Jovens "somem" após protagonismo e vivem transição protegida no Grêmio

Antes corriqueiros em escalações, garotos como Araújo, Júnior, Pedro Rocha e outros passaram a até sobrar do banco e tem estágio mais tranquilo de ida aos profissionais


Fonte: globoesporte.com

Jovens somem após protagonismo e vivem transição protegida no Grêmio
Araújo é exemplo de jovem que começou titular e depois perdeu espaço (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Desde que iniciou o ano, o Grêmio deixou claro que apostaria suas fichas pelo menos nos primeiros meses em jovens recém-promovidos da categoria de base. Testou nomes completamente novos na pré-temporada e nas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho. Entretanto, após a chegada dos reforços mais experientes, Araújo, Gabriel Silva e companhia, presenças constantes até mesmo nos jogos iniciais do Gauchão, estão blindados e aparecem muito pouco ultimamente. O que poderia soar como pejorativo significa, na verdade, uma política a longo prazo para proteger as joias da transição ao profissional.

Durante a pré-temporada, Araújo foi constantemente escalado por Felipão no meio-campo. E era elogiado a cada entrevista do treinador. O mesmo valeu para Gabriel Silva. Começou a pré-temporada ao lado de Rhodolfo, também recebia elogios do comandante. Mas, quando a bola começar a rolar de fato, não foi escalado. Primeiro, por problema de contrato - teve direitos econômicos vendidos e foi emprestado ao Tricolor. Depois, Erazo chegou e ganhou a vaga.

Outros também foram colocados em campo. Arthur foi titular contra o Aimoré. Júnior revezou na lateral esquerda com Marcelo Hermes, ambos da base. Lincoln é outro caso que atuou com frequência - sua saída para a seleção brasileira sub-17 coincidiu com a chegada de reforços mais experientes. O atacante Pedro Rocha é outro que foi utilizado, principalmente após as saídas de Barcos e Moreno. Fez até gol e agora por vezes sobra do banco de reservas.

Júnior e Arthur deixaram de ser escalados (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A política de aposta na base segue a mesma. Hoje, dos 33 jogadores do elenco principal, 20 foram criados na base: Marcelo Grohe, Tiago, Leo, Vitor, Raul, Júnior, Hermes, Rafael Thyere, Gabriel Silva, Araújo, Arthur, Balbino, Lincoln, Ramiro, Walace, Everaldo, Everton, Luan, Mamute e Pedro Rocha. Todavia, há menos garotos no time titular, sobretudo após as chegadas de Maicon, Cristian Rodríguez e Braian Rodríguez - além das recuperações de Ramiro e Geromel. O que ajuda Felipão a apostar de forma mais gradual nos valores da casa.

- Esses jovens ficarão conosco. Ninguém vai sair. Não tem mais essa história de estar arquivado, jogar mal… a gurizada vai ficar com a gente até o fim, não há risco de desistência. Vamos criar neles um perfil vencedor. Não teremos altos e baixos nem a mídia vai colocar isso nos nossos ouvidos. Titulares ou não, pouco importa. O que importa é que os jovens sempre estarão ali, à disposição - destacou o presidente Romildo Bolzan Júnior, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com, há duas semanas.

A ideia é dar a primeira experiência para estes jogadores e utilizá-los, de fato, a partir de 2016. Algo que já aconteceu com o Luan, Yuri Mamute, Ramiro e Everton, entre 2013 e 2014. A presença dos jogadores mais experientes - 13 no total - deu suporte maior aos jogadores. O discurso da comissão técnica valoriza a presença dos cascudos para tranquilizar o ambiente.
- Não temos só um time, temos um grupo, e esses jogadores tem mantido o nível. Isso tem uma participação dos mais experientes, dá uma tranquilidade maior. Que não acontecia antes, era muita responsabilidade para os meninos. Eles tem o amparo sobre os experientes - comentou o auxiliar Ivo Wortmann, após a vitória sobre o Campinense.

A importância dos mais experientes também ficou escancarada na entrevista exclusiva de Luan ao GloboEsporte.com, antes do jogo na Paraíba. O meia-atacante valorizou as dicas dadas por Giuliano para superar as críticas e crescer. Uma parceria que vem rendendo gols nas últimas partidas.

- Discutimos bastante para dentro de campo sair tudo certo. Falo mais com o Giuliano. É o meu parceiro. Eu gosto muito dele. Ele me cobra muito. Acho que é o que mais me chama atenção - comentou Luan.

Sem tantos jovens, o Grêmio volta a atuar no domingo, contra o São José, no Cristo Rei. O time de Felipão treinará na tarde desta sexta-feira, no CT Luiz Carvalho. Sem tantos jogadores da nova leva das categorias de base em campo. Mas atentos a qualquer detalhe para aprender.

VEJA TAMBÉM
- Arthur recebe propostas para retornar ao futebol brasileiro
- Bruxos de Renato jogam dois pontos fora: Reinaldo e Rodrigo Caio não podem jogar no Grêmio
- Erro de Reinaldo, reação de Braithwaite e sinceridade de Monsalve no vestiário gremista






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

16/9/2024




















15/9/2024