Caça ao 10: Grêmio testou mais de um time de meias antes de Douglas voltar

Desde saída do meia, em 2012, 15 atletas desempenharam a função pelo Tricolor


Fonte: Globoesporte.com

Caça ao 10: Grêmio testou mais de um time de meias antes de Douglas voltar
Ciente da necessidade de reduzir a folha salarial e de enxugar gastos com futebol, Luiz Felipe evitou solicitações extravagantes aos dirigentes gremistas para 2015. Esboçou apenas um pedido: a contratação de Douglas, acertado como primeiro reforço para a próxima temporada, e que ruma a sua segunda passagem pelo clube. A exigência de Felipão reflete uma carência que ele próprio enfrentou ao longo de 2014 e que aflige o Tricolor ao menos há dois anos. A equipe sente a falta de um meia de referência na armação desde 2012, quando o mesmo Douglas saiu para o Corinthians.

De lá para cá, os gremistas receberam um batalhão de jogadores dispostos a encarar a incumbência de organizar o setor de criação no meio-campo. Ao todo, 15 atletas passaram pelo clube - entre contratações, promessas da base e adaptações - para assumir as responsabilidades de um camisa 10. Alguns tiveram sucesso momentâneo, outros chegaram com pompa e pouco renderam, mas nenhum deles conseguiu deslanchar a longo prazo (confira a lista completa abaixo).

O principal reforço do Grêmio para 2014 é um exemplo desta sina. Contratado a peso de ouro do Dnipro, da Ucrânia, já no segundo semestre, Giuliano não conseguiu deslanchar na posição. Teve desempenho abaixo do esperado nos 18 jogos que disputou, em meio às paradas pelas dores causadas pela pubalgia. Anotou apenas um gol e contribuiu com três assistências. O atleta passou por cirurgia no púbis e só retornará aos trabalhos em fevereiro de 2015. Antes do camisa 88, Alan Ruiz, Rodriguinho e Maxi Rodríguez eram tratados como esperança para a função de armador, mas nenhum deles deslanchou.

Sem muitas opções que preenchessem suas exigências para o setor, Felipão consolidou a boa campanha no Brasileirão em um esquema com três volantes - mesmo que, volta e meia, tentasse escalar dois meias na equipe. Não à toa, fez o pedido a Fábio Koff, ao final da temporada.

- O Douglas é indicação do Felipão. Ontem (segunda), ele até me disse em tom de cobrança "presidente, é o único jogador que pedi". Estamos em fase de negociação. Precisamos fazer um ajuste salarial. Tecnicamente é muito bom, o Grêmio tem carência no setor - disse o vice de futebol Fábio Koff.
Vice-campeão brasileiro com o Grêmio, Renato Gaúcho viveu situação semelhante à de Felipão em 2013. Insatisfeito com o rendimento dos meias Elano e Zé Roberto, o treinador armou um esquema com três volantes e três atacantes - sem referências na armação. O comandante testava, por vezes, peças como Guilherme Biteco e Maxi Rodríguez, acostumado a entrar no segundo tempo para ser decisivo.

Quando assumiu o Grêmio, no começo de 2012, Vanderlei Luxemburgo também demonstrava insatisfação com o desempenho dos meias que tinha à disposição. Contratado para suprir a ausência de Douglas, Marco Antônio ficou abaixo do esperado, assim como Marquinhos, remanescente no elenco. Zé Roberto e Elano chegaram em meio à temporada e se consolidaram na meia, mas não mantiveram o rendimento no ano seguinte.



A falta de um meia consolidado também aguçou a criatividade gremista. Alguns atletas, como Luan e Facundo Bertoglio e Jean Deretti, atacantes de origem, foram adaptados à função. Outros, chegaram como apostas desconhecidas e pouco foram aproveitados, casos de Wangler e Rondinelly.

A carência no setor também faz o Grêmio aspirar a austeridade ao elaborar o contrato com Douglas, até o fim de 2015. O clube elaborou uma proposta que se enquadre na realidade financeira atual e construiu um plano de metas, a serem cumpridas pelo meia, mediante premiação. Há ainda a aposta na capacidade motivacional de Felipão para manter o camisa 10 com foco nos objetivos dentro de campo.

Aos 32 anos, Douglas disputou a Série B do Brasileirão pelo Vasco em 2014, e foi artilheiro da equipe na competição, com 10 gols. O meia fica livre de vínculo com o clube carioca ao fim do ano. A negociação, portanto, foi feita de forma direta, sem custos. Houve apenas o acerto do salário.



VEJA TAMBÉM
- Inter recebe provocações de Renato após derrota do Grêmio no clássico grenal
- EVITOU O PIOR? Torcedor agradece Marquesín após evitar derrota elástica no Gre-Nal.
- Renato elogia desempenho do Grêmio e alfineta o Internacional após Gre-Nal.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/10/2024











19/10/2024