Com dificuldade para "fechar contas", Grêmio corre para concluir ano no azul

Clube projeta necessidade de buscar R$ 40 milhões para iniciar "bem" o próximo ano

Fonte: Globoesporte.com

Com dificuldade para fechar contas, Grêmio corre para concluir ano no azul
Sem pretensões no âmbito futebolístico no Brasileirão, a diretoria do Grêmio ainda tem um desafio de final de ano: fechar as contas no azul. O clube corre para tentar viabilizar fundos extras com objetivo de pagar despesas como premiações, 13º salário e pagamento de férias ao grupo de jogadores.

Embora o presidente eleito Romildo Bolzan veja a economia do clube "equilibrada", admite que o momento inspira cuidado. Será com esse cenário que assumirá o comando do clube a partir de 10 de dezembro, quando será empossado para o biênio 2015/16.

– É necessário fazer caixa. Vamos ter dificuldades para fechar as contas. Depois, vamos anunciar como se resolve. Faremos uma força enorme para resolver isso e vamos conseguir. Entraremos em 2015 relativamente equilibrados, mas com débitos. Vou assumir o Grêmio em uma condição que inspira cuidados – afirma Romildo Bolzan ao GloboEsporte.com.

EM BUSCA DE RECURSOS
Segundo Bolzan, o clube precisaria de R$ 40 milhões para iniciar "bem" a próxima temporada. Como arrecadar fundos? Vendas de jogadores ou parte de direitos econômicos – a exemplo de negociações com Ramiro e Bressan – não estão descartadas.

Marcelo Moreno tem futuro indefinido
(Foto: Gualter Naves / Light Press)

Emprestado para o Cruzeiro, Marcelo Moreno encorpa a lista de negociáveis. O boliviano é o quarto goleador do Brasileirão, com 14 gols. O entrave para a negociação é o alto valor: os direitos econômicos do atleta estão avaliados em cerca de 6 milhões de euros (R$ 19 milhões).

No plantel atual, o clube conta com alguns jogadores considerados com bom valor de mercado. São casos do atacante Luan e do volante Walace.

– Hoje, não há proposta por jogadores do Grêmio. Se chegar, vamos avaliar. Talvez o montante possa sair da venda de atletas ou de outra alternativa – acrescenta o dirigente.

Uma melhor colocação no Brasileirão ajudaria a amenizar a situação e a ter mais fôlego financeiro ao quitar despesas no final do ano. Se encerrar o campeonato na posição atual - sexto -, o Grêmio recebe R$ 800 mil de premiação. Caso consiga a almejada quinta colocação, vê a fatia passar a R$ 2,3 milhões - um acréscimo de R$ 1,5 mi.

NOVELA SEMELHANTE
O Grêmio viveu momento financeiro delicado no final de 2013 para acertar vencimentos atrasados. Uma boa parte do pagamento saiu da premiação do Brasileirão. Com a vice-liderança, o Tricolor ganhou R$ 6 milhões. Além disso, em janeiro, o clube lucrou com a venda de Alex Telles para o Galatasaray por 6 milhões de euros (R$ 19 milhões).

Venda de Alex Telles ajudou a quitar dívidas no início de 2014 (Foto: Diego Guichard)

CENÁRIO PARA 2015
O Conselho Deliberativo aprovou recentemente o pedido do Conselho de Administração de suplementação orçamentária de 2014. Os conselheiros votaram a favor do acréscimo de R$ 17,9 milhões nas contas da atual temporada. De acordo com o Grêmio, as despesas do ano deverão superar o cálculo inicial em 8%. Despesa de pessoal e, principalmente, dívidas com jogadores, foram os itens que mais impactaram para a suplementação.
A previsão orçamentária para 2015 ficará em torno de R$ 223 milhões – número semelhante ao da atual temporada. Para Romildo, trata-se de um valor"conservador".

– É um montante conservador. Foi o valor gasto esse ano e que vamos tentar reproduzir e fazer um gasto melhor qualificado – explica.

Para a próxima temporada, a visão é a de cortar custos. O objetivo é o de trabalhar com um teto salarial na casa dos R$ 5 milhões e apostar nos garotos para a disputa do Gauchão. O planejamento pode ser alterado, no entanto, com as proximidades de Brasileirão e Copa do Brasil, além da viabilização da compra da Arena junto a OAS.