
Hamburgueria do Grêmio no dia do lançamento (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Inovar, gerar receitas sem custos, criar benefícios aos sócios e expandir a marca. São muitos os motivos que transformaram o desafio do lançamento da Hamburgueria 1903 em exemplo de sucesso para o Grêmio e para as empresas que apostaram na rede de fast food. O case da loja inaugurada há um mês no centro de Porto Alegre virou exemplo para outros licenciamentos envolvendo a marca do clube gaúcho e também para lojas envolvendo outras equipes.
De acordo com o diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho, a próxima novidade será anunciada no início de 2015. No entanto, o tipo de produto a ser explorado é guardado a "700 chaves". A ação estará novamente envolvida no ramo alimentício e em parceria com a SportFood, empresa que administra a Hamburgueria.
- A Hamburgueria é novidade mundial nesse segmento. Sempre entendi que poderíamos criar coisas novas sem envolver o segmento do futebol. Começamos a fazer muitas coisas diferentes. É uma forma nova de se poder fazer negócio com a marca do Grêmio - explica Carvalho em entrevista ao GloboEsporte.com.
O diretor de marketing também destaca o fato de o Grêmio não ter ingressado com fundos para o investimento. Ou seja, criou a ideia com a empresa Pluri Consultoria e iniciou parceria com a SportFood.
- O Grêmio não colocou nenhum dinheiro, só entrou com marca. O clube ganha royalties (direito autoral) com tudo o que é vendido. O sócio tem desconto na compra e, duas vezes por ano, o lucro será integralmente do clube para ser envolvido em ações. É zero incomodação, a instituição só recebe. Deixará uma renda boa em médio prazo. Não só isso, mas um valor agregado para o sócio - destaca.
Hamburgueria do Grêmio vira case de sucesso (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Projeto em expansão
Até o final do ano, o clube pretende anunciar a instalação de duas até quatro novas lojas. O objetivo é audacioso: lançar 100 hamburguerias em até cinco anos. Os primeiros resultados superaram as expectativas para que o objetivo seja alcançado.
- O projeto é ousado, mas já temos 144 empresário querendo colocar a hamburgueria nas mais variadas regiões, não somente do Rio Grande do Sul, como do Brasil. Serão três tipos de lojas, uma de rua, como a já instalada, de shopping ou os food trucks, lojas móveis que viriam para substituir os antigos trailers - exemplifica.
Diretor comercial da SportFood, Luiz Payoli diz que a ideia da empresa é criar licenciamentos para diversos clubes do Brasil e do mundo. Até então, a companhia já fechou contrato para lançar lojas personalizadas do Palmeiras e há "negociações avançadas" com um clube de Minas Gerais e outro do Rio de Janeiro. Além disso, há conversas com equipes da Argentina, Portugal e Espanha.
Luiz Payoli (E) diz que empresa optou por iniciar com Grêmio pelo engajamento da torcida (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Mas qual o motivo de o primeiro clube escolhido para investir na área ter sido o Grêmio? Segundo Payoli, a SportFood apostou no engajamento da torcida tricolor.

