
Foto: AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA
O Grêmio colhe os frutos da sequência de títulos conquistados recentemente, mas também enxerga em uma campanha de marketing razões para registrar aumento em receitas e quebra de recorde em rubricas do orçamento. O case "Soy Loco Por Tri" é citado como mecanismo de ativação ao longo de 2017 e ganhou o prêmio top de marketing da ADBV (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas)-RS 2018.
A campanha de marketing desaguou em fan fest na Arena para acompanhar o segundo jogo da final da Libertadores, disputado na Argentina, e virou exposição no museu com clube.
"Nós pegamos um slogan que foi espontâneo, por ter nascido entre os torcedores, e elaboramos o conceito de uma campanha que foi crescendo e se retroalimentando ao longo da caminhada na competição", contou Beto Carvalho, diretor de marketing do Grêmio.
Segundo o clube, a rede de lojas oficiais registrou crescimento de mais de 70% em vendas entre 2016 e 2017. O faturamento em royalties de licenciamento de produtos subiu 12%, e o Grêmio só ficou atrás do São Paulo em receita de produtos licenciados no ano passado. Ainda de acordo com levantamento oficial, o quadro social aumentou e rendeu R$ 63 milhões em 2017. Houve, também, faturamento histórico na loja principal da Grêmio Mania, na Arena.
"Nós tivemos um déficit em 2015 de R$ 35 milhões, em 2016 tivemos superávit pelo contrato com a Globo. Dali houve readequação financeira… Em 2017, com títulos e desempenhos, tivemos nossa maior arrecadação, com R$ 341 milhões, e superávit de R$ 3 milhões. Em 2018, vamos fazer nossa maior arrecadação de todos os tempos…", declarou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, ao canal Bunker Tricolor no Youtube.
Na final da Libertadores, o Grêmio foi surpreendido com a reviravolta no duelo entre River Plate e Lanús. Com a classificação do clube da grande Buenos Aires, a decisão deixou de ser em Porto Alegre e forçou o marketing a trabalhar pesado em busca de uma solução.
"A gente esperava fazer o segundo jogo da final em casa, mas o River Plate acabou sendo eliminado, e fomos pegos de surpresa. Com a decisão na Argentina, corremos para montar um plano e realizar um evento dentro da Arena. Nós fizemos e reunimos mais de 40 mil pessoas na coroação da campanha dentro de campo e das ações do clube", disse Carvalho.
Ainda em 2016, o Grêmio já havia celebrado o sucesso do time em campo e do marketing. Com o case "Rei de Copas", após o quinto título da Copa do Brasil, o clube assistiu crescimento em receitas e valor da marca no mercado. Em ambos projetos exitosos houve um conceito em comum: o chamado Soccerting.
"Cunhei o termo juntando futebol em inglês e marketing e pegou. Trabalhamos de forma sistêmica e contínua para valorizar a marca e o negócio. Fazemos a valorização da marca, dos valores, e depois mergulhamos em uma gestão comercial que chamamos de selling, como chamamos", explicou Beto Carvalho, autor do conceito.
A ideia tem sido difundida no mercado. Em março, o conceito Soccerting esteve em evento de marketing realizado no México. Desde 2015, também tem sido apontada por curso de gestão da CBF como ferramenta de ativação no futebol.
VEJA TAMBÉM
- RETORNO À VISTA? Grêmio prepara mudanças para Bragantino
- GRÊMIO ROUBADO? Entenda a polêmica do VAR no empate
- GABRIEL MEC VAI PARA A EUROPA? Meia desperta interesse milionário de Europeu
A campanha de marketing desaguou em fan fest na Arena para acompanhar o segundo jogo da final da Libertadores, disputado na Argentina, e virou exposição no museu com clube.
"Nós pegamos um slogan que foi espontâneo, por ter nascido entre os torcedores, e elaboramos o conceito de uma campanha que foi crescendo e se retroalimentando ao longo da caminhada na competição", contou Beto Carvalho, diretor de marketing do Grêmio.
Segundo o clube, a rede de lojas oficiais registrou crescimento de mais de 70% em vendas entre 2016 e 2017. O faturamento em royalties de licenciamento de produtos subiu 12%, e o Grêmio só ficou atrás do São Paulo em receita de produtos licenciados no ano passado. Ainda de acordo com levantamento oficial, o quadro social aumentou e rendeu R$ 63 milhões em 2017. Houve, também, faturamento histórico na loja principal da Grêmio Mania, na Arena.
"Nós tivemos um déficit em 2015 de R$ 35 milhões, em 2016 tivemos superávit pelo contrato com a Globo. Dali houve readequação financeira… Em 2017, com títulos e desempenhos, tivemos nossa maior arrecadação, com R$ 341 milhões, e superávit de R$ 3 milhões. Em 2018, vamos fazer nossa maior arrecadação de todos os tempos…", declarou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, ao canal Bunker Tricolor no Youtube.
