Uso de sinalizadores em estádios, que afetou torcedor gremista, é proibido por Estatuto
No dia 22 de novembro, Fernando Elias Giugiolene Grechi passou mau em meio à partida do tricolor contra o Lánus. Desde então está internado em estado grave no Hospital Conceição
O uso de sinalizadores em estádios, apontado como uma das causas para um torcedor do Grêmio estar em coma induzido em um hospital de Porto Alegre, é proibido pelo Estatuto do Torcedor. Há dois artigos da legislação que negam o acesso do material nesses espaços.
No dia 22 de novembro, o gremista Fernando Elias Giugiolene Grechi, de 33 anos, passou mal durante partida entre Grêmio e Lánus, na Arena, pela Libertadores. Ele está internado em estado grave, mas apresentou uma leve melhora nesta quarta-feira (13), segundo os médicos.
De acordo com o promotor de Justiça Márcio Bressani, da Promotoria do Torcedor do Ministério Público do Estado (MP-RS), os sinalizadores podem ser considerados materiais que trazem riscos, como aponta o artigo 13-A do Estatuto.
— O Estatuto do Torcedor tipifica como crime a utilização de materiais que possam gerar atos de violência, incitar violência ou praticar danos em terceiros — explicou.
Também há citação no Artigo 41-B, que prevê punição para quem "promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos". A pena estipulada para esse crime é de um a dois anos de prisão, além de multa.
Conforme o advogado Décio Neuhaus, integrante do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube pode ser punido - com multa e até interdição do estádio - por permitir o acesso do material.
— O problema dos sinalizadores é que eles são de fácil acesso. O pessoal chega a dizer que eles (torcedores) entram com o sinalizador dentro dos tênis — salienta Neuhaus.
Para o cálculo da multa, explica o advogado, é considerado - entre outros itens - o tempo que o sinalizador provocou de interrupção em uma partida. A punições aos clubes, complementa o promotor, pode ocorrer por meio da Justiça Desportiva ou em ação administrativa pelo não cumprimento de alguma questão, como os requisitos do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI).
— O estatuto prevê que o responsável pela segurança dos eventos é o clube mandante. Ou seja, é ele que precisa adotar as iniciativas de precaução para impedir que a segurança dos torcedores seja prejudicada em qualquer uma dessas situações.
Em eventos amadores, sinalizadores são contravenção penal
Caso o uso de sinalizadores seja registrado em estádios durante eventos que não sejam do esporte profissional, como shows e fan fests, essa ação pode ser caracterizada, em tese, como "contravenção penal da conduta inconveniente", segundo o promotor.
Nesses eventos, o responsável pela fiscalização e segurança é quem promove o espetáculo.
Mulher da vítima já procurou direção do Grêmio
A mulher do torcedor, Lidiele Grechi, 28 anos, afirma já ter entrado em contato com o Grêmio para pedir ajuda na recuperação do marido.
– Ele vai precisar de acompanhamento de fonoaudiólogo e fisioterapeuta – diz Lidiele.
Segundo ela, o time contestou se o fato teria ocorrido dentro da Arena e, por isso, ela pediu o boletim de atendimento da equipe da Unimed, que prestou o primeiro atendimento. Por meio do supervisor do Departamento do Torcedor, Thiago Floriano, o clube informa que trabalha, junto à Arena Porto-Alegrense, gestora do estádio, para identificar os responsáveis pelo uso de sinalizadores durante a final da Libertadores com o Lanús.
– Além de punições coletivas para a torcida organizada, também se busca a individualização. Estamos fazendo esse esforço justamente para identificar os responsáveis e para que não aconteça nos próximos jogos – explicou Floriano, acrescentando que o Grêmio se coloca à disposição da família de Fernando para os auxílios necessários.
A fiscalização dos torcedores antes da entrada dos jogos é responsabilidade da Arena Porto-Alegrense. Em nota, a Arena afirma que "não permite nem o ingresso nem o uso de sinalizadores em suas dependências". "Além de informar amplamente o torcedor de tal proibição, (a Arena Porto-Alegrense) inibe a transgressão por meio de constante vigilância, que passa por revistas e monitoramento constante por câmeras de vídeo e seguranças. Ressalta que inúmeras apreensões são realizadas em todos os jogos e que os portadores dos objetos conhecem a proibição. A Arena do Grêmio reforça seu compromisso com a segurança dos frequentadores e afirma que colabora com as autoridades para a identificação dos infratores", conclui o texto.
VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA PARA TODO BRASIL WHATZSAP 11 958694345
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
Comentários
Comentários (1)
VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Prisão de jogador ex-Grêmio, Corinthians e Vasco gera situação de foragido.
Campeão pelo Grêmio e Corinthians, Douglas dos Santos tem prisão decretada por dívida de pensão
Chapas questionam eleição do Conselho Deliberativo no Grêmio
Mosqueteiras se preparam para próxima rodada do Gauchão Feminino.
VOLPI FORA? Tricolor encara rodadas sem titular
ARENA ANTECIPADA? Grêmio assume controle antes do previsto
Onde assistir Grêmio x Santos pelo Brasileirão nesta quarta-feira?
Empresário desvincula-se do processo eleitoral e reduz investimentos no Grêmio.
Marcelo Marques entrega gestão da Arena antecipadamente para o Grêmio
Willian com fratura no pé, provável ausência no Grêmio em 2025.
Bastidores Da Saída de Marcelo Marques do Grêmio: Detalhes Revelados.
Grêmio inicia preparação intensiva para confrontos em São Paulo
Grêmio planeja retorno de Carlos Vinicius e Cuéllar para próxima temporada.
Willian fratura metatarso e desfalca Grêmio por longo período: impacto no time.
Grêmio se esforça para ter Carlos Vinícius no jogo contra o Bragantino
Belga se Destaca e Grêmio Volta a Mandar em Casa no Brasileirão.
William sofre fratura e é baixa no Grêmio; confira informações importantes
Estão quebrando os craques do Grêmio: com Willian, já são três fora da temporada por agressão + Amuzu renasce
Vitória com muitos erros dá nova vida ao Grêmio em Porto Alegre
Bom retrospecto do Grêmio contra adversários de outubro no 1º turno.