- Existem pesquisas de mercado que apontam a torcida gremista como a mais fanática do Brasil. Nada melhor do que um case desses para iniciar a operação no melhor local - revela. - Nossa preocupação é disseminar o conceito no Brasil e, em cada estado, estar vinculado a uma marca forte.
A Hamburgueria 1903 foi inaugurada em 27 de setembro e, segundo o marketing do Grêmio, alcançou vendas entre 12 e 15 mil sanduíches. Como diferencial, a loja é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.
A alusão à história do clube segue nos nomes dos sanduíches: Banguzinho - apelido dado à equipe reserva de Felipão nos anos 1990 - Mundial, Inacreditável, Monumental, Libertador, Copero, América e Hamburger 1903.
- O lançamento é case para o futebol brasileiro e também internacional. Nós conseguimos trazer uma conotação completa da gastronomia com a história do clube. O Grêmio foi o primeiro clube a nos abraçar. Foi um bom casamento - finaliza Payoli.
Lanches da Hamburgueria 1903 são personalizados (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
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Inovar, gerar receitas sem custos, criar benefícios aos sócios e expandir a marca. São muitos os motivos que transformaram o desafio do lançamento da Hamburgueria 1903 em exemplo de sucesso para o Grêmio e para as empresas que apostaram na rede de fast food. O case da loja inaugurada há um mês no centro de Porto Alegre virou exemplo para outros licenciamentos envolvendo a marca do clube gaúcho e também para lojas envolvendo outras equipes.
De acordo com o diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho, a próxima novidade será anunciada no início de 2015. No entanto, o tipo de produto a ser explorado é guardado a "700 chaves". A ação estará novamente envolvida no ramo alimentício e em parceria com a SportFood, empresa que administra a Hamburgueria.
- A Hamburgueria é novidade mundial nesse segmento. Sempre entendi que poderíamos criar coisas novas sem envolver o segmento do futebol. Começamos a fazer muitas coisas diferentes. É uma forma nova de se poder fazer negócio com a marca do Grêmio - explica Carvalho em entrevista ao GloboEsporte.com.
O diretor de marketing também destaca o fato de o Grêmio não ter ingressado com fundos para o investimento. Ou seja, criou a ideia com a empresa Pluri Consultoria e iniciou parceria com a SportFood.
- O Grêmio não colocou nenhum dinheiro, só entrou com marca. O clube ganha royalties (direito autoral) com tudo o que é vendido. O sócio tem desconto na compra e, duas vezes por ano, o lucro será integralmente do clube para ser envolvido em ações. É zero incomodação, a instituição só recebe. Deixará uma renda boa em médio prazo. Não só isso, mas um valor agregado para o sócio - destaca.

Projeto em expansão
Até o final do ano, o clube pretende anunciar a instalação de duas até quatro novas lojas. O objetivo é audacioso: lançar 100 hamburguerias em até cinco anos. Os primeiros resultados superaram as expectativas para que o objetivo seja alcançado.
- O projeto é ousado, mas já temos 144 empresário querendo colocar a hamburgueria nas mais variadas regiões, não somente do Rio Grande do Sul, como do Brasil. Serão três tipos de lojas, uma de rua, como a já instalada, de shopping ou os food trucks, lojas móveis que viriam para substituir os antigos trailers - exemplifica.
Diretor comercial da SportFood, Luiz Payoli diz que a ideia da empresa é criar licenciamentos para diversos clubes do Brasil e do mundo. Até então, a companhia já fechou contrato para lançar lojas personalizadas do Palmeiras e há "negociações avançadas" com um clube de Minas Gerais e outro do Rio de Janeiro. Além disso, há conversas com equipes da Argentina, Portugal e Espanha.

Mas qual o motivo de o primeiro clube escolhido para investir na área ter sido o Grêmio? Segundo Payoli, a SportFood apostou no engajamento da torcida tricolor.

- Existem pesquisas de mercado que apontam a torcida gremista como a mais fanática do Brasil. Nada melhor do que um case desses para iniciar a operação no melhor local - revela. - Nossa preocupação é disseminar o conceito no Brasil e, em cada estado, estar vinculado a uma marca forte.
A Hamburgueria 1903 foi inaugurada em 27 de setembro e, segundo o marketing do Grêmio, alcançou vendas entre 12 e 15 mil sanduíches. Como diferencial, a loja é personalizada com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, além das camisetas do Grêmio. Como não poderia ser diferente, o ambiente é decorado em azul, preto e branco.
A alusão à história do clube segue nos nomes dos sanduíches: Banguzinho - apelido dado à equipe reserva de Felipão nos anos 1990 - Mundial, Inacreditável, Monumental, Libertador, Copero, América e Hamburger 1903.
- O lançamento é case para o futebol brasileiro e também internacional. Nós conseguimos trazer uma conotação completa da gastronomia com a história do clube. O Grêmio foi o primeiro clube a nos abraçar. Foi um bom casamento - finaliza Payoli.

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