Grêmio encurta distância e vira sombra do São Paulo por vaga direta na Libertadores

Vitória gaúcha, somada a empate paulista, torna briga acirrada pelo G-4 no Brasileirão


Fonte: Globo Esporte

Grêmio encurta distância e vira sombra do São Paulo por vaga direta na Libertadores
A vitória sobre o Atlético-MG fora de casa pelo Brasileirão deu fôlego para o Grêmio digerir com um pouco mais de facilidade a eliminação na semifinal da Libertadores. Além disso, contou com o empate do São Paulo e está agora a apenas um ponto de entrar no G-4, que se tornou o principal objetivo nesta reta final de ano. O torcedor começa a fazer as contas, e o GloboEsporte.com mostra as probabilidades do Tricolor entrar diretamente na fase de grupos da competição continental em 2019.



Após 32 rodadas, o time de Renato Gaúcho soma 55 pontos, na quinta colocação – o São Paulo, em quarto, tem 57. De acordo com a média dos pontos corridos – desde 2006 –, precisa chegar aos 63 ao fim dos seis jogos que restam para o fim do Campeonato Brasileiro (55,2%). Neste caso, a situação é até confortável, pois faltariam oito pontos para tanto, ou 44% de aproveitamento.

Leia também :Futuros titulares do Grêmio


Porém, o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, dá 45% de chances para o Grêmio atingir a meta. E alerta que este Brasileirão é um dos mais disputados na ponta de cima. O número "mágico" para o G-4 seria 68. Ou seja, o Grêmio precisaria somar mais 14 pontos, o que corresponde a um rendimento de 77,7%.



É o mesmo caso se o tricolor paulista mantiver o desempenho atual. Com 59,4%, atingiria 67 pontos. Assim, os gaúchos necessitariam somar ao menos 68, para não depender de critérios de desempate.

– Infelizmente, é o que nos restou. Tenho certeza que todo mundo ficou muito triste pelo que aconteceu na Libertadores. Mas agora é virar a página. A gente tem um objetivo dentro do Campeonato Brasileiro bem claro, que é conseguir essa vaga. E precisamos muito do apoio deles (torcedores) – afirmou Ramiro.

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) contabiliza somente a possibilidade de Libertadores para o G-6, com as duas vagas que levam à fase eliminatória da competição, que já começa em janeiro. Para garantir um destes postos, 59 pontos seriam suficientes.

No Brasileirão do ano passado, o Grêmio chegou a brigar com o Corinthians pelo título. Mas as chances diminuíram a partir do momento que o tri da América se avizinhava. O rendimento caiu, e o Tricolor terminou no quarto lugar que hoje lhe convém. Fez 62 pontos, com 54,3% de aproveitamento.

– O importante é se manter concentrado, focado. Faltam seis jogos no Brasileiro agora. Temos que fazer grandes jogos, como foi aqui hoje (sábado, contra o Atlético-MG), para que a gente possa ficar entre os quatro e ir direto para a Libertadores ano que vem – disse Alisson.


Com a semana cheia para trabalhar e recuperar lesionados, como Maicon, Kannemann e Luan, o Grêmio volta aos treinamentos na tarde desta terça-feira. No próximo domingo, enfrenta o Vasco, na Arena, pela 33ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o quinto colocado, com 55 pontos.



VEJA TAMBÉM
- CALENDÁRIO REVOLUCIONADO? Grêmio aprova mudanças da CBF
- LEMBRA DELE? Atacante ex-Grêmio alcança posto de maior artilheiro em liga internacional
- RETORNO À VISTA? Grêmio prepara mudanças para Bragantino






Comentários



Edemar Rodrigues     

O gremio pra 2019 tem que reformular o time ,tem muito jogadores que nao devem comtinuar ,Douglas cicero marcelo oliveira, bressam ,maicom, jael ,esses na minha opiniao nao devem ficar....

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

4/10/2025




3/10/2025