Esquema é definido, e cerca de 450 policiais farão segurança no Gre-Nal

Aeronave vai acompanhar deslocamentos de torcedores até a Arena. Outros órgãos atuarão no dia do clássico, como a Promotoria do Torcedor, do Ministério Público

Fonte: Globo Esporte

Esquema é definido, e cerca de 450 policiais farão segurança no Gre-Nal
Arena do Grêmio receberá o clássico de número 403, pela 33ª rodada do Brasileirão (Foto: Drone Service Brasil)

O esquema de segurança para o Gre-Nal 403, que será realizado no domingo, foi definido em reunião na tarde desta quarta-feira, em Porto Alegre. Serão cerca de 450 policiais nas ruas, em operação que se inicia às 8h, na Arena, palco da partida pela 33ª rodada do Brasileirão. Além dos efetivos da polícia militar, outros órgãos atuarão no clássico, como Ministério Público, com a Promotoria do Torcedor e Empresa Pública de Transporte e Circulação. Os horários de deslocamento de torcedores, bem como a entrada e saída de gremistas e colorados no estádio, também ficaram definidos.

Foram destinados à torcida do Inter 1,3 mil ingressos, que se esgotaram em 15 minutos logo no primeiro dia de venda. No Beira-Rio, haverá saída de ônibus até a Arena. Os veículos serão escoltados por policiais. Conforme o coronel João Diniz Godoy, comandante de policiamento da capital, a previsão é que os colorados estejam todos dentro do estádio até as 15h. O jogo começa às 17h.

- Essa é nossa expectativa, de que todos estejam na Arena até as 15h. Os portões abrirão às 14h - ressalta. - O deslocamento da torcida do Inter começa às 13h30, com a escolta - completa. os ônibus com torcedores colorados entram no estacionamento do estádio, e somente lá dentro é realizado o desembarque, sem contato com gremistas.

Para os gremistas que utilizarão transporte público, serão disponibilizados dez "ônibus Futebol", com saída a partir das 14h, do Largo Glênio Peres (Mercado Público), no Centro da capital.

Uma aeronave vai reforçar a segurança, com imagens do alto. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, policiais acompanharão torcedores no trajeto de trem, nas estações da Trensurb, a partir da cidade de Canoas. Às 14h30, a polícia também atuará no deslocamento dos ônibus das delegações de Grêmio e Inter, em Porto Alegre.

Ao fim da partida, os torcedores do Grêmio sairão antes dos colorados da Arena.

- Entre 20h e 20h30, deverá ocorrer a saída da torcida do Inter com o retorno ao Beira-Rio - avisa o coronel.

Segundo o Ministério Público, 40 torcedores estão impedidos de ir a jogos de Grêmio e Inter, sendo que quatro deles têm tornozeleira eletrônica. Haverá, também o controle desse grupo no domingo. A reunião com representantes das duas torcidas, que sempre ocorre antes dos clássicos, para definir regras, está marcada para a tarde de quinta-feira.

A EPTC, por sua vez, mobilizará 50 agentes para a orientação do trânsito e do transporte nas imediações na Arena. As alças de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) ficarão bloqueadas ao tráfego de veículos por medida de segurança, adotada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, a partir das 12h.