Rosário e Universidad Católica chegam à Libertadores após títulos nacionais

Clubes já eliminaram Tricolor em edições passadas do torneio sul-americano


Fonte: -

Rosário e Universidad Católica chegam à Libertadores após títulos nacionais
O Grêmio descobriu seus primeiros adversários na busca pelo tetra da Libertadores na noite dessa segunda, quando a Conmebol realizou o sorteio dos grupos em Luque, no Paraguai. Dois times já estão definidos no Grupo H, o argentino Rosário Central e o chileno Universidad Católica, que ainda receberá um quarto integrante vindo da etapa preliminar. O presidente do clube gaúcho, Romildo Bolzan Júnior, reconheceu que o time terá dificuldades na primeira fase devido à qualidade dos oponentes.



Rosário Central

Além do Grêmio, o time de mais cartaz no grupo H é o Rosário Central, velho conhecido do Tricolor. O time argentino se classificou para a Libertadores da América ao vencer o Gimnasia de La Plata, nos pênaltis, no último dia 8, pela Copa da Argentina. A conquista é a primeira do clube na competição em sua história.

Na ocasião, atuou com a seguinte equipe: Ledesma; Parot, Cabezas, Caruzzo e Bettini; Gil, Ortigoza, Carrizo e Camacho; Marco Rubén e Zampedri. O técnico é o bicampeão da América, Edgardo Bauza, que conquistou a competição com a LDU, do Equador, em 2008, e com o San Lorenzo, em 2014. Marco Rubén, cogitado como possível reforço da dupla nos últimos anos, é um dos destaques da equipe azul e dourada.

O Rosário disputou 12 Libertadores até o momento, chegou em três finais, mas não conquistou nenhuma vez o torneio. A casa dos “Canallas” é o Gigante de Arroyito e pode receber 41 mil pessoas. Em 2016, o Grêmio encarou o Rosário nas oitavas de final e foi superado nos dois jogos. No jogo de ida, o Tricolor perdeu por 1 a 0. Na partida de volta, a equipe gaúcha foi batida por 3 a 0.

Universidad Católica

A equipe garantiu a vaga na principal competição do Sul-Americana de futebol ao vencer o Campeonato Chileno deste ano com uma rodada de antecêndia - foi o 13º de sua história na competição. No torneio, o time mostrou consistência, com apenas três derrotas em 30 jogos e acabou com a melhor defesa, com 25 gols sofridos. Apesar dos bons resultados, ainda não definiu quem será o novo técnico em 2019.



Um dos principais nomes do clube é o goleiro Matías Dituro, eleito o melhor do torneio. A grande força da Universidad, no entanto, está no meio-campo. O argentino Luciano Aued é o destaque absoluto da equipe: foi votado o melhor jogador, melhor jogador estrangeiro e o volante central da competição. Ele divide o meio-campo com o compatriota Diego Buonanotte, artilheiro do time no torneio com 7 gols, e escolhido melhor jogador de criação.

O histórico envolvendo Grêmio é curto. Em cinco jogos disputados em toda a história, o Tricolor venceu o time chileno apenas uma vez. Houve dois empates e duas derrotas. Esses dois últimos resultados ocorreram na única vez em que se enfrentaram na Libertadores, em 2011. Na oportunidade, o time gaúcho foi batido dentro do Olímpico por 2 a 1 e no jogo de volta foi eliminado do torneio com um novo revés, desta vez por 1 a 0.

Candidatos à terceira vaga

Atlético Nacional



Favorito para ingressar no grupo H na disputa da fase preliminar, o Atlético Nacional, de Medellín, é o atual campeão da Copa Colômbia (são 16 títulos) e a equipe mais vencedora da história do futebol no país. No campeonato nacional, além da taça, também levou o prêmio de melhor defesa, com 10 gols sofridos em 19 jogos.

O clube é comandado pelo brasileiro Paulo Autuori, e atualmente passa por um problema jurídico para a temporada 2019, pois não pode inscrever novos jogadores devido a uma punição recebida por uma negociação envolvendo o atacante Fernando Uribe, atualmente no Flamengo.

Em 2016, o time conquistou seu segundo título da Libertadores (o primeiro foi em 1989) e cedeu o título da Sul-Americana à Chapecoense, após uma final que nunca ocorreu devido à queda do avião que vitimou mais de 70 pessoas, incluindo jornalistas, profissionais e atletas do clube catarinemse.

Libertad

O Libertad, do Paraguai, vai disputar a pré-Libertadores por ter ficado em terceiro lugar na tabela acumulada do Paraguaio 2018. O time tem como destaque o atacante Óscar Cardozo, capitão e artilheiro da equipe no torneio nacional, com 15 gols. Por conta dos altos investimentos do ex-presidente paraguaio Horacio Cartes, o clube quer investir forte no próximo ano. Mira o colombiano Macnelly Torres. O clube já enfrentou o Inter na Libertadores de 2006 e ficou pelo caminho na semifinal.

Real Garcilaso

Fundado em 2009, o jovem clube terminou em quarto lugar no campeonato Peruano e tem como destaques o meia argentino Alfredo Ramúa e o atacante peruano Hernán Trigoso, artilheiro do time. Outro ponto positivo e que pode pesar a seu favor é a altitude de mais de 2 mil metros de Cuzco, onde está seu estádio. O Real Garcilaso já começou a se reforçar e anunciou a contratação do técnico chileno Hector Tapia para toda a temporada de 2019.

Há ainda um time boliviano que vai disputar a pré-Libertadores para entrar no grupo H. A definição do clube ainda depende da conclusão do Campeonato Boliviano.







Grêmio, Libertadores 2019, Tricolor

VEJA TAMBÉM
- CALENDÁRIO REVOLUCIONADO? Grêmio aprova mudanças da CBF
- LEMBRA DELE? Atacante ex-Grêmio alcança posto de maior artilheiro em liga internacional
- RETORNO À VISTA? Grêmio prepara mudanças para Bragantino






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/10/2025




4/10/2025