Fifa decide banir os intermediários em direitos econômicos de jogadores

Entidade quer acabar com a prática dos 'jogadores fatiados'; medida será gradual


Fonte: LanceNet!

Fifa decide banir os intermediários em direitos econômicos de jogadores
O empresário Jorge Mendes é acusado de usar empresas em paraísos fiscais para negociar jogadores como Di María (Foto: Ian MacNicol/AFP)

Como era previsto, a Fifa decidiu que vai acabar com a participação de investidores em jogadores de futebol. A entidade teve uma reunião do comitê executivo nesta sexta-feira, e anunciou que vai terminar com a prática durante um período de transição. Desta forma, os clubes seriam os donos dos atletas, acabando com a prática dos "atletas fatiados", ou "terceira parte", como é chamado no exterior.

- Tomamos uma decisão firme de que o TPO (participação de uma terceira parte) será banido. Mas isso não pode acontecer imediatamente, vamos passar por um período de transição - disse Joseph Blatter, presidente da Fifa.

A TPO é quando o jogador não pertence totalmente a um clube. Mas quando o próprio jogador, ou alguma empresa, também tem participação nos direitos. Esta é uma prática muito comum no Brasil e na Argentina, e até em países europeus, como Portugal e Espanha.

A Fifa já tinha criado uma comissão para debater o assunto. Entre as propostas que surgiram estavam a de limite de número de atletas por empresa investidora, e limite de percentual do investidor nos direitos de cada jogador. Mas a entidade resolveu ser radical e definitiva.

VEJA TAMBÉM
- MUDANÇA NO FUTEBOL? Modelo de gestão do Tricolor Gaúcho entra no radar para 2026
- MARATONA DE JOGOS? Grêmio se prepara para jogos difíceis
- Quanto o Grêmio ganharia ao se desfazer de jogadores caros e ineficientes? + Willian é o melhor 10 do Sul do país com 37 anos






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/9/2025

10/9/2025