Felipão é trunfo para motivar Moreno e Douglas em possíveis voltas para 2015

Centroavante voltará de empréstimo, enquanto meia pode ser primeiro reforço na próxima temporada. Nas passagens anteriores, jogadores viveram polêmicas


Fonte: Globoesporte.com

Felipão é trunfo para motivar Moreno e Douglas em possíveis voltas para 2015
As dificuldades financeiras e a meta de enxugar gastos com futebol para conseguir se manter com as contas em dia levam o Grêmio a adotar uma postura austera ao planejar as contratações para 2015. É preciso ser "cirúrgico" nos investimentos. De olho em carências do time ao longo da temporada atual, os gremistas vislumbram dois reforços pontuais que acrescentariam qualidade ao elenco sem causar prejuízos aos cofres do clube. É o caso de Marcelo Moreno, que retorna de empréstimo do Cruzeiro ao final do ano, e de Douglas, em fim de contrato com o Vasco. Jogadores que foram os artilheiros de suas equipes em 2014 e que compartilham ainda um passado de polêmicas pelo Tricolor. Uma história que pode ser superada com a mão de Felipão.

O boliviano foi um dos goleadores da Raposa na conquista do Bicampeonato Brasileiro em 2014, com 15 gols, ao lado de Ricardo Goulart. Douglas, por sua vez, balançou as redes 10 vezes na Série B e foi o principal homem da artilharia vascaína no retorno à Série A.

Diferente dos tempos de Grêmio, quando alternavam entre altos e baixos e eram alvos de críticas, se tornaram protagonistas em seus respectivos clubes. É aí que entra o toque de Luiz Felipe Scolari. A capacidade motivacional do treinador e o espírito de união e determinação que costuma empregar a suas equipes são os trunfos gremistas para recuperar ou reforçar a vontade, tanto de Moreno quanto de Douglas, de defender as cores do clube.



O próprio comandante tratou de comentar a situação na entrevista coletiva do último domingo, ao abrir as portas para o retorno do boliviano, mesmo diante de uma declaração do diretor de futebol Duda Kroeff, que sugeriu que Moreno seguisse no Cruzeiro em 2015.

- O Moreno tem contrato com o Grêmio, foi artilheiro do campeonato e, se quiser, vai ficar no Grêmio. Se não tiver vontade de jogar no Grêmio, aí sim, será transacionado, numa situação que agrade ambas as partes - declarou Felipão.
Moreno tem contrato até o fim de 2016 com o Grêmio, que o adquiriu a peso de ouro do futebol ucraniano ao final de 2011. Antes de voltar a se destacar pelo Cruzeiro, clube pelo qual despontou anos atrás, Moreno foi apresentado com pompa no Estádio Olímpico para ser um dos principais jogadores do Grêmio em 2012, quando marcou 22 gols e foi o artilheiro da equipe.

Acabou preterido pelo então técnico Vanderlei Luxemburgo em 2013, a partir da chegada de Barcos, e chegou a permanecer 50 dias treinando separado do grupo por questões técnicas e disciplinares. Durante este período, o centroavante ocupou seu tempo até para comprar veículos de luxo e acabou imergindo em polêmicas que envolveram até mesmo seu pai e empresário, Mauro Martins. Antes de deixar o Grêmio, por empréstimo ao Flamengo, Moreno desafiou os atacantes que ficaram no clube a marcar 22 gols na temporada - mesma quantidade que fizera no ano anterior. Acabou criticado por Kleber Gladiador.
Ao que indicam as declarações do boliviano, Felipão terá trabalho para recuperar o desejo do centroavante de atuar pelo Grêmio. Em entrevista recente, Moreno reiterou a vontade de permanecer no Cruzeiro e pediu que os gremistas facilitem a negociação.

Douglas, por sua vez, tem situação mais simples. Nome que interessa à direção gremista, o meia está livre de vínculos com outros clubes e pode ser anunciado como a contratação inicial para 2015 ainda nesta semana. Terá de superar, porém, um passado de pouca aplicação tática dentro de campo com a camisa gremista e uma rusga com a diretoria do clube à época de sua saída.

O atleta de 32 anos foi contratado do Al Wasl, dos Emirados Árabes, em 2010, para ser o principal homem de criação da equipe, após se destacar um ano antes pelo Corinthians. Respaldado pela admiração de Renato Gaúcho, que costumava dizer que, com ele, "craque não marca", o meia tinha o aval para atuar como camisa 10 clássico, sem se preocupar com a marcação aos rivais.

Entre 2010 e 2012, Douglas atuou em 113 partidas, marcou 27 gols e participou da conquista do último título do Grêmio, o Gauchão de 2010. Ainda assim, teve saída conturbada do clube, quando se envolveu em polêmicas com então vice de futebol, Paulo Pelaipe. O atleta reclamava de direitos de imagem atrasados. Acusado de "mercenário" fez questão de reiterar que deixara o Tricolor rumo ao Corinthians por salário "menor ou igual" ao oferecido pelos gaúchos. O cartola, por sua vez, acusou Douglas de "covarde" e afirmou não ter poupado esforços para assegurar a renovação. Caso acerte seu retorno, entretanto, encontrará novos nomes no departamento de futebol.
O meia se encaixa no perfil de reforços traçado por Felipão em entrevista coletiva na Arena, no domingo. O treinador tratou de preparar o espírito dos torcedores para um 2015 de austeridade financeira e disse que "ou ou outro" atleta seria contratado. Ainda adiantou que a tendência era de que um dos nomes fosse experiente e com passagem pelo Grêmio. Douglas preencheria uma lacuna na equipe, que carece de meias de criação.

VEJA TAMBÉM
- Inter recebe provocações de Renato após derrota do Grêmio no clássico grenal
- EVITOU O PIOR? Torcedor agradece Marquesín após evitar derrota elástica no Gre-Nal.
- Renato elogia desempenho do Grêmio e alfineta o Internacional após Gre-Nal.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/10/2024


19/10/2024