Primeiro turno da eleição do Grêmio ocorre hoje

Cinco chapas tentam ultrapassar cláusula de barreira para disputar preferência dos sócios

Fonte: Correio do Povo

Primeiro turno da eleição do Grêmio ocorre hoje
Hoje inicia a disputa para eleger sucessor de Fábio Koff
Crédito: Montagem sobre fotos de Antônio Sobral, Lucas Uebel, Fabiano do Amaral e Arte de Pedro Dreher

Por William Lampert

Domingo foi a vez de o brasileiro exercer o poder de voto para eleger os seus governantes. Na noite desta terça-feira, o Conselho Deliberativo do Grêmio escolhe, em primeiro turno, entre os cinco candidatos o sucessor de Duda Kroeff, Paulo Odone e Fábio Koff. Das cinco chapas, disputarão a preferência do associado no dia 18 de outubro somente aquelas que ultrapassarem a cláusula de barreira de 20%.

A expectativa é que sejam necessários ao menos 62 votos para avançar ao segundo turno. “Com a presença dos suplentes, esperamos cerca de 310 votantes”, salienta o presidente do CD, Milton Camargo. O Conselho gremista é composto de 300 integrantes, além de 16 que compõem o Conselho Consultivo.

Caso um conselheiro não se faça presente, pode ser substituído por algum dos cerca de 40 suplentes que estejam na seção. Por isso é esperada quase uma votação completa neste pleito. De todos os “eleitores”, cinco estão impedidos de votar, sendo quatro titulares e um suplente, por não estarem com a situação regularizada no quadro social até 5 de setembro.

A reunião deve durar pouco mais de 2 horas A primeira chamada está marcada para as 19h30min e a segunda para as 20h. Provavelmente, a eleição seguirá em segundo turno com a presença de dois candidatos. A chapa de Romildo Bolzan Júnior, representante da situação, espera conseguir mais de 130 votos, enquanto a principal candidatura oposicionista, de Homero Bellini Júnior, espera alcançar mais de 110 votos entre os conselheiros. As outras três, de Jorge Bastos, Pierre Gonçalves e Nilton Cabistani dificilmente chegarão perto dos 60 votos necessários para ultrapassarem a cláusula de barreira de 20%.

Nessa segunda-feira encerrou-se o prazo para o sócio gremista liberar o seu voto para participar da eleição pela Internet. Mais de 5 mil torcedores fizeram a regularização do voto não presencial.

Candidatos

Chapa 1
- Grêmio Novo - Jorge Bastos
Chapa 2 - Projeto Grêmio - Pierre Gonçalves
Chapa 3 - Somos Grêmio - Nilton Cabistani
Chapa 4 - Nossa Casa, Novas Conquistas, Nosso Futuro - Romildo Bolzan Jr.
Chapa 5 - Grêmio Por Todos - Homero Bellini Jr.