Grêmio respalda bronca de Felipão com árbitro e quer até vigiar sorteios

Diretor César Pacheco diz que "árbitros colocam o que querem na súmula" e promete acompanhar a escala na FGF após treinador chamar Francisco Neto de "colorado"

Fonte: globoesporte.com

Grêmio respalda bronca de Felipão com árbitro e quer até vigiar sorteios
A irritação de Felipão contra Francisco Neto fará o Grêmio ter uma nova postura. Mas não pense que será um pedido para que o treinador fique mais tranquilo no reservado. A direção, revoltada com o desempenho do árbitro na vitória tricolor por 1 a 0 sobre o Ypiranga em Erechim, na noite da última quarta-feira, começará a acompanhar os sorteios que definem as escalas dos responsáveis pelas partidas na Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Tudo para evitar supostos prejuízos nos confrontos da equipe.

No Colosso da Lagoa, Luiz Felipe Scolari não se conteve. Ao ver uma falta em Braian Rodríguez, esbravejou. Neto reprovou a atitude e o expulsou. Foi então que o comandante tricolor, sem se importar com as câmeras, chamou o árbitro de "Chico Colorado", alcunha à qual supostamente é conhecido, e repetiu que ele torcia para o rival gremista. Ao GloboEsporte.com, Francisco Neto não confirmou as palavras de Scolari e disse que sua versão estará na súmula.

A situação culminou em um desenrolar inusitado no vestiário visitante. Felipão não se apresentou para conceder a entrevista coletiva. Quem conversou com os jornalistas como o membro da comissão técnica foi Flávio Murtosa, seu auxiliar e fiel escudeiro. Pouco depois, apareceu César Pacheco. E o diretor de futebol não fez qualquer tipo de crítica à atitude do funcionário.

E aumentou as críticas quanto ao rendimento de Francisco Neto e disse que comparecerá aos sorteios da arbitragem para evitar que o Grêmio não saia prejudicado, bem como prometeu ter uma conversa com os representantes da FGF sobre o tema:

- O Ypiranga bateu. Aparecerei nos sorteios da Federação. Temos que reclamar. Não falarei porque todo mundo sabe o apelido desse juiz. Ele é fraco e se protege atrás dos amarelos. só para um lado. Eu vou falar com o (Luiz Fernando Gomes) Moreira, diretor de arbitragem e também com o presidente da FGF (Francisco Novelletto). Vou começar a ver o sorteio. O Gre-Nal era para o (Leandro) Vuaden apitar. No sorteio, deu outro juiz (Jean Pierre Lima). Esse rapaz (Francisco Neto) apitou pela terceira vez os nossos jogos.

Na verdade, Neto comandou a segunda partida do Grêmio pelo Gauchão, o outro também foi uma vitória tricolor fora de casa, sobre o Passo Fundo. Além dele, Daniel Nobre Bins e Diego Almeida Real estiveram à frente do confronto pelo mesmo número após dez rodadas.

Pacheco manteve o discurso acalorado. Garantiu que o Grêmio não fará pressão para definir quem será o responsável pelo jogo. Porém, disse que "árbitro fraco" não é admitido pela cúpula:

- O Grêmio não escala juiz. Quem escala é a Federação. Há um quadro, mas não há mais árbitros de ponta. Não admito um juiz fraco tecnicamente. O Grêmio ganhou e está reclamando. Tenho que defender o Grêmio nos próximos jogos.

O dirigente não se mostrou nem preocupado com a súmula. Pelo contrário. Pacheco colocou sob suspeição o que os árbitros escrevem em seus relatos, o que poderia prejudicar ainda mais a situação de Felipão:

- Todo mundo sabe. Eu nem falei apelido nenhum. Eu não vi (a frase de Felipão), estava na cabine. Ele (Neto) pode colocar o quiser na súmula - declarou para depois emendar -. Eles escrevem e falam o que querem.

Nesta quinta, o Tricolor terá ciência do teor da súmula. E saberá como o árbitro relatou as frases de Felipão. O técnico, aliás, ainda será julgado por duas expulsões referentes ainda ao Brasileirão de 2014.

Com o resultado, o Grêmio soma 17 pontos e ocupa a terceira posição. Na próxima rodada, o time recebe o Cruzeiro-RS. A partida será disputada neste sábado, às 18h30, na Arena.
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs