Arena troca gramado para resolver ruído com Grêmio e se preparar para Copa América

Campo foi pivô de polêmica entre a administração do estádio e o técnico Renato Gaúcho ao longo da temporada


Fonte: Globoesporte

Arena troca gramado para resolver ruído com Grêmio e se preparar para Copa América
Uma das polêmicas do ano, o gramado da Arena do Grêmio passa por nova troca em 2018. Com um calendário cheio para o clube gaúcho e uma Copa América no horizonte, a administração do estádio gremista iniciou a mudança do campo, desde a grama até o método de plantio utilizado. A previsão é de conclusão dos trabalhos em um mês. O primeiro jogo de 2019 está marcado para o dia 27 de janeiro, contra o Juventude, pelo Gauchão.



O gramado da Arena será todo retirado, com uma profundidade de 7 centímetros do solo, e será replantado em rolos lavados (confira o passo a passo abaixo). O processo é diferente da última troca, realizada em julho, quando as placas de grama tinham uma camada mais espessa de argila, o que gerou complicações na drenagem. Depois da retirada da grama, será feita a aeração do terreno, nivelamento e aplicação de areia, até o plantio da grama do tipo Bermuda Tifgrand.

– Devemos finalizar completamente este processo em aproximadamente 30 dias, mas claro que alguns fatores podem interferir nestes prazos, principalmente os climáticos. Se tivermos bastante sol e altas temperaturas nos próximos dias, a chance de acelerar o crescimento da grama é maior – diz a agrônoma Francine Saraiva, via assessoria de imprensa.

Neste ano, o campo foi pivô de polêmicas do técnico Renato Gaúcho com a administração do estádio. A reclamação do ídolo gremista foi centrada na qualidade do gramado e o uso por terceiros. Depois da parada para a Copa do Mundo, quando a grama foi trocada, houve problemas em jogos com chuva. Poças se formaram a partir de dificuldades na drenagem. O show da Shakira em Porto Alegre, em outubro, também requisitou cuidados especiais.



O Grêmio terá Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores pela frente em 2019. Mas a Arena receberá ainda outras competições. O estádio gremista será sede de cinco partidas da Copa América, três da fase de grupos, um das quartas de final e uma semifinal.

– O Grêmio estará novamente disputando todos os principais campeonatos em 2019. Precisamos oferecer as melhores condições para que estes jogos gerem bons resultados para o clube. Além disso, no meio do ano teremos a Copa América, que será uma grande competição. Por isso, a importância de nos anteciparmos e aplicarmos técnicas modernas, que proporcionarão os melhores resultados – diz Mauro Araújo, presidente da Arena.

Confira o passo a passo da troca
Remoção completa do gramado atual.

1° Aeração com máquina específica, que faz pequenas cavidades ao logo do campo, permitindo a oxigenação e a descompactação do solo.

2° Nivelamento, tanto com máquina, quanto manualmente em locais onde o maquinário não acessa – como próximo aos aspersores, por exemplo.

3° Aplicação de areia para criar uma base para a grama que será plantada.

4° Plantio da grama em rolo lavado: diferentemente da técnica empregada em julho, quando o rolo vinha com uma camada bem espessa de argila, desta vez a grama vem limpa, o que permite seu enraizamento na camada de areia em 25 dias.

5° Aplicação de fertilizantes e corretivos para permitir maior desenvolvimento da planta.

6° A irrigação é realizada diariamente junto com a evolução do plantio, auxiliando no desenvolvimento do gramado.

7° Cerca de 10 dias depois do início do processo, é feito o primeiro corte e, em seguida, se aplica uma camada de areia que serve tanto para proteger o ponto de crescimento da grama, quanto para auxiliar em seu desenvolvimento.








Grêmio, Arena, Troca de Gramado, Tricolor

VEJA TAMBÉM
- CALENDÁRIO REVOLUCIONADO? Grêmio aprova mudanças da CBF
- LEMBRA DELE? Atacante ex-Grêmio alcança posto de maior artilheiro em liga internacional
- RETORNO À VISTA? Grêmio prepara mudanças para Bragantino






Comentários



Mario Karlinski     

Sempre tão trocando, continua uma porcaria, mais uma pro Renato falar bobagem, se é o Marinho que falar do gramado da arena, ta morto. Pra refletirem,. Gremistas Abrão o olho.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/10/2025




4/10/2025