Capricho no ataque e cabeça leve: como o Grêmio se prepara para revanche na Libertadores

Renato Gaúcho antecipa concentração, mas diz que clima de descontração evita pressão excessiva sobre o grupo antes de decisão contra o Palmeiras


Fonte: Globoesporte.com

Capricho no ataque e cabeça leve: como o Grêmio se prepara para revanche na Libertadores
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A missão é difícil, até pela vitória do Palmeiras em Porto Alegre, mas o Grêmio não descuida de nenhum detalhe para tentar reverter a vantagem do rival nas quartas de final da Libertadores. O duelo desta terça-feira, no Pacaembu, recebe todas as atenções do técnico Renato Gaúcho não só dentro de campo, mas também fora dele. O treinador revelou que cuida do lado psicológico de seus jogadores, para evitar que a pressão pelo resultado afete o desempenho.

Uma vitória por 1 a 0 leva a partida para os pênaltis. Dois ou mais gols de diferença no placar dão a classificação direta ao Tricolor. A tarefa é árdua, mas considerada ao alcance do elenco gremista.

Os titulares, poupados da partida contra o Athletico, pelo Brasileirão, permaneceram focados no jogo e treinaram no sábado e no domingo, com os portões fechados. O elenco já iniciou a concentração ainda no domingo. Em meio a esse ambiente de decisão, Renato trata de manter o clima leve no vestiário com suas brincadeiras habituais.

– Além do foco, a descontração. Senão eles piram. Sou um gestor, sei como conversar, brincar. Na hora do trabalho é seriedade. Fora, procuro descontrair, essa é a melhor maneira. Se ficar só focado, você vai pirar. Sempre faço isso no dia a dia. Deixo eles brincarem na hora certa. Dessa forma a gente vai levando – disse o treinador, após a partida de sábado.


Dentro das quatro linhas, a ideia é clara. A avaliação é de que nos primeiros 90 minutos o Grêmio fez um jogo dentro dos seus padrões em Porto Alegre. Mas vazou em uma bola parada e esbarrou na estratégia defensiva do Palmeiras. Os jogadores, desde a derrota, falam em caprichar mais no último passe e melhorar as movimentações ofensivas para criar a possibilidade de reverter o placar.

– Acho que faltou só caprichar mais no último passe. A gente pressionou, teve a posse de bola, faltou um pouco mais de chances claras, né? Se a gente caprichar no último passe vamos criar chances, temos chances de fazer um grande jogo e sair com a classificação – afirmou o lateral-direito Leonardo.

Cebolinha descansado

Muito da esperança gremista passa por um nome: Everton, o principal jogador do time. O camisa 11 não ficou nem no banco de reservas na partida do fim de semana e ganhou um descanso antes da decisão. Foi a primeira vez que isso ocorreu desde a retomada do calendário após a Copa América.

Por outro lado, Renato Gaúcho também já prepara o ambienta para uma eventual eliminação. Na entrevista coletiva de sábado, diminuiu o tom, citou a disputa de três competições simultâneas para afirmar que é "normal" se o time ficar fora da Libertadores ou acabar o ano sem uma das taças no armário. Uma dose de realidade para a torcida empolgada pela possibilidade de disputar dois títulos das copas.

– Daqui a pouco o Grêmio vai ficar pra trás. A gente sabe disso. A gente trabalha para conquistar títulos. Tanto é que o Grêmio está nas três competições e muita gente não entende isso. Não é só o Grêmio que quer ganhar, todos querem. Daqui a pouco acaba o ano sem título, vai ter o cornetinha que diz que o Grêmio faz tudo errado. Fala agora que o Grêmio está fazendo errado? Depois é fácil falar – desabafou o treinador.

O Grêmio treina na manhã desta segunda-feira no CT Luiz Carvalho antes da viagem para São Paulo. A primeira parte da atividade será realizada com portões fechados. Mas ao menos que prepare alguma surpresa, o time não deve ter mudanças em relação ao jogo de ida. Palmeiras e Grêmio se enfrentam às 21h30 de terça-feira, no Pacaembu.



VEJA TAMBÉM
- Escândalo! CBF persegue o Grêmio e favorece o Inter em 2025 + DM do Grêmio segue amador
- VAR MANDA NO BRASILEIRÃO? Impacto nas decisões surpreende
- RETORNO IMINENTE? Lesões do Grêmio podem mudar o jogo






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/10/2025























6/10/2025