Na final da Libertadores, o Grêmio foi surpreendido com a reviravolta no duelo entre River Plate e Lanús. Com a classificação do clube da grande Buenos Aires, a decisão deixou de ser em Porto Alegre e forçou o marketing a trabalhar pesado em busca de uma solução.
"A gente esperava fazer o segundo jogo da final em casa, mas o River Plate acabou sendo eliminado, e fomos pegos de surpresa. Com a decisão na Argentina, corremos para montar um plano e realizar um evento dentro da Arena. Nós fizemos e reunimos mais de 40 mil pessoas na coroação da campanha dentro de campo e das ações do clube", disse Carvalho.
Ainda em 2016, o Grêmio já havia celebrado o sucesso do time em campo e do marketing. Com o case "Rei de Copas", após o quinto título da Copa do Brasil, o clube assistiu crescimento em receitas e valor da marca no mercado. Em ambos projetos exitosos houve um conceito em comum: o chamado Soccerting.
"Cunhei o termo juntando futebol em inglês e marketing e pegou. Trabalhamos de forma sistêmica e contínua para valorizar a marca e o negócio. Fazemos a valorização da marca, dos valores, e depois mergulhamos em uma gestão comercial que chamamos de selling, como chamamos", explicou Beto Carvalho, autor do conceito.
A ideia tem sido difundida no mercado. Em março, o conceito Soccerting esteve em evento de marketing realizado no México. Desde 2015, também tem sido apontada por curso de gestão da CBF como ferramenta de ativação no futebol.
VEJA TAMBÉM
- RETORNO À VISTA? Grêmio prepara mudanças para Bragantino
- GRÊMIO ROUBADO? Entenda a polêmica do VAR no empate
- GABRIEL MEC VAI PARA A EUROPA? Meia desperta interesse milionário de Europeu
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reviravolta na Gestão da Arena do Grêmio com Decisão Inesperada de Empresário
Corrida à presidência do Grêmio ganha velocidade com candidaturas confirmadas
Red Bull Bragantino x Grêmio: como assistir, horário e escalações no Brasileirão.
Neymar envergonha jornalistas da Globo ao responder críticas de forma assertiva.
RETORNO À VISTA? Grêmio prepara mudanças para Bragantino
Cristian Olivera avalia opções de saída do Grêmio devido a queda na hierarquia.
Onde assistir ao jogo do Grêmio contra o Bragantino neste sábado?
Conexões de Odorico e Caleffi com presidente Alberto Guerra no futebol
GRÊMIO ROUBADO? Entenda a polêmica do VAR no empate
Novos Desdobramentos na Troca de Gestão da Arena pelo Grêmio
Odorico Roman se candidata a presidência do Grêmio visando profissionalizar gestão.
Ingressos para Brasil de Farroupilha x Grêmio no Gauchão Feminino
Grêmio mantém invencibilidade fora de casa no returno do Brasileirão.
Odorico Roman anuncia candidatura à presidência do Grêmio
Menezes enaltece empate fora e lamenta desfalques na equipe: "12 jogadores ausentes
Troca de camisas autografadas entre Neymar e Arthur antes de empate entre Santos e Grêmio.
Discussão entre Mano e Alex Santana destaca empate do Grêmio com Santos
Três lições aprendidas pelo Grêmio após empate com Santos na Vila Belmiro.
Mano Menezes destaca "Amadurecimento" do Grêmio na Série A do Brasileirão
Mano Observa Empate do Grêmio por Dificuldade em Segurar Bola após Substituições
Sentimento amargo após empate com o Santos pelo técnico Gabriel Grando
Mano Menezes responde a perguntas na coletiva e destaca desafios futuros.
Valorização de ponto fora não diminui lamento por gol sofrido pelo Grêmio
Peixe empata com o Grêmio em jogo emocionante na Vila Belmiro.
As duas faces do confronto do Grêmio contra o Santos
Empate entre Grêmio e Santos é considerado justo por Mano, conforme desempenho no jogo
Neymar reforça torcida, mas Santos apenas empata e segue sob risco no Brasileirão.
Santos Reage e Garante Empate Contra o Grêmio
Robinho Jr. brilha como Neymar, Santos empata com Grêmio invicto no Brasileirão
Destaque de Grando e Edenilson no empate do Grêmio contra o Santos.
Avaliação das atuações dos jogadores do Grêmio no empate contra o Santos.
Santos busca empate nos acréscimos contra o Grêmio na Vila Belmiro.
Grêmio empata Santos em confronto pelo Brasileirão fora de casa
Santos busca empate contra Grêmio em partida dramática na Vila Belmiro.
Grêmio empata com Santos após sofrer gol nos minutos finais na Vila Belmiro