Grêmio prioriza "pagar contas", projeta reforços "cirúrgicos" e até oito saídas

Felipão compra discurso austero do clube e, sem Libertadores, prepara torcedor para 2015 de poucas contratações; ele indica que um reforço pode ser velho conhecido

Fonte: Globoesporte.com

Grêmio prioriza pagar contas, projeta reforços cirúrgicos e até oito saídas
Sem a vaga na Libertadores, a temporada que se avizinha para o Grêmio será de austeridade e poucos investimentos. Esse é o discurso sintonizado de Luiz Felipe Scolari com os dirigentes. Mesmo assim, um time só de jovens está descartado. O planejamento inclui reforços “cirúrgicos” e sem margem de erro.

Em entrevista coletiva após o empate em 1 a 1 contra o Flamengo, neste domingo, em resultado que deixou o Tricolor em sétimo no Brasileirão, Felipão falou em “um ou outro reforço”. Ao mesmo tempo, antecipou a nova realidade: o clube poderá se desvencilhar de até oito jogadores do elenco principal e aproveitar bastante as categorias de base - com ao menos mais cinco atletas entre 18 e 19 anos fazendo a pré-temporada em janeiro. Afinal, o objetivo é o de reduzir a folha salarial em 30% (deve sair dos R$ 6,5 milhões para a casa dos R$ 5 milhões).

- As finanças do clube passam por algumas saídas. Podemos ter cinco, seis, sete, oito saídas da equipe principal porque nós precisamos. Será um ou outro reforço e acrescentar a base, que nós já temos. A torcida precisa entender que o clube de futebol vive de títulos, mas também vive de contas - projeta o treinador.

Felipão ainda deixou no ar que esses poucos reforços precisam ter um perfil mais experiente e podem até ser velhos conhecidos, com passagem pelo clube. De imediato, passou a ser especulado o nome do meia Douglas, do Vasco, que atuou no Tricolor entre 2010 e 2011 e goza de prestígio entre os dirigentes e o próprio treinador.

- A direção nos passou que a folha salarial tem que baixar em 30%, e vai baixar. Temos que fazer o Grêmio ser administrável. Vamos ter um time ruim, inferior? Não, temos uma base boa. A gente vai pesquisar bem e complementar com esses meninos, que são o futuro do Grêmio, com uns dois atletas mais experientes, que podem ter passado pelo Grêmio, vamos ver. Temos que pensar não só em 2015, se não não iremos sobreviver.

- A nossa realidade é de dificuldade financeira, de déficit. Temos que diminuir as despesas já consolidadas. E também temos que qualificar nossas receitas. A governança tem que ser muito dura. E temos que fazer um time forte e competitivo, com contratações pontuais e cirúrgicas, temos que acertar em cheio. Os jogadores têm que ser resolutivos e se encaixar, ser aguerridos. Mas já temos uma base. Não será um ambiente de penúria, mas bastante enxuto - reforçou o presidente eleito Romildo Bolzan Júnior, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Quem está de saída

Dudu se despediu do Grêmio (Foto: Diego Guichard)
Alan Ruiz e Dudu já se despediram do clube. Pará e Matheus Biteco devem ser incluídos em negociação para sanar dívida com o Flamengo. Emprestado até o meia de 2016, Geromel despertou desejo de outros clubes e também não deve permanecer. Zé Roberto terá conversa com a direção durante a semana.
Ainda há casos de atletas praticamente não utilizados por Felipão. São casos de Werley, Edinho, Fernandinho. Valorizados, Luan e Walace entrariam na categoria “negociáveis”, com capacidade para angariar receitas.

Quem pode chegar

(Foto: Carlos Moraes / Agência Estado)
O atacante camaronês Joel, do Londrina e que estava emprestado ao Coritiba, deverá ser o primeiro reforço a ser anunciado. O jogador seria reposição imediata a Dudu.
Artilheiro do Vasco na temporada, o meia Douglas também poderá voltar a utilizar as cores, azul, preto e branco. Em final de contrato com o clube carioca, o futebol do meia é elogiado pela comissão técnica.
Outros posições em pauta é a lateral esquerda e a zaga, sobretudo se Zé Roberto e Geromel não permanecerem - de qualquer forma, o defensor passou por cirurgia no ombro e perderá a pré-temporada, tornando-se essencial uma reposição imediata.

Quem volta de empréstimo
Há jogadores que retornam de empréstimo e terão que ser reavaliados. Segundo Felipão, a direção terá o desafio de emprestar ao menos “25 atletas”. Entre os principais nomes nessa situação estão os atacantes Kleber e Marcelo Moreno, contratados no fim de 2011 num montante de R$ 15 milhões e acabaram virando moeda de troca após temporadas irregulares. Enquanto o boliviano teve as portas abertas por Felipão, o retorno do Gladiador está vetado. Deverá ter o contrato rescindido.

Kleber e Moreno foram contratados a peso de ouro no fim de 2011 (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)

O Conselho Deliberativo aprovou recentemente o pedido do Conselho de Administração de suplementação orçamentária de 2014. Os conselheiros votaram a favor do acréscimo de R$ 17,9 milhões nas contas da atual temporada. De acordo com o Grêmio, as despesas do ano deverão superar o cálculo inicial em 8%. Despesa de pessoal e, principalmente, dívidas com jogadores, foram os itens que mais impactaram para a suplementação.

A previsão orçamentária para 2015 ficará em torno de R$ 223 milhões – número semelhante ao da atual temporada. Para Romildo, trata-se de um valor "conservador". O Grêmio começa o próximo ano em 8 de janeiro. A pré-temporada será realizada em Gramado, entre 11 e 21 de janeiro, e sem custos para o clube.