Rival sem técnico e algoz recente: conheça os adversários do Grêmio na Libertadores

Universidad Católica, do Chile, perdeu seu comandante após título, enquanto Rosario Centr


Fonte: Globo Esporte

Rival sem técnico e algoz recente: conheça os adversários do Grêmio na Libertadores
O pontapé inicial da Copa Libertadores da América de 2019 foi dado na noite desta segunda-feira, em Luque, no Paraguai. A busca pelo tetracampeonato do Grêmio fará escala em Santiago, no Chile, cidade onde ocorrerá a final em jogo único, novidade deste ano; voa para Rosário, no interior da Argentina, para reencontrar um conhecido recente; e termina em local ainda indefinido, já que são diversas as possibilidades vindas das primeiras eliminatórias para o Grupo H.


"Não é uma barbada, mas são adversários bons. O único galho é não saber o que virá de lá deste G3. Tem o Real Garcilaso, que tem altitude. Tem Rosario Central, que é um argentino, e Universidad Católica. O Grêmio deu uma meia sorte, digamos assim" (Deco Nascimento, diretor de futebol)
A comitiva do Grêmio deixou Luque com uma boa primeira impressão, mesmo que das primeiras fases possa aparecer o Atlético Nacional, da Colômbia, campeão da América em 2016 e clube tradicional no continente (veja as possibilidades abaixo). O diretor de futebol Deco Nascimento não viu grandes problemas e celebrou o time gaúcho ter fugido de problemas de logística, como altitude.



Leia também :Perdão de Romildo a Marinho é mais um gol do presidente do Grêmio

Confira abaixo a análise dos adversários do Grêmio:

Univerisdad Católica

img src="https://puu.sh/Cjxwh/210f6fd282.png">

Retrospecto recente

O time chileno chega na Libertadores após ser campeão nacional em 2018. Chegou ao seu 13º título após vencer o Deportes Temuco por 2 a 1 há 16 dias e completar uma competição de 30 rodadas com apenas três derrotas. A Universidad Católica é o terceiro clube do país, atrás de Colo-Colo, com 32 títulos de torneios nacionais da primeira divisão, Universidad de Chile, com 18.

Destaque

Seu centro criativo durante o ano já esteve no radar de Grêmio e Inter em outras épocas. Atende pelo nome de Diego Buonanotte, argentino, e foi o grande líder da campanha do título. Anotou sete gols em 26 jogos na liga chilena.


Onde joga

A casa dos "Cruzados" é o Estádio San Carlos de Apoquindo. Encravado na Cordilheira dos Andes, fica na região metropolitana de Santiago, cerca de 20 quilômetros afastado do centro da capital chilena. A construção, iniciada nos anos 80, contou com a ajuda efetiva de torcedores com doação de cimento e foi finalizada em 1988. Sua última grande reforma ocorreu em 2012. A capacidade é de 18 mil pessoas. Em 2017, Atlético-PR e Flamengo atuaram no local.

Curiosidade

O comandante da campanha do título nacional não permanece para 2019. O espanhol Beñat San José avisou, durante as férias, aos dirigentes que não iria seguir no clube para a próxima temporada por conta de alguns problemas internos. Em 2011, o Grêmio enfrentou a Universidad Católica. Renato era o treinador e a equipe gaúcha foi eliminada nas oitavas de final. Na época, Pratto, hoje no River Plate, atuava pelos chilenos.

Opinião do especialista

Diego Espinosa, El Gráfico

É uma equipe que tem dificuldades em conseguir títulos. Foi campeão a duras penas e tem um par de bons jogadores, Diego Buonanotte, ex-River Plate, um goleiro sólido como o Matías Dituro, um meia bom que se chama Luciano Aued, ex-Racing. Os três tiveram muito peso no campeonato. Agora faz pouco, perderam seu técnico Beñat San José. Estão em busca de um treinador e não está fácil. Está em um momento delicado e não sei como vai ser o próximo ano".

Rosario Central



Retrospecto recente

Depois de chegar a três finais da Copa Argentina e frustrar-se em todas, o Rosario Central finalmente levantou o título nacional que o levou para a Libertadores. Bateu na final o Gimnasia y Esgrima, de La Plata, nos pênaltis, no último dia 6, e soltou o grito de campeão que estava entalado na garganta. O técnico Edgardo Bauza, com história no clube como jogador, é a aposta para a busca pela América - ele é bicampeão, com títulos por San Lorenzo (2014) e LDU (2008).

Destaque

Fernando Zampedri sucedeu o icônico Marco Rubén no comando do ataque do Central. É o titular hoje, enquanto o ídolo do clube é opção no banco, ainda longe da melhor forma física. O centroavante esteve na mira do Grêmio recentemente e falou sobre uma proposta recebida para jogar em Porto Alegre. Desde agosto de 2018, anotou quatro gols em 12 jogos da primeira divisão. Na campanha do título da Copa Argentina, foram quatro gols em seis partidas, inclusive na final.

Onde joga

O Rosario Central tem em sua casa um dos grandes pontos fortes. O Gigante de Arroyito exerce grande pressão nos adversários. O próprio Grêmio conheceu de perto, em 2016, com boa parte do atual elenco. A casa dos "canallas" comporta mais de 41 mil pessoas.

Curiosidade

Os dois clubes tiveram um encontro recente na Libertadores. Nas oitavas de final, em 2016, o Grêmio acabou eliminado sem nenhum questionamento. Depois de perder por 1 a 0 na Arena, o Tricolor levou 3 a 0 na Argentina. Costumeiramente, o jogo é citado pelo capitão Maicon como uma espécie de virada para o elenco. Na época, a diretoria de futebol acabou modificada. O técnico Roger Machado seria também demitido poucos meses depois.

Opinião do especialista

Pablo Paván, da Rádio 2 de Rosário

"Neste momento, Central está vivendo dias felizes. Faz tempo que buscava ser campeão. Tem Edgardo Bauza no banco, um homem de toda vida do Rosario Central, mas que ganhou duas Libertadores, com LDU e San Lorenzo. Com essa experiência, se sonha em poder fazer um bom papel na próxima Copa. A grande dívida que tem é na parte futebolística. Tem que melhorar muito no nível que pode chegar a equipe. Seguramente, tem a ver com os reforços. Precisa contratar e isso estão fazendo os dirigentes no momento".

O quarto componente
O quarto membro do Grupo H sairá de um cruzamento com inúmeras variáveis. O colombiano Atlético Nacional, campeão da Libertadores em 2016, espera o vencedor de Deportivo La Guaira-VEN e Real Garcilaso-PER, confronto da primeira fase. Na etapa seguinte, um destes três times enfrentará o vencedor de Libertad-PAR e uma equipe boliviana, que pode ser San José, Royal Pari, Bolívar ou The Strongest.



Grêmio, Libertadores 2019

VEJA TAMBÉM
- CALENDÁRIO REVOLUCIONADO? Grêmio aprova mudanças da CBF
- LEMBRA DELE? Atacante ex-Grêmio alcança posto de maior artilheiro em liga internacional
- RETORNO À VISTA? Grêmio prepara mudanças para Bragantino






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/10/2025




4/10/2025