Grêmio contra jejum, Internacional dividido e pequenos de olho; veja o GUIA do Gauchão


Fonte: ESPN

Grêmio contra jejum, Internacional dividido e pequenos de olho; veja o GUIA do Gauchão
O Campeonato Gaúcho começa no próximo sábado e, ao contrário do ano passado, as 16 equipes participantes estarão reunidas em um único grupo. O torneio estadual é a grande chance de as equipes menores tentarem acabar com a hegemonia de Internacional e Grêmio.

Entre os times pequenos do Rio Grande do Sul que fizeram contratações de peso e podem incomodar, destaca-se o Novo Hamburgo, que contará com Bolívar. O meia Souza, ex-São Paulo e Grêmio, também mostrará a cara no Gaúchão.

Clássicos

O primeiro Gre-Nal do ano será em 1º de março, no Beira-Rio. Já o Ca-Ju, entre Caxias e Juventude, está marcado para 18 de fevereiro, no Alfredo Jaconi.



O Grêmio quer acabar com o jejum de títulos no Campeonato Gaúcho. A última vez que a equipe tricolor de Porto Alegre levantou a taça foi em 2010 e, de lá para cá, assistiu à hegemonia do Internacional. Fora da Copa Libertadores, os comandados de Luiz Felipe Scolari poderão se concentrar 100% na disputa estadual, ao contrário do rival Inter.

Embalado pelo final feliz em 2014, o Grêmio tentará manter o espírito de volta trazido por Felipão, quando ele voltou ao time, em agosto. Antes 11º colocado no Campeonato Brasileiro, a equipe gaúcha terminou o torneio nacional em 7º. O treinador foi abraçado pela torcida.

No entanto, o Grêmio precisará superar, em 2015, a perda de vários jogadores, entre eles Bressan, Dudu, Zé Roberto e Alan Ruiz. A aposta é que a volta de Marcelo Moreno traga resultados, e que o ataque formado por ele e Barcos funcione. O argentino e o boliviano marcaram, juntos, 29 gols no Brasileirão do ano passado.



Campeão das quatro últimas edições do Campeonato Gaúcho, o Internacional buscará o pentacampeonato em 2015. A última vez que a equipe colorada alcançou o feito foi há 42 anos, quando obteve a histórica sequência do Octacampeonato Gaúcho, levantando oito taças estaduais consecutivas, de 1969 a 1976. Nenhum outro time repetiu este recorde.

Depois de tentar Tite, Vanderlei Luxemburgo, Abel e Mano Menezes, Diego Aguirre foi anunciado como novo treinador do Internacional. O uruguaio é um velho conhecido. Atuou como atacante do time gaúcho nas temporadas 1988 e 1989 e foi o artilheiro colorado na Libertadores de 89. Treinador desde 2001, Aguirre estava no Catar desde 2011.

Além de buscar mais um título estadual, o treinador usará o início do Campeonato Gaúcho como preparação para a Libertadores. A estreia da equipe no torneio será no dia 17 de fevereiro, fora de casa, contra o vencedor de Morelia (México) x The Strongest (Bolívia).

A estreia do Inter no Gauchão poderá terminar nos pênaltis. O jogo contra a Lajeadense, no dia 1° de fevereiro, valerá pela Recopa Gaúcha e, se terminar empatado, cada time somará um ponto no estadual, mas a decisão pelo título será nas penalidades.



O Aimoré vem melhorando novamente nos últimos anos. Depois de cair para a terceira divisão do Campeonato Gaúcho em 2011, o clube investiu forte e se reergueu. Em 2013, a equipe terminou na terceira colocação da Divisão de Acesso, retornando à elite gaúcha depois de duas décadas. A meta para 2015 é chegar entre os oito primeiros e garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.



O ano de 2015 será mais uma prova de fogo para o Avenida. O Clube caiu de desempenho nos últimos anos e brigará para fazer uma campanha melhor. Depois de ser 10º colocado em 2009, foi rebaixado em 2012, e agora, volta à primeira divisão gaúcha. A pré-temporada, no entanto, deixou uma marca não muito boa. O Avenida foi goleado pelo Brasil de Pelotas por 4 a 1 em um amistoso.



