Grêmio encaminha saídas de Pará e Biteco para sanar velha dívida com Fla

Tricolor teme penhora de renda por dívida de R$ 13 milhões referente à contratação de Rodrigo Mendes em 2000. Negócio deve ser concretizado nesta semana

Fonte: Globo Esporte

Grêmio encaminha saídas de Pará e Biteco para sanar velha dívida com Fla
Pará foi titular contra o Flamengo

Grêmio e Flamengo estão próximos de fechar uma dívida que perdura desde o ano de 2000, referente à contratação do meia-atacante Rodrigo Mendes pelo clube gaúcho. Para evitar que tenha receitas penhoradas, com uma eventual decisão judicial, o Tricolor aceitou incluir Matheus Biteco e Pará, pedidos por Vanderlei Luxemburgo, para sanar essa pendência financeira.

A negociação foi tratada pelo departamento jurídico dos clubes neste domingo, aproveitando a partida entre os times, que terminou em 1 a 1, na Arena, e deve ser concretizada durante a semana. A dívida é de cerca de R$ 13 milhões.

- Eu diria que a negociação está bem encaminhada no ponto de vista conceitual. O Flamengo tem uma prerrogativa judicial que nos coloca em uma situação difícil. Hoje (domingo), conversei com um profissional do Flamengo e vamos ver se resolvemos isso ao longo da semana - explica o diretor executivo do Grêmio, Rui Costa.

Esse "ponto de vista conceitual", citado por Rui Costa, significa pagamento de parte da dívida em dinheiro e outra ao ceder os dois jogadores ou, ao menos, parte do direito econômico de atletas.

- O conceito está estabelecido. Uma parte em dinheiro vem de negociação que estamos buscando e talvez mais um ou dois atletas no negócio. Não temos esse valor em caixa - acrescenta.

Em entrevista coletiva, Felipão disse que a "solução" para essa negociação estava encaminhada. E que o único inegociável no clube é o presidente.

- O único inegociável é o presidente. Eu estou pronto, o Murtosa… Mas nós temos uma dívida, temos que cumprir. Parece que tem uma solução. Nós temos que pagar a dívida e dar A, B, ou C, se precisar dar. Espero que os clubes que tenham dívida do Grêmio façam a mesma coisa - frisou Felipão.

Aos 19 anos, Matheus Biteco é considerado uma revelação do Grêmio e atua como segundo volante. O jogador subiu para o profissional durante a atual temporada e é convocado constantemente por Gallo para a seleção brasileira sub-20. Recentemente, ele renovou contrato por cinco anos. Seus diretos econômicos são divididos da seguinte forma: 70% do Tricolor e 30% do empresário Jorge Machado.

Pará sempre foi muito elogiado por Vanderlei, que pedira sua contratação quando estava no Grêmio em fevereiro de 2012. O lateral-direito, 28 anos, teve passagens por Santo André e Santos, clube pelo qual foi campeão da Libertadores, em 2011.

Dívida antiga e penhoras

No início do ano, o Flamengo chegou a pedir a penhora da renda dos jogos do Grêmio. O crédito por conta de Rodrigo Mendes foi reconhecido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no início de 2014, e era de R$ 3,3 milhões há 14 anos. O montante desejado pelo Rubro-Negro se dá pela correção dos juros ao longo deste período.

Em 2012, o Flamengo chegou a conseguir a penhora de 7,2% da renda de jogos dos gaúchos por conta do problema, mas o Grêmio recorreu, e a ação foi suspensa. A dívida inicialmente era da ISL, parceira de rubro-negros e gaúchos na ocasião, que repassaria o valor da compra de Rodrigo Mendes ao Fla. Com a falência da empresa, os gremistas se viram obrigados a assumir o montante, e o imbróglio corre desde então.