Grêmio pede liberação de Cristian Rodríguez de amistoso do Uruguai

Meia está convocado e, com isso, perderia três jogos do Gauchão antes mesmo da sua estreia

Fonte: Diário Gaúcho

Grêmio pede liberação de Cristian Rodríguez de amistoso do Uruguai
O Grêmio tem pressa em escalar Cristian Rodríguez, o "Cebolla", cuja contratação foi confirmada nesta segunda-feira. Por isso, a direção irá pedir que o meia seja liberado da convocação para amistoso da seleção uruguaia contra Marrocos, dia 28.

Caso a convocação seja mantida, o uruguaio terá que se apresentar dia 22, o que o retiraria das partidas contra Lajeadense, Novo Hamburgo e São Paulo, pelo Gauchão. Sua estreia, desta forma, ocorreria somente a 1º de abril, frente ao Campinense, pela Copa do Brasil.

As tratativas para a desconvocação começam nesta terça-feira junto à Associação Uruguaia de Futebol, conduzidas pelo executivo Rui Costa e pelo diretor de futebol César Pacheco.

– Vamos pedir a liberação. Ficar sem Cristian em nada nos ajuda – preocupa-se o presidente Romildo Bolzan Jr.

Reforço de prestígio internacional, covocado para a última Copa do Mundo, Cristian tem desembarque previsto para 10h40min desta terça. Saudada pela torcida nas redes sociais, a chegada deverá movimentar o aeroporto. Mas não haverá tempo para muita festa. Antes da apresentação, marcada para a tarde, na Arena, o jogador precisará ser registrado na Polícia Federal, primeiro passo para obter carteira de trabalho e CPF e poder trabalhar no país.

O passo seguinte será sua inscrição na Federação Gaúcha e CBF, a fim de que o nome seja publicado até sexta-feira no Boletim Informativo Diário (BID). Trata-se da data-limite para inscrições no Gauchão.

Reforço mais expressivo da atual direção, o nome de Cristian Rodríguez nasceu de uma conversa no final de fevereiro entre o executivo Rui Costa e Felipão. O técnico, que já comandou a seleção portuguesa, lembrou ter sido no Porto um dos melhores momentos da carreira do jogador. A grave situação financeira do Parma foi, segundo Costa, "o sinal amarelo" para a investida. Através do empresário gaúcho Jorge Américo, o Grêmio chegou ao agente do jogador, que mora em Lima, no Peru.

Felipão também foi decisivo para convencer Cebolla das vantagens de atuar em uma cidade próxima do Uruguai. Cristian ficou satisfeito ao saber que seu futuro comandante tem uma relação muito próxima com Óscar Tabárez, técnico da seleção uruguaia. Assim, ficou aberto o caminho para sua vinda.

Entre salários, direitos de imagem, comissionamento de empresário e futura rescisão, o Grêmio gastará cerca de R$ 300 mil mensais com Cristian. Patrocinadores do clube ajudarão a pagar a conta. O Parma se satisfez em não precisar mais pagar os salários. O contrato inicial irá até junho. A partir daí, o Grêmio passará a negociar a renovação direto com o Atlético de Madrid, detentor dos direitos do meia.