Diferentes? Renato e Zidane brilham no comando com vestiário na mão

Técnicos sustentam personalidades diferentes, mas mostram obsessão por ter os jogadores na mão e defendê-los "até a morte" como disse o francês antes da final do Mundial


Fonte: globoesporte

Diferentes? Renato e Zidane brilham no comando com vestiário na mão
Se o encontro entre Cristiano Ronaldo e Renato Gaúcho, pelas declarações, movimentou o clima da final entre Grêmio e Real Madrid, neste sábado, há outro embate, mas no banco de reservas. O técnico do Tricolor e Zinedine Zidane são personalidades opostas, mas com um estilo de comandar o vestiário que aproxima os dois ícones do futebol.

Zidane entra em qualquer sala e tem uma espécie de silêncio contemplativo. Aos espanhóis, ver o francês de perto é uma cena comum. Mas a simples presença do meia em qualquer lugar já tem um peso de solenidade. Não precisa de apresentações, o seu nome já informa uma lista de títulos de peso. Foi assim ao entrar na sala de coletiva do estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi.

- Admiro muito ele dentro de campo como jogador e também fora como treinador. O estilo é bem diferente do meu, ele é mais tranquilo. Gostaria de ter essa tranquilidade. Bati muitas palmas para ele, tirou título mundial nosso. Está de parabéns pelo trabalho. Mas também com esse grupo todo que ele tem nas mãos, não precisa gesticular muito (risos) - falou Renato em sua entrevista coletiva oficial, horas antes de Zidane estar no mesmo local.

Ambos carregam personalidades distintas. Renato sempre manteve um perfil mais provocativo. Tira onda, afeito a frases fortes como nesta sexta-feira, ao manter a posição de se considerar melhor do que o português Cristiano Ronaldo, cinco vezes melhor do mundo e uma máquina de quebrar recordes pelo Real. Quando jogador, já fez vídeo com declaração no Dia dos Namorados enviando rosas para diversas mulheres. O personagem sempre esteve lá, mesmo após a mudança de função, apesar do claro amadurecimento na atual passagem de um ano e três meses no Grêmio. Jamais deixou de se posicionar.

Zidane não é muito de entrevistas. Se manteve sempre fora dos holofotes. Em campo, sempre foi o regente de um time de estrelas, especialmente em Madrid, com um futebol fino e elegante. Talvez seu arroubo tenha sido a cabeçada em Materazzi na final da Copa do Mundo.


Renato conversa com Maicon

Mas no vestiário, há muitas semelhanças. Os dois mantêm os jogadores próximos. Há quase uma obsessão por controlar o clima dos atletas e proteger o grupo. Questionado sobre o momento de Benzema em sua entrevista coletiva, o francês deu uma declaração que poderia muito bem sair da boca de Renato:

- Eu defendo Karim até a morte.

Renato protege seu elenco mais do que a ele mesmo. Quando necessário, coloca o foco sobre ele para centralizar todo o assunto e até ser alvo de críticas. Vira um escudo e deixa os jogadores tranquilos. Já disse que "se não tiver o grupo na mão, sai do Grêmio". A gestão de vestiário aproxima ambos. Viu Zidane fazer o mesmo ao responder a questão sobre quem foi melhor, o treinador gremista ou o português.

- Zidane não é um treinador que fica em cima dos jogadores. Eles ficam mais livres. Zidane trata os jogadores como ele gostaria que o tratassem como atleta. Ele é mais um entre os jogadores - disse o jornalista espanhol Miguel Ángel Toribio, da Rádio Marca, que perguntou a Renato sobre a comparação com CR7.

Ambos estarão frente a frente neste sábado. Provavelmente trocarão um cumprimento cordial antes de a bola rolar. Os próximos 90 minutos serão de briga por um título que ambos já ostentam como jogador. Como treinador, Zidane já ostenta o Mundial. Resta saber o que está destinado a Renato Portaluppi na tarde deste sábado.


Zidane dá liberdade aos jogadores no vestiário

> REAL MADRID X GRÊMIO - FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES
Local: Zayed Sports City, em Abu Dhabi.
Data e horário: sábado (16/12), às 15h (de Brasília).
Escalação provável do Real Madrid: Keylor Navas, Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Modric, Kroos e Isco; Cristiano Ronaldo e Benzema.
Escalação provável do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Jailson, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios (Jael).
Arbitragem: Cesar Ramos, auxiliado por Marvin Torrentera e Miguel Hernández, todos do México. Árbitro de vídeo: Mark Geiger, dos Estados Unidos.
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Arnaldo Cezar Coelho, Walter Casagrande e Maurício Saraiva) e SporTV (com Luiz Carlos, Lédio Carmona e Edinho). O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real.


VEJA TAMBÉM
- VOLPI FORA? Tricolor encara rodadas sem titular
- ARENA ANTECIPADA? Grêmio assume controle antes do previsto
- Estão quebrando os craques do Grêmio: com Willian, já são três fora da temporada por agressão + Amuzu renasce






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/9/2025