O Brasil de Pelotas aposta no entrosamento para continuar incomodando os grandes. A equipe comandada por Rogério Zimmermann desde 2012 manteve a base que conquistou importantes resultados de lá para cá. O time foi vice-campeão da Série D do Brasileirão e promovido à Série C e, de volta à elite no ano passado, terminou na terceira posição. Entre os nomes que são os pilares do grupo, estão o goleiro Eduardo Martini, Fernando Cardozo na zaga, Márcio Hahn e Nunes no meio, e Nena -artilheiro da Série D com oito gols - no ataque.



O grande chamariz do Caxias para 2015 está fora de campo. O clube aposta em nomes já conhecidos e formados na casa para sonha alto neste ano e resgatar a tradição e os bons resultados conquistados há alguns anos. Washington Stecanella, ex-centroavante do Caxias e da seleção brasileira, é o novo vice-presidente. Paulo Turra, capitão do time campeão gaúcho de 2000, é o técnico e tem como auxiliar Luciano Almeida



Após chegar às quartas de final no Campeonato Gaúcho do ano passado, o Cruzeiro de Porto Alegre tem, como objetivo inicial, ficar novamente entre os oito primeiros colocados. Mas o clube quer ir mais longe.

Para isto, a direção manteve o técnico Luís Antônio Zaluar e aposta na mistura entre garotos da base e reforços como o volante Paraná, ex-Internacional, e o atacante Wesley, ex-Grêmio. Dos 30 atletas no plantel, 11 são garotos promovidos do sub-19 e do sub-20, e apenas cinco jogadores permaneceram: o lateral Claydir, os zagueiros Carlão e Claudinho, o volante Reinaldo e o atacante Leandro.

O Cruzeiro mandará seus jogos do Gaúchão no Antônio Vieira Ramos, Garavataí. Isso porque as obras do estádio que está sendo levantado em Cachoeirinha ainda não foram concluídas.



Depois de sofrer do ‘mal dos salários atrasados' no fim do ano passado, que terminou em uma greve de nove dias dos jogadores, o Juventude voltou aos trilhos e se preparou para 2015. A base da equipe serão jogadores remanescentes da Série C e alguns reforços. Entre os amistosos da pré-temporada, teve a derrota para o Internacional por 3 a 1, em casa.



O Lajeadense vem embalado pelos títulos conquistados em 2014: em um período de dois meses, foi campeão da Copa Fernandão, da Copa Sul-Fronteira e da Super Copa Gaúcho, conquistando a Tríplice Coroa estadual. De quebra, o clube garantiu vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. E o ano de 2015 poderá começar com mais um título para o Lajeadense, já que o duelo contra o Internacional, na primeira rodada do Campeonato Gaúcho, valerá a taça da Recopa Gaúcha.



O Novo Hamburgo começa 2015 de energias renovadas após um 2014 conturbado. No ano passado, além de cair nas quartas de final do Campeonato Gaúcho, o time estava classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e acabou eliminado por inscrição irregular de um atleta.

Depois do episódio, o clube passou por uma reformulação total. Marcelo Mabília deixou o comando da equipe, e o posto de treinador foi assumido por Roger Machado. Na sequência, reforços importantes chegaram, como Luis Mário (ex-Grêmio), Magrão (com passagem por Palmeiras e Internacional), e Thiago Humberto e Leandrão (dupla ex-Inter). O último nome de peso anunciado pelo clube foi Bolívar.



O Passo Fundo quer deixar 2014 no passado. O clube precisou ir a julgamento no STJD para reverter a pena de oito pontos perdidos no Gauchão após questionamentos sobre a escalação do meia Paulo Josué em dois jogos. Na época, o clube vinha em boa campanha, mas caiu para a lanterna geral. Mas conseguiu recuperar os pontos e escapou do rebaixamento. Agora, segundo o presidente Silvino Ferrão, o objetivo é ficar, pelo menos, entre os oito primeiro colocados da elite e, de preferência, entre os quatro. O Passo Fundo trabalhará com 30 jogadores, sendo quatro da base.



