Com Thiago Neves e Diego Souza, Renato coloca à prova fama de recuperador de atletas


Fonte: Globo Esporte

Com Thiago Neves e Diego Souza, Renato coloca à prova fama de recuperador de atletas
Renato Gaúcho cumprimenta Thiago Neves no CT Luiz Carvalho — Foto: Reprodução / Grêmio TV

Dois jogadores de 34 anos, que já tiveram seus momentos de brilho, mas agora buscam um novo rumo na reta final das carreiras. Assim podem ser resumidos Thiago Neves e Diego Souza, apresentados pelo Grêmio na tarde de terça-feira. E é justamente no histórico que o técnico Renato Gaúcho confia para colocar a fama de "recuperador" de atletas novamente à prova.



"São jogadores consagrados. É só olhar o currículo deles" (Renato Gaúcho)

– O Thiago Neves é um dos melhores meias que tem no Brasil. Diego Souza já passou por aqui e passou muito bem. Eles tiveram um semestre ruim, que é uma coisa normal. Inclusive, tenho visto por aí que estão falando que tais jogadores o Renato conseguiu recuperar e outros não. Cuidado! Alguns desta lista dos que não consegui recuperar não têm nada a ver comigo – avisou Renato.

Thiago foi personagem no rebaixamento do Cruzeiro em 2019. Ficou marcado pelo áudio no qual pedia pagamento de salários atrasados e o consequente pênalti perdido na partida contra o CSA, na 35ª rodada do Brasileirão. Além disso, foi um dos pivôs da saída do técnico Rogério Ceni.

– É uma responsabilidade muito grande, o maior desafio da minha carreira. Venho de um ano complicado no Cruzeiro. Mas sou cascudo, tenho certa experiência. Vestir a camisa 10 é um peso. Sei o número que visto, a responsabilidade. Espero que possa botar tudo isso dentro de campo – comentou Thiago Neves.


O meia fez 41 jogos e marcou nove gols em 2019 com a camisa do Cruzeiro. Curiosamente, são os mesmos números de Diego pelo Botafogo. Porém, o centroavante atuou em mais oito partidas e fez um gol pelo São Paulo nos primeiros meses do ano passado.

– Sou um dos maiores artilheiros do Brasileiro de pontos corridos, mesmo jogando de centroavante há pouco tempo. Isso me deixa bastante tranquilo para saber o que tem que ser feito. Não adianta eu falar, ser elogiado, criticado, porque dentro de campo é outra coisa, não tem como se esconder. Ali, todo mundo vê realmente o que cada atleta tem feito – completou Diego Souza.

Mesmo assim, a dupla será a prova de fogo para Renato. Ambos jogadores sequer têm apoio da maioria dos torcedores. Nesta terceira passagem pelo Grêmio, o treinador contabiliza atletas pedidos por ele que deram resposta além da expectativa. Mas também houve quem não correspondeu. .

Quem deu certo
Ainda que não tenham sido indicações diretas, jogadores como Douglas e Edílson contaram com a confiança de Renato Gaúcho para deixar de ser desacreditados. Foi com eles que o Grêmio deixou a fila de 15 anos sem títulos a nível nacional e faturou o penta da Copa do Brasil, em 2016.

No ano seguinte, bancou e extraiu bons resultados de Léo Moura e Bruno Cortez. Eles participaram também do tri da Libertadores, junto ao próprio Edílson, Jael e Cícero, responsáveis pela jogada do gol sobre o Lanús, na Arena, no primeiro jogo da final. Com Lucas Barrios, não foi diferente: 18 gols em 45 jogos.

O caso mais recente é o zagueiro David Braz. O jogador chegou ao Grêmio no meio do ano passado e já conquistou seu espaço com atuações seguras. Além de gols, tem suprido com qualidade as ausências de Geromel ou Kannemmann.

Quem não deu certo
Por outro lado, há aqueles personagens que deixaram a desejar nas mãos de Renato. O técnico sempre deixou claro que faria de tudo para ajudar o atleta, desde que o próprio estivesse na mesma rotação.

Dos casos mais emblemáticos estão dois nomes de ataque: Diego Tardelli e André. O primeiro empilhou problemas ao longo de 2019 e teve a rescisão acertada há algumas semanas. Já o segundo segue no elenco, mas teve o futuro decretado pelo próprio treinador.


— Fui até criticado, merecidamente, por ter insistido com o André. Fiz de tudo para recuperar o futebol dele, mas não adianta dar soco em ponta de faca. Infelizmente para o André, a passagem não foi tão boa aqui no Grêmio. Muitas vezes é melhor trocar de ares — avaliou Renato recentemente.



Na última temporada, o técnico também pediu as contratações do volante Rômulo, do lateral-direito Rafael Galhardo e do atacante Marinho. Porém, nenhum deles correspondeu.



Contratado em 2017, o goleiro Paulo Victor entrou em descrédito junto à torcida, principalmente na reta final da temporada passada. Com a chegada de Vanderlei, foi para o banco de reservas.

O volante Cristian, contratado em uma emergência, em setembro de 2017, fez apenas cinco jogos com a camisa do Grêmio. Já o meia-atacante Maicosuel durou somente seis meses, ou 12 partidas.

Por fim, há o caso de Hernane "Brocador". Buscado em 2018, conviveu com lesões e entrou em campo cinco vezes. Não marcou gols. Seguiu para o Sport, onde foi vice-artilheiro da Série B no ano passado.

Grêmio, Renato, Thiago Neves, Diego Sousa

VEJA TAMBÉM
- Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador
- VAR MANDA NO BRASILEIRÃO? Impacto nas decisões surpreende
- RETORNO IMINENTE? Lesões do Grêmio podem mudar o jogo






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

9/10/2025












8/10/2025