Histórico recomenda: Felipão tem 100% com dois volantes na Arena

Formação foi adotada apenas cinco vezes por Scolari em 18 jogos no Brasileirão


Fonte: Globo Esporte

Histórico recomenda: Felipão tem 100% com dois volantes na Arena
Felipão pode escalar Grêmio com dois volantes contra o Vitória (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Foi com três volantes para resguardar a dupla de zaga que Luiz Felipe Scolari encontrou a estabilidade para o Grêmio no Brasileirão. O esquema é o preferido de Felipão com folgas. Foi adotado em 13 das 18 partidas na competição. Ainda assim, é com uma formação distinta que o comandante começa a definir a equipe que encara o Vitória, às 19h30 deste sábado, na Arena, pela 32ª rodada do campeonato. E o histórico surge para dar respaldo à decisão do treinador.

No treino desta terça-feira, Scolari ensaiou os titulares com dois volantes e dois meias na área central do campo - diante da ausência de Riveros, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Fernandinho ganhou a vaga mais adiantado. O esquema, pouco adotado no nacional, rende bons frutos. Em especial dentro de casa: foram três vitórias em três jogos - Corinthians (2 a 1), Bahia (1 a 0) e Sport (2 a 0).

A formação foi utilizada ainda outras duas vezes, nas derrotas para Inter (2 a 0) e Palmeiras (2 a 1), longe da Arena. Nos cinco jogos, o Tricolor soma 60% de aproveitamento com esquema no Brasileirão. Mesmo com a preferência de Felipão, os três volantes têm rendimento inferior, apesar da amostragem maior, de 13 partidas. O Tricolor tem seis vitórias, cinco empates e duas derrotas, com 58% dos pontos conquistados.



A escalação mais ofensiva, com dois meias, rendeu frutos recentes. Diante do Sport, na 27ª rodada, Alan Ruiz, posicionado mais à frente, marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0. Contra o Coritiba, no último sábado, Scolari escalou o Tricolor com três volantes. A equipe saiu atrás no placar ainda no primeiro tempo e obrigou o treinador a promover mudanças para a etapa final. O argentino entrou no intervalo e auxiliou o Grêmio a buscar o empate.

Ainda assim, Felipão evitou cravar a formação como definitiva e atribuiu a alteração ao posicionamento mais recuado dos adversários.

- Está na hora de repensar se o Corinthians, se o Figueirense, se o Inter vão nos enfrentar como o Coritiba entrou no segundo tempo. Mas eles não jogam assim - avaliou Scolari.

Em contrapartida, o esquema com apenas dois volantes desestrutura o sistema defensivo gremista. Ao menos no que indicam os números: a equipe sofreu cinco gols nos cinco jogos - média de um por partida. Com três volantes na contenção, foram apenas três em 13 confrontos - média de 0,2.

Fellipe Bastos retorna, ao lado de Ramiro (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

Além de Riveros, Zé Roberto e Alan Ruiz receberam o terceiro amarelo contra o Coritiba e desfalcam o Grêmio diante do Vitória. Sendo assim, o time que deve entrar em campo tem Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Geromel, Bressan e Pará; Fellipe Bastos, Ramiro, Fernandinho, Luan e Dudu; Barcos.

As duas equipes entram em campo às 19h30 do sábado, pela 32ª rodada do Brasileirão. Sétimo colocado, com 51 pontos, o Tricolor busca reduzir a distância de dois pontos para o Inter, último integrante do G-4.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio define futuro de Diego Costa!
- BRAITHWAITE INSATISFEITO! Insatisfação de Braithwaite e provável despedida de Renato no Grêmio e do dinamarquês
- DECISÃO DE LUIS CASTRO PODE AGITAR O GRÊMIO! O futuro de Renato Portaluppi está em jogo com movimentações no mercado!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2024