Fifa homenageia "herói" Everaldo nos 40 anos da morte do ídolo do Grêmio

Site da entidade máxima do futebol publicou texto sobre ex-jogador nesta segunda


Fonte: Globo Esporte

Fifa homenageia herói Everaldo nos 40 anos da morte do ídolo do Grêmio
Everaldo foi homenageado pelo site
da Fifa (Foto: Reprodução/Site da Fifa



Há exatos 40 anos, o Grêmio e o Brasil perdiam Everaldo Marques da Silva. E a entidade máxima do futebol tratou de prestar uma homenagem ao jogador que virou estrela na bandeira tricolor e foi um dos titulares da seleção brasileira na conquista do tricampeonato mundial em 1970. Em um texto publicado no site da Fifa, o órgão classificou o ex-jogador com "um dos heróis do título" conquistado no México.

Ídolo tricolor, Everaldo, que era negro, superou preconceito e adversários. Na noite de 27 de outubro de 1974, com apenas 30 anos, não resistiu à colisão de seu carro contra um caminhão carregado de arroz, na BR-290. Estavam no veículo e também.

Uma das homenagens do Grêmio ao atleta que marcou sua história foi a estrela dourada sobre o distintivo do clube. Muitos pensam que a estrela representa a conquista mundial em 1983, quando o Tricolor derrotou o Hamburgo na final, em Tóquio. É o que lembra a Fifa.

- O homenageado, na verdade, é Everaldo, o lateral-esquerdo do Grêmio que ajudou o Brasil a ser primeiro no Grupo 3 da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA de 1970, no México, e depois foi titular nas vitórias sobre o Uruguai nas semifinais (3 a 1) e a Itália na decisão (4 a 1). Com isso, ele se tornou o primeiro jogador do Tricolor gaúcho a erguer o troféu mais cobiçado do futebol - destaca o texto.

Quando voltou do México após conquistar o tri mundial com a Seleção, Everaldo desfilou em carro de bombeiros com uma jaqueta cheia de franjas em Porto Alegre. Foi aplaudido por uma multidão composta por gremistas e também por colorados.
O Pórtico dos Campeões, na entrada do Estádio Olímpico, também é uma das homenagens a Everaldo, criada pelo Grêmio após o título da Copa do Mundo no México.

- Outro presente que Everaldo receberia por ganhar a Copa do Mundo seria um vistoso Dodge Dart. Quatro anos depois, porém, há exatos 40 anos nesta segunda-feira, 27 de outubro de 2014, ele sofreria um acidente mortal enquanto dirigia o veículo na estrada que ligava Porto Alegre a Cachoeira do Sul - acrescenta o texto da Fifa, que finaliza:

- Em um clube também apelidado de "Imortal", a estrela dourada garante que a história de Everaldo Marques da Silva se mantenha viva para sempre.

Na noite de 27 de outubro de 1974, Everaldo morreu junto com mais dois familiares, sua esposa e uma filha. O carro dele bateu em um caminhão carregado de arroz na saída de um posto de combustíveis na BR-290, em Arroio dos Ratos, quando voltava de Cachoeira do Sul. Naquela cidade, havia disputado uma partida amistosa com veteranos do Grêmio contra uma equipe amadora local.


VEJA TAMBÉM
- Lesão detectada e reforços apresentados: atualizações do Grêmio no futebol.
- Fluminense demonstra interesse em destaque do Grêmio para temporada de 2025
- Gurias gremistas se preparam para clássico decisivo no Gauchão Feminino






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/10/2024