Terceira força da Capital do Rio Grande do Sul, atrás apenas da dupla Grenal, o São José aposta no comando de um ex-centroavante de Felipão nos anos 90 para ir longe no Campeonato Gaúcho de 2015. Gilson Maciel, apelidado de "Cabeção" nos tempos de Grêmio, quer equilibrar experiência e juventude em seu elenco para formar uma equipe competitiva.

Aos 46 anos, o ex-jogador pendurou as chuteiras em 2001 e está no comando do São José desde o segundo semestre do ano passado. No entanto, como ficou em chave diferente da do Grêmio, não chegou a enfrentar Luiz Felipe Scolari. Agora, com grupo único, o encontro já está marcado.

O grupo começou a ser montado em julho, e o projeto é em longo prazo. O objetivo principal é conquistar vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro, e não apenas lutar para fugir do rebaixamento.



O São Paulo vem renovado em 2015, em todos os sentidos, para apagar a imagem ruim que ficou em 2014. A equipe passou por apuros ao brigar até as últimas rodadas para evitar o rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Gaúcho. Agora, contratou 18 jogadores para esta temporada, entre eles o zagueiro Teco, vice-campeão da Libertadores com o Grêmio em 2007.

O gramado do estádio Aldo Dapuzzo também deu trabalho no ano passado: foi prejudicado pelas fortes chuvas que caíram em Rio Grande e muito criticado. Para solucionar o problema, o clube recorreu à empresa que trocou a grama da Arena do Grêmio e gastou R$ 240 mil.



Fundado em 03 de agosto de 2010, o União Frederiquense nasceu para eliminar as rivalidades locais da cidade de Frederico Westphalen entre os amadores Ipiranga e Itapagé e, por isso, usa as cores verde (Ipiranga), branco (neutro) e vermelho (Itagapé).

O União sedia seus jogos no Vermelhão da Colina, estádio locado junto ao Itapagé, com capacidade para 4,5 mil pessoas. Em julho de 2013, deu início à construção de sua própria arena, que tem previsão para ficar pronta até 2016 e terá capacidade para aproximadamente 10 mil torcedores.

O União Frederiquense foi filiado à Federação Gaúcha de Futebol em setembro de 2010 e disputou a Divisão de Acesso do Gauchão de 2011 a 2014. Desta vez, conquistou o direito de disputar a primeira divisão do Campeonato Gaúcho ao ficar com o terceiro lugar na segunda divisão, batendo o Brasil de Farroupilha na repescagem.



Em seu terceiro ano seguido à frente do Veranópolis, o técnico Julinho Camargo buscou montar uma equipe boa e barata para o Campeonato Gaúcho. O clube contará com 23 jogadores e brigará para ficar no meio da tabela. Depois de disputar a segunda divisão em 93, ano que sagrou-se campeão sob o comando de Tite, o VEC subiu para a elite e nunca mais foi rebaixado. De lá para cá, já chegou várias vezes às semifinais, a última em 2013.



O Ypiranga está de volta à elite do futebol gaúcho, depois de ter sido rebaixado para a segunda divisão em 2012. A equipe manteve 50% da base do ano passado no plantel e trouxe 13 reforços, totalizando, agora, 26 jogadores. O objetivo será fugir dos três últimos colocados e, consequentemente, conseguir se manter na primeira divisão.



O Campeonato Gaúcho de 2015 começará por uma etapa classificatória, que será disputada em turno único. As equipes não estarão divididas em grupos. Os oito primeiros colocados se classificarão para as quartas de final, sendo que o 1º enfrentará o 8º, o 2º o 7º e assim por diante, em jogo único, para definir os quatro que disputarão as semifinais.

Já na semi , os times farão duas partidas para decidir quem protagonizará a decisão do torneio estadual. O título também será decidido em dois confrontos. As três últimas equipes da classificação geral serão rebaixadas para a Série A/2 do Campeonato Gaúcho.

Enxugamento

Os clubes que disputarão o Campeonato Gaúcho de 2015 só poderão inscrever 32 jogadores, uma medida para tentar controlar o uso indiscriminado de equipes reservas.



VEJA TAMBÉM
- STJ não gosta do Grêmio: é premente recorrer à injustiça que foi feita
- Renato Gaúcho faz declaração sobre possível ida para o Cruzeiro
- Botafogo x Grêmio será em campo neutro






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/9/2024





















6/9/2024