradas, 0 desarmes certos,
2 desarmes errados, 0 cruzamentos certos, 2 cruzamentos errados, 1 lançamento certo, 1 lançamento errado, 0 drible certo, 0 drible errado, 2 cartões amarelos, 8 faltas cometidas, 2 virada de jogo certa, 1 virada de jogo errada, 5 impedimentos, 29 bolas perdidas, 6 rebatidas

Fonte: Footstats

Veja as opiniões dos comentaristas do Grupo RBS:

Diogo Olivier, colunista de ZH e comentarista RBSTV
Depois do que fez contra São Paulo e Campinense, somado ao que Braian Rodríguez não vem fazendo, Mamute merece uma chance de sair jogando. Não se trata de decretar a reserva de um ou a titularidade de outro, mas de uma experiência desde o início para uma promessa da base que vem se justificando no campo. Com seus deslocamentos para os lados, Mamute abriu espaços como Barcos fazia. Luan, Douglas e Giuliano entraram mais na área.

Cleber Grabauska, comentarista da Rádio Gaúcha
Pelo momento: Yuri Mamute. Até agora, Braian Rodríguez, pelo problema no ombro ou pelo período de adaptação, é menos que Barcos e Marcelo Moreno. Enquanto isso, Mamute, desde o Gre-Nal tem dado uma resposta que ainda não havia dado. Contra Novo Hamburgo e Campinense, o time melhorou com Yuri. Deu mais velocidade e mais alternativa de jogadas. Mas quando Cristian Rodríguez voltar, meu candidato a atacante seria outro. Considero Luan melhor que Mamute e Braian. Porém, resta saber se esta também é a ideia de Felipão.

Luiz Zini Pires, colunista de ZH
Braian Rodríguez ou Mamute? Hoje, Mamute. Amanhã, o clube precisa contratar um camisa 9 mais qualificado. Mas entre os dois, um experiente uruguaio de poucos gols na carreira e um jovem da base gremista, a opção número 2 vence sempre. Com Mamute, o ataque muda. Fica mais rápido, dinâmico e completo. Braian é um camisa 9 à moda antiga que só aparece na grande área, mas tem sérios problemas na hora H da finalização. Neste deserto, Mamute precisa de uma sequência - e contar com Luan ao lado.


VEJA TAMBÉM
- NOVO ATACANTE! Grêmio pode esquecer Villa para ir atrás de novo jogador!
- CONTRATAÇÃO A CAMINHO? Zagueiro pode reforçar o Grêmio após ligação de Quinteros.
- NOVO PROF! Bastidores dos primeiros dias de Gustavo Quinteros no Grêmio






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/1/2025




















10/1/2025