Campeão mundial pelo Grêmio chega ao RS para cirurgia: "Com toda a fé"

Autor de um dos gols da decisão da Libertadores de 1983, ex-atacante Caio tem trombose e corre risco de perder a perna esquerda

Fonte: Globo Esporte

Campeão mundial pelo Grêmio chega ao RS para cirurgia: Com toda a fé
Caio é cercado por garotos do Ivoti, clube que o ajudará com a cirurgia (Foto: Lucas Rizzatti)

Parecia fevereiro de 1983. Igualmente, fazia calor e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, seguia seu ritmo frenético natural. Diante do vai e vem, surge Caio, 31 anos depois, passando pelo mesmo portão pelo qual entrara para ser um dos protagonistas dos títulos da Libertadores e do Mundial pelo Grêmio. Agora, a sua batalha é outra. Chegou nesta quinta-feira à capital gaúcha desde São Luís, no Maranhão, onde reside e ganha a vida como taxista, para realizar uma cirurgia a fim de salvar a perna esquerda.

Mesmo com missão difícil pela frente, Caio, 59 anos, mantém a serenidade com a qual cativara Tarciso. Foi o ex-colega de concentração, também atacante em 1983, que o recebeu com forte emoção nesta quinta. Tarciso Flecha Negra estava agitado como se esperasse para ingressar numa partida decisiva. Ao avistar Caio caminhando devagar, deu um pique como nos bons tempos de ponta direita e o abraçou. Um abraço que valeu três décadas de amizade.

- Ele é o meu irmão - disse Tarciso, olhos marejados.

Autor do primeiro gol gremista na final da Libertadores de 1983, no 2 a 1 contra o Peñarol, Caio fala em tom baixo, quase inaudível diante dos ruídos inerentes a um saguão de aeroporto. Mesmo assim, tratou de agradecer o amigo, que capitaneou uma campanha de ajuda para a operação que já arrecadou mais de R$ 12 mil.

- O Tarciso é tudo, não precisava de mais ninguém aqui - sorriu.

Na verdade, havia muito mais. Um grupo de dez atletas do sub-15 do Ivoti, clube da Região Metropolitana, foi recepcionar Caio, com direito a uma grande faixa. O Ivoti é o clube administrado pelo empresário Sergio Cláudio Madalozzo, da empresa Globalfut, o principal apoiador da luta de Caio contra a trombose que pode lhe custar a perna esquerda.

- Eu não esperava isso tudo - ponderou o ex-jogador. - A intenção era essa, de um tratamento. Depois a gente vai ver o que faz. O mais importante é ficar bom. Vim com toda a fé possível.

Caio mora com um amigo em São Luís e tem dificuldades financeiras, uma vez que o seu ofício de taxista no aeroporto local não é suficiente. O que o alegra agora é a comprovação de ter bons amigos em Porto Alegre.

- Você colhe aquilo que planta. Estou colhendo essas coisas boas, que é o apoio dos amigos - celebra, sem, claro, aumentar o tom da voz.

A ideia é que Caio se recupere da cirurgia com a estrutura do clube de Ivoti. Madalozzo ainda pretende oferecer um emprego para que o ex-atacante siga no estado. Nesta quinta-feira, Caio tem programa marcado, antes das primeiras consultas a médicos, que começam na sexta. Irá a Arena para assistir ao confronto da noite do Grêmio diante do líder Cruzeiro. Quem sabe não surge uma vitória épica? Como aquelas com Caio, desde sua chegada em fevereiro de 1983.

COMO AJUDAR

Nome: Luiz Carlos Tavares Franco
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1136