Grêmio encara decisão para evitar férias forçadas e não depender de Gre-Nal

Tricolor pode ficar 24 dias sem jogos caso não avance às quartas do Gauchão, entre Gre-Nal e jogo com Monagas. Clube pega o Juventude a partir das 17h no Jaconi


Fonte: Globo Esporte

Grêmio encara decisão para evitar férias forçadas e não depender de Gre-Nal
Grêmio usará força máxima no estadual para evitar "férias forçadas" na temporada (Foto: Lucas Uebel/Divulgação)
pós a estreia com empate fora de casa na Libertadores, o Grêmio conduz seu dia a dia com foco total para encarar os compromissos restantes na primeira fase do Campeonato Gaúcho como "decisões". Na zona da degola do estadual, com sete pontos, mas um jogo a menos, o Tricolor mira subir na tabela para garantir uma vaga no G-8, sem depender do clássico Gre-Nal. E com mais objetivos em vista do que a tentativa de manter vivo o sonho de conquistar o Gauchão depois de oito temporadas. E o jogo decisivo diante do Juventude, às 17h, no Jaconi, ainda será sem Luan, vetado pelo departamento médico.



Ao elenco de Renato Portaluppi, avançar às quartas de final significa rechear o calendário de jogos e evitar um período de "férias forçadas" na temporada. No caso de uma eventual eliminação precoce no estadual, os gremistas ficarão 24 dias sem atuar entre o clássico Gre-Nal, em 11 de março, no Beira-Rio, e a 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores, em 4 de abril, contra o Monagas, da Venezuela.

Às vésperas do confronto direto com o Juventude – último integrante da zona de classificação, com nove pontos – o pensamento de ficar fora das quartas de final sequer passa pela mente do treinador. Em sua entrevista coletiva após o treino da sexta-feira, o técnico foi questionado sobre a longa pausa de mais de um mês nos dois primeiros confrontos da Libertadores. E deu uma resposta taxativa: o período de pouco serve para preparar o time, que se verá em meio aos confrontos decisivos pelo estadual.

– Fica difícil, não adianta parar numa competição, se tem outra competição. E nessa competição não estamos classificados ainda. A gente precisa buscar alguns pontos. Então, a cada rodada para gente se torna um jogo decisivo. É mais um jogo decisivo que vamos ter no próximo domingo contra o Juventude. Por um lado é bom, que vamos acertando a equipe, mas tempo para trabalhar a gente não vai ter – afirma Renato.

A matemática ideal da diretoria gremista, aliás, prevê somar duas vitórias contra Juventude e São Paulo-RS para encaminhar a classificação com 13 pontos somados. Assim, a equipe entraria no clássico Gre-Nal com menos pressão ou até sem depender de um resultado positivo para avançar às quartas.

– Encaramos o jogo contra o Juventude como uma decisão, para depois pegar o São Paulo-RS em outra decisão. Aí, talvez o Grêmio, com 13 pontos, já esteja classificado, sem depender do Gre-Nal – projeta o diretor de futebol Alberto Guerra ao GloboEsporte.com.

Mesmo com promessa de força máxima, o Tricolor depara com baixas e indefinições em seu elenco para a partida. Arthur segue fora de combate, ainda sem se sentir confiante após se recuperar de um entorse no tornozelo esquerdo. Luan é outro que acabou vetado pelo departamento médico.

O Grêmio se encontra em situação delicada na tabela muito em função do começo de temporada com o time de transição na ativa e o grupo principal em férias, após disputar o Mundial em dezembro. Os garotos atuaram nas quatro primeiras rodadas, com apenas um ponto somado. O elenco de Renato, por sua vez, soma duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos.

– Sabemos da responsabilidade, tivemos um prejuízo, com mérito no que fizeram ano passado. Vamos conseguir a classificação, não podemos ficar e não vamos ficar. Estamos confiantes que vamos conseguir o objetivo, ficar entre os oito, para buscar mais um título na temporada – projeta Alisson.

>> GRÊMIO X JUVENTUDE - 10ª RODADA DO GAUCHÃO
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data e horário: domingo (4), às 17h (de Brasília)
Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Madson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro, Thonny Anderson (Lima ou Jael) e Éverton; Cícero.
Provável Juventude: Matheus; Vidal, Micael, Fred e Mateus Santana; Amaral, Bruninho, Bruno Ribeiro (Sananduva), Felipe Mateus e Jô; Ricardo Jesus.
Trio de arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Alduino Mocelin e Maurício Silva Penna.
Transmissão: A RBS TV transmite o jogo ao vivo (com Luciano Périco, Maurício Saraiva e Márcio Chagas). PFC também.

VEJA TAMBÉM
- SEM FORÇA TOTAL? Grêmio encara Santos com desfalques importantes
- DESFALQUE GRAVE? Willian ficará longe do Grêmio por semanas importantes
- Drama no Tricolor! Grêmio sofre novo baque com problema de saúde raro em jogador importante






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

30/9/2025




















29/9/2025